A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artigo De Opinião.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artigo De Opinião."— Transcrição da apresentação:

1 Artigo De Opinião

2 O Que é o Artigo De Opinião?

3 O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final. Contudo, em vestibulares, a assinatura é desnecessária, uma vez que pode identificar a autoria e desclassificar o candidato. É muito comum artigos de opinião em jornais e revistas. Portanto, se você quiser aprofundar mais seus conhecimentos a respeito desse tipo de produção textual, é só procurá-lo nestes tipos de canais informativos. A leitura é breve e simples, pois são textos pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo tipo de leitor.

4 Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas. Como dito anteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor. Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às ideias. Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.

5 Artigo No Jornalismo

6 Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas. Em jornais impressos, é normal que os editores convidem personalidades da sociedade (especialistas, intelectuais, autoridades) para escrever artigos sobre temas específicos do noticiário, sem remuneração. Entre leigos, é comum confundir artigo com matéria e tratar ambos os termos como sinônimos, o que é um erro. Tampouco é sinônimo de coluna, que se caracteriza por ser um espaço permanente reservado para textos do mesmo autor. Articulistas, em geral, não são jornalistas. Os artigos contêm comentários, análises, críticas, contrapontos, e às vezes ironia e humor. Há artigos tanto na mídia impressa (jornais, revistas) quanto em rádio e televisão (nesse caso, são lidos no ar pelo articulista). Muitas vezes, os artigos não refletem necessariamente a opinião do jornal (contrariamente aos editoriais, que são a posição oficial do veículo), e as empresas costumam não assumir responsabilidade por eles. Qualquer pessoa pode ser articulista, independentemente da formação profissional. No Brasil, isso era válido mesmo durante a exigência legal da formação específica em Jornalismo para o exercício da profissão, que vigorou entre 1967 e 2009.

7 Principais Características do Artigo de Opinião

8 As características do artigo de opinião são as seguintes:
* As características do artigo de opinião são as seguintes: * Título do texto, geralmente polêmico ou provocador; * Exposição de uma ideia ou ponto de vista sobre determinado assunto; Apresenta-se em três partes: exposição, interpretação e opinião. Possui um parágrafo introdutório, no qual os elementos principais da ideia são apresentados; o desenvolvimento, no qual são expostos os argumentos em defesa de um ponto de vista a ser defendido; e a conclusão, onde ocorre o fechamento das ideias discutidas ao longo do texto; * Predominância dos verbos no tempo presente; * Utilização de linguagem objetiva (3ª pessoa) ou subjetiva (1ª pessoa); * Deve obedecer à linguagem padrão, devendo-se evitar as marcas utilizadas na oralidade.

9 Além das principais características de um artigo de opinião, existem também os procedimentos argumentativos dos quais o autor pode utilizar-se para alcançar o objetivo de convencer o leitor. Conheça alguns destes procedimentos: * Estabelecer uma relação de causa e consequência; * Comparar épocas e lugares; * Construção antecipada de contra-argumentos, ao antecipar uma possível crítica dos leitores (lembre-se que, também por este motivo, é muito importante que, ao escrever, o autor saiba a qual público o texto se destina); * Estabelecer a interlocução com o leitor; * Produzir afirmações de efeito.

10 Como Escrever Artigos De Opinião

11 Estrutura Básica Do Artigo de Opinião

12

13

14

15

16 10 Dicas Para Redigir Excelentes Artigos

17

18

19 Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior Axixá do Tocantins Disciplina: Língua Portuguesa Alunos: Rui Guilherme, Mateus Silva, Elbe Alves, Elton Moreira, Eudilane Ramos, Raeliton.


Carregar ppt "Artigo De Opinião."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google