Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSandra Aldeia Gil Alterado mais de 7 anos atrás
1
RECUPERAÇÃO ANUAL DISCUSSÕES CENTRAIS DO BIMESTRE: O CONCEITO DE MERCADORIA A TERRA COMO UMA MERCADORIA PARTICULAR 4º BIMESTRE
2
RECUPERAÇÃO ANUAL DISCUSSÕES CENTRAIS DO BIMESTRE: O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO SOLO URBANO SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL 4º BIMESTRE
3
MERCADORIA Bem produzido para (com a intenção de) ser vendido. Possui ao mesmo tempo: VALOR DE USO (Utilidade) VALOR DE TROCA (Preço) VALOR DE USO do terno? VALOR DE TROCA do terno?
4
MERCADORIA Precisa ser disponibilizado no mercado ← VITRINES → Qualquer local onde se realizam TROCAS DE MERCADORIAS
5
MERCADORIAS PRODUZIDAS Resultado no trabalho social. Transformação de matéria prima em produto final.
6
Compare com as fotos do slide anterior? O que existe de específico ou diferente nessas fotos em relação às anteriores?
7
TERRA, ÁGUA, AR Bens naturais: criados pela dinâmica específica da Natureza Não são e não podem ser produzidos ou reproduzidos pelo trabalho social Não tem intenção Não tem finalidade Não podem ser produzidos com a intenção de serem trocados. Não podem ser MERCADORIAS? Mercadorias Produzidas com a intenção de serem trocadas. Valor de Uso e Valor de Troca Disponibilizadas em um mercado.
8
TERRA, ÁGUA, AR Valor de uso? Valor de troca? Disponibilizadas em um mercado? TRANSFORMADAS EM MERCADORIA Como se dá o processo de transformação desses elementos naturais em mercadorias diferenciais? TERRA: PROPRIEDADE PRIVADA Bem que possui um dono. Este dono detém direitos exclusivos de usufruto do bem chamado terra. Pode vender Colocar preço / Disponibilizar no mercado COMO?
9
PREÇO DA TERRA NA CIDADE MONOPÓLIO DA TERRA ESTATUTO JURÍDICO DA PROPRIEDADE LOCALIZAÇÃO OFERTA E PROCURA Mais importante Estes fatores ajudam a determinar um preço para o terreno, bem como a encarecer os preços. Processo de valorização do solo urbano
10
PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO SOLO: CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS E ESPACIAIS Espaço Urbano: Processo de valorização desigual Áreas mais caras Áreas mais baratas Espaço Urbano: Processo de valorização desigual Áreas mais caras Áreas mais baratas População urbana: Acesso desigual a riqueza População urbana: Acesso desigual a riqueza SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL
11
Separação das classes sociais no espaço da cidade Distância ou proximidade física Centro e periferia
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.