A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Igor Martins Chiavenato (2007)."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Igor Martins igormartins@yahoo.com.br

2 Chiavenato (2007).

3 PROJETANDO A LOCALIZAÇÃO E A ÁREA DE TRABALHO A localização da empresa refere-se ao local específico escolhido para suas instalações. A escolha de um local para situar as instalações depende de vários fatores, que variam se a empresa é produtora de bens ou prestadora de serviços, se é industrial ou comercial etc.

4 Chiavenato (2007). PROJETANDO A LOCALIZAÇÃO E A ÁREA DE TRABALHO INDUSTRIALCOMERCIAL Proximidade de mão-de-obra Proximidade dos mercados Proximidade de transporte Infra-estrutura energética Incentivos fiscais Custo do terreno Facilidade de localização Adequação do local Infra-estrutura Proximidade dos clientes Facilidade de acesso Facilidade de transporte Facilidade de estacionamento Infra-estrutura para recreação Adequação do local Visibilidade Baixos custos imobiliários Baixos custos condominiais Aparência do local

5 Chiavenato (2007). ARRANJO FÍSICO O projeto da área de trabalho é denominado arranjo físico e é o planejamento do espaço físico a ser ocupado para as operações do negócio. Representa a melhor disposição possível das máquinas e equipamentos. O arranjo físico é retratado por meio do layout.

6 Chiavenato (2007). ARRANJO FÍSICO

7 Chiavenato (2007). ARRANJO FÍSICO

8 Chiavenato (2007). CAPACIDADE INSTALADA E CAPACIDADE DE PRODUÇÃO Representa a capacidade máxima que a empresa pode atingir com a plena utilização de todos os seus recursos, tendo por base as instalações e os equipamentos. Normalmente o uso dos 100% é utópico; estrategicamente propõem-se como meta os 85%. CAPACIDADE INSTALADA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DADOS ESTÁTICOS CAPACIDADE DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES, RH, FINANCEIROS E MATERIAIS ESTÁTICOS E ELÁSTICOS

9 Chiavenato (2007). CAPACIDADE INSTALADA E CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

10 Chiavenato (2007). COMO PLANEJAR E PROGRAMAR A PRODUÇÃO O planejamento determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para alcançá-los da melhor maneira possível.

11 Chiavenato (2007). COMO PLANEJAR E PROGRAMAR A PRODUÇÃO A eficiência refere-se ao modo de fazer as coisas, aos meios utilizados, aos métodos e aos processos aplicados. A eficácia refere-se aos resultados obtidos e aos objetivos alcançados. A eficiência está relacionada aos meios; A eficácia está voltada para os fins.

12 Chiavenato (2007). COMO PLANEJAR E PROGRAMAR A PRODUÇÃO O plano de produção representa aquilo que a empresa pretende produzir em um determinado, geralmente um ano. O plano de produção baseia-se na previsão de vendas, no estoque anterior e na capacidade de produção.

13 Chiavenato (2007). ARMAZENAMENTO E ROTAÇÃO DE ESTOQUES Almoxarifado: recebe e armazena matérias-primas e ferramentas; Depósito: recebe e armazena produtos acabados. O almoxarifado de materiais está na porta de entrada da empresa e o depósito de produtos acabados está na porta de saída.

14 Chiavenato (2007). ARMAZENAMENTO E ROTAÇÃO DE ESTOQUES Tanto o almoxarifado como o depósito representam custos elevados de estocagem. Quando os fornecedores trabalham com qualidade assegurada, o almoxarifado pode ser dispensado. Just-in-time (JIT). O conceito de fábrica enxuta está relacionado com a minimização de estoques.

15 Chiavenato (2007). ARMAZENAMENTO E ROTAÇÃO DE ESTOQUES A rotação de estoque é o fluxo ou o movimento de entradas e saídas de um determinado item no estoque, seja do almoxarifado ou do depósito. Indica o número de vezes que o estoque de um item é renovado, durando um determinado período de tempo. Estoque (inicial + final) / 2

16 Chiavenato (2007). ARMAZENAMENTO E ROTAÇÃO DE ESTOQUES Por causa do fluxo dos materiais dentro da empresa, eles podem ser classificados em cinco diferentes tipos, a saber:

17 Chiavenato (2007). ARMAZENAMENTO E ROTAÇÃO DE ESTOQUES

18 Chiavenato (2007). ARMAZENAMENTO E ROTAÇÃO DE ESTOQUES

19 Chiavenato (2007). COMPRAS O setor de compras tem uma importante função dentro da empresa: O processo de compras tem sete fases principais, como alinhamos a seguir.

20 Chiavenato (2007). O PROCESSO OPERACIONAL O conjunto de processos e operações para produzir um determinado produto/serviço. O processo produtivo deve incluir as políticas de compra e estoque, o layout dos equipamentos, as tecnologias utilizadas, o ritmo de fabricação, o pessoal necessário (salários e encargos sociais), os sistemas de controle de qualidade etc.

21 Chiavenato (2007). Exercício Monte uma estratégia organizacional com base nas técnicas de adminstração da produção, com vistas na economia dos custos e dinâmica do uso do arranjo físico.


Carregar ppt "Prof. Igor Martins Chiavenato (2007)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google