A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento de padrões e orçamentos, comparando quanto custou (real) com quanto deveria custar (previsão ideal), analisando as variações, com o objetivo de reduzir custos. Qual é o preço adequado para cada produto? Sobre qual item de custos devemos exercer melhor controle? Como reduzir custos?...

3 Para se ter adequado gerenciamento de qualquer tipo de organização, são imprescindíveis as informações não só da estrutura organizacional, mas também da composição do custo da atividade. Na gestão empresarial, os gerentes costumam sempre embasar suas justificativas em dados numéricos que evidenciem a situação dos custos das atividades que pretendem implantar, incrementar, reduzir ou descontinuar. O contador gerencial deve estar sempre alerta e incentivar que todos os agentes internos tenham conhecimento dos custos das atividades pelas quais sejam responsáveis. Por que as informações de Custos são importantes?

4 A palavra custo possui significado muito abrangente. Em uma empresa:  Comercial: pode ser utilizada para representar o custo das compras de mercadorias, o custo das mercadorias disponíveis para venda, o custo das mercadorias vendidas etc;  Prestação de serviços: pode ser utilizada para representar o custo dos materiais adquiridos para aplicação na prestação de serviços, o custo dos serviços prestados etc; e  Industrial: pode ser utilizada para representar o custo das compras de matérias-primas, o custo das matérias-primas disponíveis, o custo das matérias- primas aplicadas no processo de fabricação, o custo direto de fabricação, o custo indireto de fabricação, o custo da produção acabada no período, o custo dos produtos vendidos etc.

5 O desembolso é todo dinheiro que sai do Caixa (disponível) para um pagamento. O desembolso, portanto, pode ocorrer antes (pagamento antecipado), no momento (pagamento à vista) ou depois (pagamento a prazo) da consumação do gasto. Entretanto, ele não interfere na classificação do gasto em investimento, custo ou despesa. Os gastos que se destinam à obtenção de bens de uso da empresa (computadores, móveis, máquinas, ferramentas, veículos etc.) ou a aplicações de caráter permanente (compra de ações de outras empresas, de imóveis, de ouro etc.) são considerados investimentos.

6 Consideram-se também investimentos os gastos com:  a obtenção dos bens destinados à troca (mercadorias),  à transformação (matérias-primas, materiais secundários, materiais auxiliares, materiais de embalagem etc.) ou  ao consumo (materiais de expediente, higiene e limpeza etc.), enquanto esses bens ainda não forem trocados, aplicados no processo de fabricação (transformados) ou consumidos.

7 SIGNIFICADOS: Toda vez que a empresa industrial pretende obter bens (seja para uso, troca, aplicação no processo de fabricação ou consumo) ou utilizar algum tipo de serviço, ela efetua um gasto. Os gastos ou dispêndios, que podem ser pagos à vista ou a prazo, classificam- se em: investimentos, despesas e custos. Se no momento da obtenção do bem ocorre o respectivo pagamento, dizemos que o gasto foi pago à vista, pois houve desembolso de numerário no momento da sua consumação. Se no momento da compra não ocorre pagamento, entende-se que o gasto ocorreu para ser pago a prazo, pois não houve desembolso de numerário no momento da compra.

8 Quando os gastos são efetuados para a obtenção de bens e serviços que são aplicados diretamente na produção de outros bens, eles correspondem a custos.

9 Quando os bens que serão aplicados no processo de fabricação são adquiridos em grandes quantidades, no momento da compra eles serão estocados, e, por esse motivo, classificados como investimentos. Esses bens somente deixarão de ser investimentos para ser classificados como custos a partir do momento em que forem retirados dos estoques e inseridos no processo de fabricação.

10 Quando os gastos são efetuados para a obtenção de bens ou serviços aplicados nas áreas administrativa, comercial ou financeira, visando direta ou indiretamente à obtenção de receitas, eles correspondem a despesas. Quando ocorrerem gastos na compra de bens de consumo que serão inicialmente estocados (ativados) para serem consumidos, no futuro, nas áreas administrativa, comercial ou financeira, esses gastos serão inicialmente classificados como investimentos. Quando esses bens são retirados dos estoques para serem consumidos nas áreas citadas, deixam a fase de investimento para serem classificados como despesas.

11 Na segregação dos gastos entre custos e despesas, é importante salientar ainda a figura das perdas. As perdas que ocorrem nos processos de fabricação de alguns tipos de produtos e que são consideradas normais nos respectivos processos – como é o caso dos restos de matérias-primas (retalhos etc.) – têm seus valores incorporados aos custos. Já as perdas anormais que podem ocorrer tanto na área de produção como fora dela (por exemplo: desfalques de Caixa, bens de uso baixados em decorrência de incêndio, inundação, obsoletismo, roubo não coberto por seguro etc.) serão apresentadas na Demonstração do Resultado do Exercício no grupo das Outras Despesas, embora não tenham ocorrido para gerar receitas, como é o caso das despesas operacionais.


Carregar ppt "A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google