A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO OPERACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO OPERACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO OPERACIONAL
AGRADECIMENTO ESPECIAL A ALEXANDRE DIAS QUE CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE MATERIAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA PAE

2 Como você cria valor para o seu cliente?
Argila transforma-se em tijolo, que é levado da olaria para a loja de materiais de construção e, em seguida, para a obra. Na obra, o tijolo tem mais valor do que no depósito de materiais de construção, onde tem mais valor que na olaria. Desde a extração da matéria-prima até o acabamento da construção, há várias etapas de transformação e de agregação de valor para os clientes. Fonte: Maximiano (2011, p. 128).

3 Criação de valor a partir de problemas ambientais

4 Criação de valor em negócios tradicionais:

5 Criação de valor por meio do oferecimento de produtos e serviços inovadores: o caso da Microsoft

6 O sistema de operações transforma decisões de estratégia e marketing em produtos
Estratégia de negócio Decisões sobre produto, preço, distribuição e promoção Desenho e funcionamento do sistema de fornecimento Fonte: Maximiano (2011, p. 128).

7 Objetivos de Desempenho da Produção
qualidade custo velocidade flexibilidade confiabilidade

8 Zara: assumindo a liderança na Fast-Fashion
O segredo da Zara? Velocidade. Com um time de design interno baseado em La Coruña, Espanha, e uma fábrica e rede de distribuição estritamente controlados, a companhia afirma que tira uma peça do desenho para a loja em apenas duas semanas. Isso permite que a Zara introduza novos itens a cada semana, o que mantém os consumidores voltando sempre para checar os últimos modelos. O sucesso da Zara é ainda mais surpreendente porque pelo menos metade das suas fábricas ficam na Europa, onde os salários são várias vezes mais altos do que na Ásia e África. Mas para manter sua rápida rotação de estoque, a companhia tem que reduzir seu prazo de transporte ao mínimo. A abordagem fast-fashion também ajuda a Zara a reduzir sua exposição aos riscos da moda. A companhia produz lotes de roupas em quantidades tão pequenos que se por acaso é produzido um que ninguém compre – o que aconteceu num outono imprevisivelmente mais quente em 2003 – ela pode cortar suas perdas mais rapidamente e mover-se para outra tendência.

9 Modelo de transformação
Fonte: Adaptado a partir de Slack, Chambers e Johnston (2002).

10 Bens versus Serviços Fabricantes de produtos puros
Ex: fabricantes de petróleo, empresa de extração de minérios Fabricantes de produtos e serviços Ex: fabricantes de equipamentos médicos Fabricantes de serviços puros Ex: clínica de psicoterapia, fisioterapia

11 Atribuições da Função Produção
Projeto: Projeto da produção de maneira geral Projeto dos bens e dos serviços Projeto dos processos produtivos Estudo dos tempos Projeto das tecnologias de automação Projeto da rede e da localização das operações produtivas Projeto do arranjo físico, ou seja, do layout

12 Atribuições da Função Produção
Planejamento e Controle: Planejamento da capacidade produtiva Previsão e planejamento da demanda Planejamento da produção Planejamento das necessidades de materiais Planejamento e controle de estoque Planejamento da cadeia de suprimentos Planejamento de projetos

13 Para o Plano de Negócio... Como desenvolver o produto/serviço
Como projetar o sistema de transformação

14 Como desenvolver o produto

15 Princípios para o desenvolvimento de produtos
Qualidade do Projeto Utilidade do produto Saiba ouvir a voz do cliente Engenharia simultânea - Envolva a todos no desenvolvimento do produto

16 Princípios para o desenvolvimento de produtos
Ajuste as necessidades dos clientes às especificações técnicas Desenho preliminar e protótipo

17 Projeto do sistema de transformação

18 Qual é a “receita” do produto ou serviço que produzirá?

19 Tipos de Sistemas de Transformação
Produção contínua Produção em lote Produção sob encomenda Customização de massa Operações com projetos

20 Projetando o sistema de transformação
Identifique os equipamentos e insumos necessários Organize o local das operações Defina a aparência do local

21

22

23 Atividade para ajudá-los nos seus PN
Projeto do produto Qual é exatamente seu produto ou serviço? Qual é a utilidade dele? Quais são suas especificações? Projeto do sistema de transformação Que insumos, instalações e equipamentos são necessários? Que etapas são necessárias para sua produção? Quem são os fornecedores? Qual o volume de operações? Quantos clientes serão atendidos por período de tempo? Onde deve ser entregue o produto ou serviço? Como será o layout e a aparência do local?


Carregar ppt "CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO OPERACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google