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Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.

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1 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas de Operações – EAP Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006. BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J.; COOPER, M. Gestão da cadeia de suprimentos e logística. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CHOPRA, S. & MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações. 4ª edição. São Paulo: Pearson Education, 2011. NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKY, P.; SIMCHI-LEVI, E. Cadeia de suprimentos: projeto e gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010.

2 Cadeia produtiva/cadeia de suprimentos/sistema logístico
Atacadistas lotes sazonalidade segurança em processo em trânsito Fornecedores Distribuidores Fabricante Varejistas C l i e n t s f a produtos acabados matérias-primas outras cadeias de suprimento Entidades participantes da cadeia Propriedade das entidades participantes (integração vertical) Participação das entidades em outras cadeias (integração horizontal) Relações de dependência Subsistemas físico e de informações e planejamento das operações Cadeia de valor

3 Decisões no sistema logístico
Nível de planejamento Área de decisão Localização e capacidade Compras Vendas Armazenagem Transportes Planejamento estratégico Quantidade, localização e capacidade das unidades; políticas de estoque Políticas de relacionamento; projeto do sistema Arranjo físico e seleção de equipamentos Seleção dos modais e propriedade em cada etapa Planejamento das operações Volumes de fabricação e estoques nas unidades (médio prazo) Seleção de fornecedores; volumes de matérias-primas nas unidades (médio prazo) Definição de prioridades; volumes de entrega a partir de cada unidade (médio prazo) Definição de uso do espaço Compra de veículos e contratação de serviços Programação das operações Volumes de fabricação e estoques nas unidades (curto prazo) Volumes de matérias-primas nas unidades (curto prazo) Volumes de entrega a partir de cada unidade (curto prazo) Movimentação e armazenagem Roteamento; agendamento e despacho

4 Custos logísticos • Custos das instalações e do sistema de informações e planejamento • Custos fixos • Custos semifixos • Custos variáveis • Custos de aquisição de materiais Custos de estoques Custos de pedido Custos de estocagem Custos de atendimento com atraso e de perda de venda • Custos de frete • Custos de transferência entre unidades • Custos de distribuição Impostos e taxas

5 Trade-offs entre custos logísticos (1)
Quantidade do lote Custos de estocagem Custos de pedido Custos totais Estoques de segurança Custos de estocagem Custos de falta Custos totais

6 Trade-offs entre custos logísticos (2)
Velocidade do modal Custos de estoques Custos de pedido Custos de transporte Custos totais Nº de instalações Custos de instalações Custos de pedido Custos de transporte Custos totais Custos de estoques

7 Trade-off entre nível de serviço e custos logísticos
Receita de vendas Lucro Nível de serviço: Proporção de demanda atendida no prazo, com atraso e perdida Tempo de atendimento (média e variação) Integridade do produto Informações sobre a entrega

8 Estrutura de tomada de decisões na cadeia de suprimentos
Estratégia da cadeia de suprimentos Estratégia competitiva Eficiência Nível de serviço Estoques Transportes Instalações Informações Direcionadores Chopra e Meindl, 2001

9 Cadeia de valor de uma empresa
Uma cadeia de Suprimentos pode ser entendida como uma seqüência de cadeias de valor. Infra-estrutura da empresa Gerenciamento de recursos humanos Desenvolvimento de tecnologia Função de compras Margem Logística interna Operações Logística externa Marketing e vendas Serviços Atividades de apoio Atividades básicas Porter, 1985 (in Kotler, 1995)

10 Integração vertical (fazer ou comprar)
Critérios para avaliação: disponibilidade de recursos para investimento disponibilidade e regularidade de suprimento controle de segredos industriais desejo de especialização da empresa qualidade do componente ou serviço condições contratuais (e.g., franquia, proporção de itens nacionais) análise econômica (incluir todos os custos associados às opções)


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