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PublicouEduardo Belmonte Salazar Alterado mais de 7 anos atrás
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Gestão de Materiais e Serviços Terceirizados
2ª PARTE - COMPRAS E ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
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INTERESSE CRESCENTE COMPRAS / FATURAMENTO
DE 40% A 50% > 70% A 80% AUTOMOBILÍSTICA= 85%, XEROX = 80%, HP = 80% FOCALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS TERCEIRIZAÇÕES, PARCERIAS GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA Prof. Paulo Roberto Leite
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IMPACTO NO RESULTADO + 5 - 1 RECEITA DE VENDAS = 100
VALOR DAS COMPRAS = 60 CUSTOS VARIÁVEIS = 20 CUSTOS FIXOS = 15 LUCRO NO PERÍODO = 5 - 1 VENDAS = 100 COMPRAS = 59 C.VARIÁVEIS= 20 C. FIXOS = 15 LUCRO = 6 VENDAS = 105 COMPRAS= 63 C.VARIÁVEIS = 21 C. FIXOS = 15 LUCRO = 6 Prof. Paulo Roberto Leite
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EXECUÇÃO DA OPERAÇÃO VENDAS = (100 + X) COMPRAS= ( 100+X) * 0,60
C.VARIÁVEIS = ( X) * 0,20 C. FIXOS = 15 LUCRO = 6 ENTÃO: (100+X) = (100+X)*0,60 + ( 100+X)* 0, RESULTANDO X = 5 CONCLUSÃO REDUÇÃO DE (1/60)=1,67% NAS COMPRAS PROVOCA UM AUMENTO DE (1/5)=20% NO LUCRO É NECESSÁRIO AUMENTAR EM 5% A RECEITA DE VENDAS PARA OBTER O MESMO RESULTADO Prof. Paulo Roberto Leite
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CARACTERÍSTICA GERAIS DOS TIPOS DE COMPRAS
ITENS DE ESTOQUE: REPETITIVA; ALTA FREQÜÊNCIA; LOTES PADRÕES;ETC EX: INSUMO PARA PRODUÇÃO ITENS SOB PEDIDO: PEDIDO ÚNICO; SUPERVISÃO; ETC. EX: CONFECÇÃO PARA VAREJO ITENS DE EMERGÊNCIA: EX: PEÇAS DE MANUTENÇÃO Prof. Paulo Roberto Leite
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CARACTERÍSTICA GERAIS DOS TIPOS DE COMPRAS
SERVIÇOS: PEDIDO SINGULAR; VALORES MAIORES, SUPERVISIONADA; ETC. Exemplo: TERCEIRIZAÇÃO ITENS DE BENS DE CAPITAL: SINGULAR ; ALTO VALOR; SUPERVISÃO; ETC. Exemplo: EQUIPAMENTO PRODUÇÃO ITENS DE PROJETO DE INVESTIMENTO: PEDIDO ÚNICO; ALTO VALOR; SUPERVISÃO; ETC Exemplo: NOVA FÁBRICA Prof. Paulo Roberto Leite
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PROCESSO GERAL DE COMPRAS ( Visão cliente)
Seleção de fornecedor Requisição Cotações / Negociações Análise E Decisão Emissão Do Pedido Follow - Up Recebimento Registros Inteligência do mercado fornecedor Prof. Paulo Roberto Leite
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CICLO DO PEDIDO ( visão do fornecedor)
ENTRADA DO PEDIDO LIBERAÇÃO DIPONIBI LIDADE TRANSPORTE EXPEDIÇÃO CONTROLE CADASTRO POLITICA COMERCIAL CREDITO NIVEIS DE SERVIÇO TRANSPOR TADORAS FORMAÇÃO DA CARGA ROTAS AGENDA SEPARAÇÃO CONFERENCIA CARREGAMENTO DOCUMENTOS EXPEDIÇÃO RECEBIMENTOS RECUPERAÇÃO DE FALHAS LOGISTICA REVERSA FECHAMENTO DISPONIBILIDADE PRIIORIDADE RESERVA DE ESTOQUE RESERVA DE DATA MÉTODO DE CAPTURA REGISTRO PROF. PAULO ROBERTO LEITE
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ALGUNS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES
Preços Qualidade: ISO 9000, 14000, Garantia Competência Logística : Tempo do Pedido, Pontualidade de Entregas, Flexibilidade, etc. Capacitação Técnica: Recursos Produtivos, Instalações, Recursos Humanos, Controles. Localização em relação aos centros de utilização do material comprado. Embalagens e tamanho de lotes. Comunicações: Relacionamentos. Prof. Paulo Roberto Leite
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TÓPICOS DE COMPRAS Fornecedor único ou múltiplo Centralização
Terceirização Sistema de pedidos Embalagens Tipo de relacionamentos Negociações
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CUSTO DE PROPRIEDADE VISIVEL MENOS VISIVEL PREÇO ENTREGA APOIO
TREINAMENTO CUSTOS DE ESTOQUES ATRASOS INSPEÇÃO MENOS VISIVEL
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ESTRATÉGIA DE TERCEIRIZAÇÃO / SUBCONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS
Estratégia de comprar o serviço ou produto liberando-se do custo fixo e ficando com os variáveis. Vantagens : melhor escala do provedor e possível redução de custos, flexibilidade, foco no negócio. Desvantagens: baixo controle tecnológico, perde o lucro correspondente. Prof .Paulo Roberto Leite
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COMPETÊNCIA EMPRESARIAL
Somatório de aprendizados ocorridos na empresa, cruzando fronteiras de equipes, unidades operacionais e funcionais e, portanto, raramente é encontrada restrita em uma unidade ou equipe que caracterizam uma vantagem competitiva pela dificuldade de imitação. Hamel e Prahalad(1994)
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COMPETÊNCIAS CENTRAIS (Hamel e Prahalad,1994)
Valor para o cliente Proporciona benefício percebido pelo cliente Diferenciação sobre a concorrência Deve ser uma competência exclusiva ou com baixa possibilidade de cópia. Extensão da habilidade Possibilidade de aproveitar esta competência em outras condições futuras.
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TECNICA AUXILIAR DE DECISÃO
QUÃO IMPORTANTE É O PROCESSO PARA NOSSO NEGÓCIO ? QUAL O NIVEL DE COMPETITIVIDADE QUE TEMOS EM RELAÇÃO A OUTRAS EMPRESAS QUE ADOTAM ESTE PROCESSO? QUAL O IMPACTO DESTE PROCESSO EM NOSSO RESULTADO? COMO ESTE PROCESSO IMPACTA OUTROS PROCESSOS DA EMPRESA? O PROCESSO ESTÁ RELACIONADO A ALGUM PROBLEMA QUE A EMPRESA ENFRENTA?
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DECISÃO FINANCEIRA Prof. Paulo Roberto Leite
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FUNÇÕES ESTRATÉGICAS DA ARMAZENAGEM
Adiamento – postergação – postponement Produto é terminado o mais tarde possível. Formação de estoques Produtos sazonais, ... Proximidade do mercado: Atendimento regiões na distribuição, Vantagem de prestação de serviços, ... Estoques ocasionais Contingências , vantagem econômicas, ...
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Planejamento de depósitos
Definição dos itens que serão estocados Localização geográfica: acesso, rede, ... Sistema de estocagem: layout, altura, área, docas, tipo de prateleiras e nº posições, localização dos itens, ... Equipamentos de movimentação: empilhadeiras, transpaleteiras, transelevadores,... Sistema de informação e controle: registros de entrada, WMS, ... Sistemas de separação dos pedidos: picking, áreas de formação de cargas, sistemas, ....
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Custos de armazenagem Local: locação, propriedade, terceirização, .
Equipamentos: empilhadeiras, transpalettes, palletes, estantes, transelevadores, Administração: Operação: MO descarregar / carregar; de equipamentos, separação dos pedidos, picking, .. Controle: estoques, entrada e saída, atendimento aos pedidos, picking,
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EXERCICIO PROXIMA AULA
SE ESTOQUE É CUSTO PORQUE ENTÃO AS EMPRESAS CARREGAM ESTOQUES? DIFERENÇAS ENTRE BENS E SERVIÇOS? TRAZER UM ARTIGO SOBRE UM DOS TÓPICOS QUE ESTAMOS OU VAMOS ESTUDAR PARA DISCUSSÃO EM CLASSE.
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EXERCICIO EM CLASSE Elaborar a rede operacional de sua área na empresa; Artigos comprados Tipo de compras Critérios possíveis deseleção de fornecedores
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