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Informação Estratégica Importância como vantagem competitiva Conceito sistema informação eficiente Etapas do processo de Informação competitiva.

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Apresentação em tema: "Informação Estratégica Importância como vantagem competitiva Conceito sistema informação eficiente Etapas do processo de Informação competitiva."— Transcrição da apresentação:

1 Informação Estratégica Importância como vantagem competitiva Conceito sistema informação eficiente Etapas do processo de Informação competitiva

2 Informação Competitiva Informação Operativa Funções e tarefas especializadas Informação Competitiva Necessária para auxiliar a criar e manter uma vantagem competitiva sobre a concorrência. Vantagem competitiva requer Fatores-chave de sucesso, fontes de vantagem, fórmulas competitivas, que se apóiam em Grupo informações necessárias ao sucesso e Aplicativos para distribuir as informações.

3 Vantagem Competitiva..é qualquer característica do produto ou serviço da empresa que os clientes reconhecem como um diferenciador positivo em relação a outras empresas e, por isso, são atraídos para comprar da empresa. (Zaccarelli; 1996:67) qualquer: acresce vantagem ao Cliente. clientes reconhecem: aspectos ligados ao relacionamento com os Clientes, características externas à empresa. atraídos para comprar: diferença percebida e reconhecida e o Cliente está disposto a pagar. A lógica da competição é comparativa. Decisão entre o sucesso ou o fracasso.

4 Tipos de Vantagens Competitivas Esta nas características do produto ou serviço que os clientes reconhecem. Produtos são tangíveis porém os Serviços... A vantagem competitiva surge no produto. Que critérios são relevantes ao consumidor no comparar e escolher produtos? Interesse imediato e presentes diretamente ou indiretamente nos produtos concorrentes.

5 Serviços diferem dos Produtos Intangibilidade: Sem Audição, Visão, Olfato, Paladar e Tato. Indivisibilidade: Serviços e Prestador de Serviços. Variabilidade: Possíveis causas de falhas devem ser evitadas. Perecibilidade: O valor do serviço, consulta existe no momento. Desempenho, flutuação da demanda na coerência ao padrão. Critério Satisfação Cliente: Vendidos, Produzidos e Consumidos. Nunca se sabe ao certo o resultado antes de sua conclusão. Participação Processo: O Cliente faz parte do serviço. Cada experiência e observação do todo gera uma impressão do serviço, sendo necessário controle do para qualidade do serviço prestado.

6 Competição Mercado Produto Produto Qualidade, Características, Opções, Estilo, Embalagem, Tamanhos, Serviços, Garantias, Devoluções e Marca. Preço Preços de tabela, Descontos, Margens, Prazos de Pagamento, Condições de Crédito.. Processo ou Prazo Políticas e procedimentos, Duração do ciclo de fabricação/entrega, Sistemas de treinamento e remuneração. Menor para cotação e negociação e menor prazo de entrega. Pessoas ou Assistência Fornecedores de Serviços, Atendimento ao Cliente:Pré-Venda, Venda e Pós-Venda, Outros Funcionários e outros Clientes.

7 Competição Mercado Produto Promoção ou Comunicação Propaganda, Venda Pessoal, Promoção de Vendas e Publicidade. Praça ou Distribuição Canais, Cobertura, Localização, Estoques e Transporte. Physical Evidence, Disposição de objetos, Materiais utilizados, Formas/Linhas, Luzes e Sombras, Cor, Temperatura e Ruído. Produto, Marca e Empresa, Preservacionista e Cívica.

8 Competição Mercado Vantagem Competitiva devem trazer as fontes dessa vantagem. Menor Preço será válido se constituir em máquina poderosa para gerar produtos de baixo custo. Sistema Informação é fonte de vantagem competitiva se contribuir para aprimorar as características de vantagem competitiva. Se Menor Preço o que contribui para tal....

9 Fontes Vantagens Competitivas Produtos Tangíveis – 54 Armas 05 Produtividade Fabril 05 Rapidez de Manufatura 04 Flexibilidade 04 Qualidade no Processo 03 Parceria com Fornecedores 10 Pessoal capacitado e Participativos 05 Tecnologias 03 Produtividade Administrativa 02 Foco no Cliente 05 Definição do Produtos e P&D 03 Agressividade de Vendas 02 Marketing 02 Sensibilidade Ambiental 01 Sensibilidade Cívica

10 Armas da Competição 030 Preço Menor 131 Produtos 26 Projeto 35 Qualidade 35 Produtos Variedade 35 Produtos Novos 035 Prazo Entrega Menor 020 Assistência na Venda 052 Imagem 40 Produto Marca Empresa 04 Preservacionista 08 Cívica

11 Mapa Armas para Competição Gio c2_54 Armas Vantagem Competitivas.xls

12 Comentário sobre as Respostas 1. Como a vantagem competitiva pode ser conceituada? 2. Onde reside a vantagem competitiva? 3. Que tipos de vantagens competitivas Contador apontou? 4. Quais as fontes (armas) de vantagem competitiva em preço baixo, de uma empresa de produtos predominantemente tangíveis?

13 Comentário sobre as Respostas 5. Quais as fontes (armas) de vantagem competitiva em preço baixo, de uma empresa de produtos predominantemente tangíveis? 6. O que significa dizer que a informação estratégica é um processo? 7. Qual das etapas desse processo você valoriza ou privilegia? Por que?

14 Comentário sobre as Respostas 8. A informação estratégica pode estar associada a processos operacionais? Sim ou Não e Por que? 9. Recorte um anúncio de um produto tangível qualquer, de uma revista. Veja qual a vantagem competitiva que a empresa destaca no anúncio. É o menor preço? Menor prazo? Qualidade? Imagem de quem usa tal produto? Qual a vantagem competitiva do produto? Que armas da competição tal empresa deve ter? Liste-as.

15 Comentário sobre as Respostas 10. Estudo de caso: Consultor contratado para ajudar a instituir o TQC Total Quality Control para uma empresa que compete em preço baixo. Qual é esse embasamento?


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