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O jeito Toyota de ser (e fazer) Adaptação: Jacqueline Bárbara Por Raúl Candeloro.

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Apresentação em tema: "O jeito Toyota de ser (e fazer) Adaptação: Jacqueline Bárbara Por Raúl Candeloro."— Transcrição da apresentação:

1 O jeito Toyota de ser (e fazer) Adaptação: Jacqueline Bárbara Por Raúl Candeloro

2 Devido ao seu sucesso inegável, a Toyota passou a ser cada vez mais estudada como modelo de gestão.

3 1. A cultura da empresa está baseada em cinco princípios, divididos entre dois grandes pilares: melhoria contínua e respeito pelas pessoas. Lição 1: todos na empresa devem estar comprometidos com a melhoria contínua e com o respeito às pessoas.

4 2. Seja o número um no que interessa Lição 2: todos na empresa devem entender que o lucro é resultado da excelência e do trabalho bem-feito.

5 3. Descubra os problemas antes que virem crises Lição 3: todos na empresa são responsáveis por apontar e ajudar a resolver problemas.

6 4. Implemente a corda andon Em uma fábrica Toyota, qualquer operário pode puxar a famosa corda andon a qualquer momento que encontrar um problema, o que efetivamente faz com que toda a linha de produção pare.

7 A princípio, isso parece “enlouquecedor”, mas funciona, pois as pessoas são contratadas, treinadas e estimuladas a realmente entender que a pequena tarefa que realizam está 100% ligada ao destino e à imagem da empresa perante os clientes. Significa também que o ambiente é altamente democrático, porém claramente organizado. Lição 4: todos em uma empresa devem estar comprometidos com a qualidade.

8 5. Só entre em mercados quando estiver pronto A Toyota prefere ir com calma. Ela quer ser o segundo carro de uma pessoa – primeiro você compra um barato, depois, quando for trocar e tiver mais dinheiro, poderá comprar algo melhor – um Toyota. Lição 5: todos na empresa devem entender o posicionamento que ela tem.

9 6. Não tente baixar seu preço – repense seus custos Enquanto seus concorrentes procuram atalhos, a Toyota mantém seu foco na sua missão, visão e valores. Lição 6: todos na empresa são responsáveis por baixar custos.

10 7. Desenvolva pessoas “T” – sem parar Lição 7: todos na empresa são responsáveis por desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais.

11 8. Respeite e valorize a experiência A Toyota, por exemplo, mantém na sua folha de pagamento todos os funcionários de 60 anos que quiserem se manter trabalhando – simplesmente para que sirvam de mentores para os mais jovens. Lição 8: todos na empresa devem respeitar e valorizar a experiência.

12 9. Kaizen ou melhoria contínua O fato de todas as pessoas tomarem pequenas decisões é o que possibilita que as grandes mudanças ocorram. Por que você acha que a Toyota teve sucesso? Nós fazemos as coisas como sempre fizemos – somos consistentes. Não existe um gênio em nossa empresa.

13 Lição 9: completando o ciclo em que começamos, é importante relembrar que todos na empresa são diariamente responsáveis pela melhoria contínua. Trabalho em equipe e pequenas melhorias constantes permitem grandes inovações.


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