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PublicouAline Moreira Meneses Alterado mais de 8 anos atrás
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Estratégias de Diferenciação
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Ser diferente é ser inteligente : A empresa diferencia-se da concorrência quando oferece qualquer coisa única que é valorizada pelos clientes. A vantagem da diferenciação ocorre quando a empresa obtém no mercado um acréscimo preço que é superior ao custo de providenciar essa diferenciação.
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Estratégias de Diferenciação Objectivo Incorporar características diferenciadoras que façam os compradores preferir comprar o produto ou serviço da empresa aos demais Chaves para o Sucesso Encontrar formas de diferenciar que criem valor para os compradores e que não sejam facilmente copiadas (do ponto de vista do processo ou do custo) pelos rivais Não gastar mais do que o necessário e que um preço premium possa ser cobrado para alcançar a diferenciação
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Estratégias de Diferenciação A Diferenciação deve estar inculcada em todas as actividades da organização, bem como na cultura organizacional
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Elementos para a Diferenciação - Sabor único Múltiplas características Selecção ampla e “one stop shopping” Serviços Superiores Design, engenharia, desempenho Prestígio Fiabilidade do Produto Liderança Tecnológica Imagem Topo de Linha
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Onde Encontrar Oportunidades de Diferenciação na Cadeia de Valor Actividades de compras (procurement) Actividades de I&D e design Actividades relacionadas ao processo produtivo/ tecnologia Actividades relacionadas à distribuição Actividades de Marketing, vendas e serviços ao consumidor
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Como Alcançar uma Vantagem com Base na Diferenciação Abordagem1 Incorporar características de produtos que diminuam o custo geral do uso do produto Abordagem 2 Incorporar características de produtos que aumentem o desempenho que os compradores recebem do produto Abordagem 3 Incorporar características de produtos que aumentem a satisfação do comprador em aspectos não-económicos e intangíveis Abordagem 4 Competir com base em capacidades superiores
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Situações em que uma estratégia de diferenciação funciona melhor Diversidade de necessidades e usos dados ao produto Existem várias formas de diferenciar o produto e muitos consumidores que dão valor a essas diferenciações Poucos rivais a seguir uma abordagem de diferenciação semelhante Mudança tecnológica rápida e competição baseada em evoluções constantes de características do produto
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Riscos das Estratégias de Diferenciação As características de “apelo” do produto são facilmente copiáveis pelos rivais Compradores vêem pouco valor nos atributos de diferenciação/exclusivos do produto Gastos excessivos para diferenciar o produto, reduzindo o lucro Super-diferenciação, de tal forma que as características do produto excedem as necessidades do consumidor Cobrar um preço premium avaliado como muito alto pelo consumidor Não realizar esforços para aumentar diferenças na qualidade, serviços ao cliente e desempenho em relação aos produtos dos rivais
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