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Estratégias de Diferenciação. Ser diferente é ser inteligente : A empresa diferencia-se da concorrência quando oferece qualquer coisa única que é valorizada.

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Apresentação em tema: "Estratégias de Diferenciação. Ser diferente é ser inteligente : A empresa diferencia-se da concorrência quando oferece qualquer coisa única que é valorizada."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Diferenciação

2 Ser diferente é ser inteligente : A empresa diferencia-se da concorrência quando oferece qualquer coisa única que é valorizada pelos clientes. A vantagem da diferenciação ocorre quando a empresa obtém no mercado um acréscimo preço que é superior ao custo de providenciar essa diferenciação.

3 Estratégias de Diferenciação Objectivo Incorporar características diferenciadoras que façam os compradores preferir comprar o produto ou serviço da empresa aos demais Chaves para o Sucesso Encontrar formas de diferenciar que criem valor para os compradores e que não sejam facilmente copiadas (do ponto de vista do processo ou do custo) pelos rivais Não gastar mais do que o necessário e que um preço premium possa ser cobrado para alcançar a diferenciação

4 Estratégias de Diferenciação A Diferenciação deve estar inculcada em todas as actividades da organização, bem como na cultura organizacional

5 Elementos para a Diferenciação -   Sabor único   Múltiplas características   Selecção ampla e “one stop shopping”   Serviços Superiores   Design, engenharia, desempenho   Prestígio   Fiabilidade do Produto   Liderança Tecnológica   Imagem Topo de Linha

6 Onde Encontrar Oportunidades de Diferenciação na Cadeia de Valor  Actividades de compras (procurement)  Actividades de I&D e design  Actividades relacionadas ao processo produtivo/ tecnologia  Actividades relacionadas à distribuição  Actividades de Marketing, vendas e serviços ao consumidor

7 Como Alcançar uma Vantagem com Base na Diferenciação Abordagem1 Incorporar características de produtos que diminuam o custo geral do uso do produto Abordagem 2 Incorporar características de produtos que aumentem o desempenho que os compradores recebem do produto Abordagem 3 Incorporar características de produtos que aumentem a satisfação do comprador em aspectos não-económicos e intangíveis Abordagem 4 Competir com base em capacidades superiores

8 Situações em que uma estratégia de diferenciação funciona melhor  Diversidade de necessidades e usos dados ao produto  Existem várias formas de diferenciar o produto e muitos consumidores que dão valor a essas diferenciações  Poucos rivais a seguir uma abordagem de diferenciação semelhante  Mudança tecnológica rápida e competição baseada em evoluções constantes de características do produto

9 Riscos das Estratégias de Diferenciação  As características de “apelo” do produto são facilmente copiáveis pelos rivais  Compradores vêem pouco valor nos atributos de diferenciação/exclusivos do produto  Gastos excessivos para diferenciar o produto, reduzindo o lucro  Super-diferenciação, de tal forma que as características do produto excedem as necessidades do consumidor  Cobrar um preço premium avaliado como muito alto pelo consumidor  Não realizar esforços para aumentar diferenças na qualidade, serviços ao cliente e desempenho em relação aos produtos dos rivais


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