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Simulação de negócios na área industrial

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Apresentação em tema: "Simulação de negócios na área industrial"— Transcrição da apresentação:

1 Simulação de negócios na área industrial
SIMULAÇÃO DE EMPRESAS Simulação de negócios na área industrial UDC Medianeira Jogos de empresa

2 Contexto Revisão e integração dos conceitos de:
Contabilidade Gerencial Custos Industriais e Sistemas de Custeio Marketing Princípios de Administração

3 Estratégia Integrar os conhecimentos necessários à boa gestão empresarial de uma forma participativa, dentro do conceito “aprender fazendo”, com o desenvolvimento de dinâmicas de simulação e jogos de empresas.

4 Objetivos específicos:
Perceber as múltiplas consequências de decisões em uma empresa; Integrar conhecimentos de diversas áreas; Tomar decisões em clima de incerteza e risco; Desenvolver habilidades atuando em equipe;

5 O Simulador Cria um cenário que desafia os alunos a demonstrar seu potencial de trabalho e suas habilidades na resolução de problemas e tomada de decisões. É baseado em uma modelagem das teorias apresentadas pelas áreas de finanças, marketing, contabilidade e economia.

6 O Cenário Trata-se de uma empresa que fabrica Eletrodomésticos: Multiprocessador, Liquidificador e Mini-processador Cada empresa está localizada em uma região específica, mas comercializa em todas a regiões do mercado. Cada unidade será gerenciada por uma equipe, que deverá tomar decisões para produzir mais, investir, resolver problemas relacionados ao mercado, reagir às mudanças do ambiente.

7 O MODELO

8 Dinâmica do jogo Simul Industrial

9 Empresas X Mercado

10 Geografia do simulador
Mercado Interno Mercado Externo Geografia do simulador Qtde de regiões = Qtde de empresas + Mercado Externo

11 REGRAS DO MODELO

12 Conselho de Administração Diretoria de Marketing
Quem Administra? Equipes com 3 alunos: Diretoria Financeira Conselho de Administração Diretoria de Marketing Diretoria de Produção

13 Tarefas Diretor de Marketing: Demanda e Vendas.
Diretor de Produção: Volume, Equilíbrio e Capacidade de Produção. Diretor Financeiro: Custos de Produção, Equilíbrio de Caixa e Contas em dia. O Conselho de Administração é a instância colegiada formada pelos Diretores das empresas

14 Princípios da Boa Administração
Controle: Não deixar nada ao acaso. Análise: Procurar otimizar ao máximo. Otimismo: Pensar grande. Eficácia: Fazer o que é importante primeiro.

15 NECESSIDADE – DESEJO – DEMANDA – TROCA /TRANSAÇÃO
Os gerentes de marketing procuram influenciar o nível, a velocidade e a composição da demanda para alcançar os objetivos da organização NECESSIDADE – DESEJO – DEMANDA – TROCA /TRANSAÇÃO

16 Mensuração da demanda Demanda de mercado para um produto é o volume total que seria comprado por um grupo de clientes definido, em uma área geográfica definida, em um período definido, em um ambiente de marketing definido e sob um programa de marketing definido. Importante: Demanda não é um número, mas uma função. GASTO SETORIAL EM MARKETING Mercado Expansível: Telefone celular Mercado Não-expansível ou pouco-expansível: Ópera

17 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Demanda Propaganda: Efeito na demanda é maior no início Decrescente t, t+1, t+2 Preço de Venda: Quanto mais alto o preço, menor a demanda. Preço superior a 20% da média do mercado resulta em retração da demanda

18 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Demanda Prazo de Recebimento de clientes: Maior prazo tende a aumentar a demanda. Afeta a distribuição das receitas. Exemplo: com prazo de 30 dias, a empresa receberá 2/3 da receita de venda no mesmo período (Conta Caixa) e 1/3 receberá no período seguinte (Conta Clientes). O percentual da conta Clientes sempre será: Prazo / n° dias trimestre X 100. Essa regra não se aplica quando a empresa oferece, no mesmo período, prazo e desconto para venda à vista aos clientes.

19 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Demanda Tipos de Mercado: Três tipos Local: composto pela sua região; Concorrente: composto pelas regiões dos seus concorrentes; e Externo: composto rela região do mercado externo. As empresas devem atuar em todas as regiões; Cada produto terá um mercado distinto;

20 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Demanda Conjuntura Econômica: Pode se apresentar excessiva, normal ou aquecida. Exige adequação das empresas. Sazonalidade: Aumento de demanda nos períodos múltiplos de 4. Crescimento natural do Mercado Consumidor: Média de 5% a 6% ao período.

21 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Demanda O efeito da conjuntura econômica, sazonalidade e crescimento natural do mercado dependem muito das políticas de preço, propaganda e prazo das empresas. Por exemplo, não se espera um crescimento natural caso as empresas pratiquem preços elevados ou muito elevados em relação a média.

22 Variáveis e Regras do Jogo
Administração Financeira Modalidades de empréstimos: Empréstimo de Giro: a amortização pode variar entre 1 a 3 períodos sem carência. Empréstimo Especial: semelhante ao giro porém com juros bem mais altos e amortização em 1 período. REGRA: Caixa com valor negativo libera automaticamente empréstimo especial no valor necessário para o caixa ficar com saldo de $ 0,00 Financiamento: SAC com 3 ou 4 parcelas de carência parcelado em até 4 períodos. Válido apenas para compras de equipamentos.

23 Variáveis e Regras do Jogo
Administração Financeira Taxas Bases de Juros iniciais: Juros do Banco Central: 3% ao período. Empréstimos de Giro: 3,9% ao período. Financiamentos: 3% ao período. Empréstimo Especial: 8,4 a 9% ao período

24 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração Financeira Análise de crédito Os bancos avaliam a situação financeira de cada empresa e definem as taxas de juros de acordo com as classificações: O limite de crédito é proporcional ao PL e as dívidas já existentes com o banco. Classificação Fator “A” - Risco Baixo Taxa Base X 1,0 “B” – Risco Moderado Taxa Base X 1,3 “C” – Risco Alto Taxa Base X 1,9

25 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração Financeira Aplicação Financeira: Juro de 3,75% a 3,78%. Resgate automático no período seguinte. Sem dedução de Imposto de Renda no resgate.

26 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Estocagem de Componentes e Produtos Acabados: Custo de 1,5% sobre o valor do estoque inicial de Componentes e matérias-primas. Despesa de 2,5% do valor do estoque inicial dos Produtos Acabados.

27 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção As empresas deverão administrar seu espaço físico disponível em terrenos, prédios e depósitos. Depósito P/M/C Armazena produtos acabados e insumos Prédio Fábrica Onde as máquinas são instaladas; Terreno Onde os prédios e depósitos são construídos

28 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Depende de 3 Fatores : Máquinas: Injetora de Resina Acrílica, Injetora de Resina Plástica e Bancada de Montagem. Mão de Obra Direta: Operador de máquina; Insumos: componentes comprados e fabricados e matérias-primas.

29 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Cada unidade de Multiprocessador utiliza, inicialmente: Bancada de Montagem (h) 0,37 Componente Plástico Multi (pç) 1 Embalagem (un) Kit Componente Elétrico (un) Kit Retentor/Lâmina (un) 2 Componente Acrílico Multi (pç) Operador de Máquina (h) Armazenagem do Estoque Inicial (m³) 0,045

30 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Cada unidade de Liquidificador utiliza, inicialmente: Bancada de Montagem (h) 0,29 Embalagem (un) 1 Kit Componente Elétrico (un) Kit Retentor/Lâmina (un) Componente Acrílico Liqui (pç) Componente Plástico Liqui (pç) Operador de Máquina (h) Armazenagem do Estoque Inicial (m³) 0,036

31 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Cada unidade de Mini-processador utiliza, inicialmente: Bancada de Montagem (h) 0,22 Embalagem (un) 1 Kit Componente Elétrico (un) Kit Retentor/Lâmina (un) Componente Acrílico Mini (pç) 2 Operador de Máquina (h) Armazenagem do Estoque Inicial (m³) 0,016

32 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção As empresas deverão produzir, também, alguns componentes: Componente Plástico Multi Componente Acrílico Multi Componente Plástico Liqui Componente Acrílico Liqui Componente Acrílico Mini Ficam disponíveis para utilização no período seguinte

33 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Recursos utilizados na fabricação de Componente Plástico Multi Injetora de Resina Plástica (h) 0,06 Resina Plástica (kg) 0,7 Operador de Máquina (h) Espaço utilizado no depósito (m³) 0,018

34 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Recursos utilizados na fabricação de Componente Acrílico Multi Injetora de Resina Acrílica (h) 0,12 Resina Acrílica (kg) 0,5 Operador de Máquina (h) Espaço utilizado no depósito (m³) 0,012

35 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Recursos utilizados na fabricação de Componente Plástico Liqui Injetora de Resina Plástica (h) 0,05 Resina Plástica (kg) 0,5 Operador de Máquina (h) Espaço utilizado no depósito (m³) 0,018

36 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Recursos utilizados na fabricação de Componente Acrílico Liqui Injetora de Resina Acrílica (h) 0,1 Resina Acrílica (kg) 0,4 Operador de Máquina (h) Espaço utilizado no depósito (m³) 0,012

37 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Recursos utilizados na fabricação de Componente Acrílico Mini Injetora de Resina Acrílica (h) 0,07 Resina Acrílica (kg) 0,2 Operador de Máquina (h) Espaço utilizado no depósito (m³) 0,012

38 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Cada unidade de componente e matéria-prima no estoque inicial também ocupam espaço no depósito (em m³): Kit Retentor/Lâmina 0,003 Embalagem 0,004 Kit Componente Elétrico 0,005 Resina Acrílica 0,008

39 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Capacidade total de Produção por período: Equipamentos: n° de máquinas X 550h (horas máquina por período) n° de operários X 550h (horas operador por período) Além dos insumos, as máquinas e operários são gargalos na produção e a empresa produzirá o volume limitado ao fator que oferecer maior restrição.

40 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Ritmo de Trabalho (horas extras): Efeito na capacidade de produção 1 hora extra por dia: aumenta 13,6% de hora disponível de máquina e pessoal 2 horas extras por dia: aumentam 27,0% de hora disponível de máquina e pessoal *Observar que pode haver limite de número de operários disponíveis para trabalhar em turnos extras.

41 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Ritmo de Trabalho (horas extras): Custo: Ritmo normal: salário normal 1ª hora extra: 75% + que a hora normal 2ª hora extra: 100% + que a hora normal

42 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Produtividade: Produtividade dos operários: Ficam mais hábeis a cada período e o tempo de produção (inicialmente 0,7h) se torna mais rápido (1% a 2%) a cada período. Produtividade das máquinas: as máquinas se desgastam a cada período e o tempo de produção aumenta até 3%.

43 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Efeito do desgaste de máquinas: O desgaste de máquina é de até 3% ao período. É proporcional ao tempo de uso das máquinas na produção do período. Exemplo: Uma Bancada de Montagem que está disponível para uso na empresa por 550 horas no período, mas que apenas 275 horas foram efetivamente utilizadas (50%), o desgaste será de 1,5%. A capacidade de produção desta máquina, a partir deste período, será reduzida neste percentual.

44 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Compras Máquinas Demoram um período para chegar. Não há, inicialmente, compradores de máquinas usadas. Além da depreciação, a utilização das máquinas gera custo de energia elétrica. O financiamento de máquinas depende das condições dos bancos.

45 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Compras Preço inicial das Máquinas Injetora de Resina Acrílica 12.000,00 Injetora de Resina Plástica 15.000,00 Bancada de Montagem 5.000,00

46 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Compras Componentes e matérias primas que devem ser comprados: Kit Retentor/Lâmina Embalagem Kit Componente Elétrico Resina Acrílica Resina Plástica

47 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Compras Existem 4 fornecedores, com condições e ofertas distintas: Embrapel Interplast Plastec Resibrás

48 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Compras Existem dois tipos de compras Compra antecipada: preço mais baixo, entrega no próximo período. Pode oferecer descontos e prazo de pagamento. Compra compulsória: entrega no mesmo período com preço 25% maior e pagamento somente à vista. Essa compra é feita automaticamente quando não houver insumo suficiente para fabricação. As compras compulsórias serão feitas sempre pelos fornecedores Embrapel e Plastec

49 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Pessoal Operadores trabalham, cada um, 550h por período. São gargalos na produção. Recebem $ 6,50/hora. Trabalham indistintamente em todos os produtos e componentes.

50 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Pessoal Contratação: A contratação é, normalmente, imediata; porém Quando existir escassez de mão de obra, pode não contratar Demissão: Efeito imediato pagamento de indenização (2/3 do valor do salário do período) A empresa deve conceder férias pelo menos uma vez até o período #8.

51 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Pessoal Benefícios: Auxílio alimentação Assistência médica Participação nos lucros Satisfação Benefícios, salários, porte da empresa, treinamento e distribuição dos lucros irão compor o coeficiente de satisfação

52 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Pessoal Coeficiente de satisfação Quanto maior, mais fácil contratar e maior produtividade Quanto menor, mais difícil contratar e funcionários podem realização operações que prejudicam a produtividade do período, até mesmo pedir demissão.

53 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Pessoal Férias Devem conceder férias coletivas pelo menos 1 vez até o período 8. Caso contrário: multa. Pode haver movimento sindical: Melhores Salários Operação Tartaruga Greve

54 Custos e Despesas Iniciais
Pessoal Vendas Despesa por período de $ 7.353,00 (salário + encargos) Pessoal administrativo Despesa por período de $ 9.804,00 (salário + encargos) Outras despesas administrativas Despesa por período de $ 3.500,00 Comissão de Vendas Despesa por período de 1,5% sobre o faturamento Estocagem de insumos e produtos Custo de 1,5% sobre o valor do estoque inicial de insumos Despesa de 2,5% sobre o valor do estoque inicial dos produtos acabados

55 Custos e Despesas Iniciais
Gerência de produção, essoal da manutenção e almoxarifado Custo por período de $ ,00 Depreciação de Prédios, Veículos e Máq. Custo por período de $ ,35 Seguro Fábrica Custo por período de $ 525,00 Combustíveis e lubrificantes Custo por período de $ 1200,00 Materiais de manutenção geral Custo por período de $ 1.300,00

56 Custos e Despesas Iniciais
Energia elétrica com Ar e Iluminação Custo por período de $ 2.500,00 Operador de bancada Custo da hora $ 12,67 (salário-hora + encargos) Energia elétrica Custo de $ 0,15/kWh. 1 hora-máquina utilizada custa, aproximadamente, $ 0,17 Manutenção das máquinas Custo de $ 1,15 por hora de máquina utilizada. Aluguel com depósitos Custo de $ 200,00 por m³ alugado.

57 Custos e Despesas Iniciais
Frete Despesas iniciais com frete nos diferentes tipos de mercado: Local: não tem. Concorrentes: $ 2,25 por unidade de produto vendido. Externo: $ 4,50 por unidade de produto vendido Nas compras de insumos e máquinas, o frete já está incluso no preço.

58 Infra-estrutura inicial das Empresas
Um terreno de m², adquirido por $ ; Um prédio utilizado pelo departamento administrativo e comercial, adquirido por $ ; Um prédio 126m² utilizado pela área fabril, onde os operários trabalham e as máquinas são instaladas. Adquirido por $ ; Três depósitos de 126m² destinados como áreas de armazenagem de insumos e produtos. Adquiridos por $ ;

59 Infra-estrutura inicial das Empresas
Duas empilhadeiras adquiridas por $ ; Duas Máquinas Injetora de Resina Plástica modelo Standard, adquiridas, cada uma, por $ ; Cinco Máquinas Injetora de Resina Acrílica modelo Standard, adquiridas, cada uma, por $ ; Dez Bancadas de montagem modelo Standard, adquiridas, cada uma, por $


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