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Simulação de negócios na área industrial

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Apresentação em tema: "Simulação de negócios na área industrial"— Transcrição da apresentação:

1 Simulação de negócios na área industrial
SIMULAÇÃO DE EMPRESAS Simulação de negócios na área industrial

2 Contexto Revisão e integração dos conceitos de:
Contabilidade Gerencial Custos Industriais e Sistemas de Custeio Marketing Princípios de Administração

3 Estratégia Integrar os conhecimentos necessários à boa gestão empresarial de uma forma participativa, dentro do conceito “aprender fazendo”, com o desenvolvimento de dinâmicas de simulação e jogos de empresas.

4 Objetivos específicos:
Perceber as múltiplas consequências de decisões em uma empresa; Integrar conhecimentos de diversas áreas; Tomar decisões em clima de incerteza e risco; Desenvolver habilidades atuando em equipe;

5 O Simulador Cria um cenário que desafia os alunos a demonstrar seu potencial de trabalho e suas habilidades na resolução de problemas e tomada de decisões. É baseado em uma modelagem das teorias apresentadas pelas áreas de finanças, marketing, contabilidade e economia.

6 O Cenário Trata-se de uma empresa que fabrica Skates, um produto de sucesso. Cada empresa está localizada em uma região específica, mas comercializa em todas a regiões do mercado. Cada unidade será gerenciada por uma equipe, que deverá tomar decisões para produzir mais, investir, resolver problemas relacionados ao mercado, reagir às mudanças do ambiente.

7 O MODELO Simul Industrial

8 Dinâmica do jogo Simul Industrial

9 Empresas X Mercado

10 Geografia do simulador
Mercado Interno Mercado Externo Geografia do simulador Qtde de regiões = Qtde de empresas + Mercado Externo

11 REGRAS DO MODELO

12 Conselho de Administração Diretoria de Marketing
Quem Administra? Equipes com 3 alunos: Diretoria Financeira Conselho de Administração Diretoria de Marketing Diretoria de Produção

13 Quem Administra? Equipes com 4 alunos: Diretoria Financeira
Conselho de Administração Diretoria de Marketing Diretoria de Produção Diretoria de Planejamento

14 Tarefas Diretor de Marketing: Demanda e Vendas.
Diretor de Produção: Volume, Equilíbrio e Capacidade de Produção. Diretor Financeiro: Custos de Produção, Equilíbrio de Caixa e Contas em dia. O Conselho de Administração é a instância colegiada formada pelos Diretores das empresas

15 Princípios da Boa Administração
Controle: Não deixar nada ao acaso. Análise: Procurar otimizar ao máximo. Otimismo: Pensar grande. Eficácia: Fazer o que é importante primeiro.

16 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Demanda Propaganda: Efeito na demanda é maior no início Decrescente t, t+1, t+2 Preço de Venda: Quanto mais alto o preço, menor a demanda. Preço superior a 20% da média do mercado resulta em retração da demanda

17 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Demanda Prazo de Recebimento de clientes: Maior prazo tende a aumentar a demanda. Afeta a distribuição das receitas. Exemplo: com prazo de 30 dias, a empresa receberá 2/3 da receita de venda no mesmo período (Conta Caixa) e 1/3 receberá no período seguinte (Conta Clientes). O percentual da conta Clientes sempre será: Prazo / n° dias trimestre X 100. Essa regra não se aplica quando a empresa oferece, no mesmo período, prazo e desconto para venda à vista aos clientes.

18 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Demanda Tipos de Mercado: Três tipos Local: composto pela sua região; Concorrente: composto pelas regiões dos seus concorrentes; e Externo: composto rela região do mercado externo. As empresas devem atuar em todas as regiões.

19 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Demanda Conjuntura Econômica: Pode se apresentar excessiva, normal ou aquecida. Exige adequação das empresas. Sazonalidade: Demanda 60% maior nos períodos múltiplos de 4. Crescimento do Mercado Consumidor: Média de 5% a 6% ao período.

20 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Demanda O efeito da conjuntura econômica, sazonalidade e crescimento natural do mercado dependem muito das políticas de preço, propaganda e prazo das empresas. Por exemplo, não se espera um crescimento natural caso as empresas pratiquem preços elevados ou muito elevados em relação a média.

21 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração Financeira Modalidades de empréstimos: Empréstimo de Giro: a amortização pode variar entre 1 a 3 períodos sem carência. Empréstimo Especial: semelhante ao giro porém com juros bem mais altos e amortização em 1 período. REGRA: Caixa com valor negativo libera automaticamente empréstimo especial no valor necessário para o caixa ficar com saldo de $ 0,00 Financiamento: SAC em 2 parcelas com carência de 4 períodos. Válido apenas para compras de máquina.

22 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração Financeira Taxa de Juros iniciais: Juros do Banco Central: 3% ao período. Empréstimos de Giro: juro 30% maior que taxa de juros do BC. Financiamentos: juro igual a taxa de juros do BC. Empréstimo Especial: juros 200% maior que a taxa de juros do BC

23 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração Financeira Aplicação Financeira: Juro inicial: 25% maior que o do BC. Resgate automático no período seguinte. Imposto de Renda só é cobrado na apuração do lucro da empresa no período. Não é cobrado no resgate.

24 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Estocagem de Componentes e Produtos Acabados: Custo de 4% do valor do estoque inicial de Componentes. Despesa de 6% do valor do estoque inicial de Produtos Acabados.

25 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Depende de 3 Fatores : Máquinas (bancada de montagem) Mão de Obra Direta Insumos

26 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Cada unidade de Skate utiliza, inicialmente: 0,7h de máquina (bancada de montagem) 0,7h de mão de obra (operador)

27 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Capacidade total de Produção por período: Equipamentos: n° de máquinas X 550h (horas máquina) / 0,7h / Mão de obra: n° de operários X 550 (horas operador) / 0,7h Tanto máquinas como operários são gargalos na produção e a empresa produzirá o volume limitado ao fator que oferecer maior restrição.

28 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Ritmo de Trabalho (horas extras): Efeito na capacidade de produção 1 hora extra por dia: aumenta 13,6% de hora disponível de máquina e pessoal 2 horas extras por dia: aumentam 27,0% de hora disponível de máquina e pessoal *Observar que pode haver limite de número de operários disponíveis para trabalhar em turnos extras.

29 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Ritmo de Trabalho (horas extras): Custo: Ritmo normal: salário normal 1ª hora extra: 75% + que a hora normal 2ª hora extra: 100% + que a hora normal

30 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Produtividade: Produtividade dos operários: Ficam mais hábeis a cada período e o tempo de produção (inicialmente 0,7h) se torna mais rápido (1% a 2%) a cada período. Produtividade das máquinas: as máquinas se desgastam a cada período e o tempo de produção (inicialmente 0,7h) aumenta.

31 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração da Produção Efeito do desgaste de máquinas: O desgaste de máquina é de 3% ao período, proporcional ao tempo de uso das máquinas na produção do período. Exemplo: Uma Bancada de Montagem que está disponível para uso na empresa por 550 horas no período, mas que apenas 330 horas foram efetivamente utilizadas (60%), o desgaste será de 1,8%. A capacidade de produção desta máquina, a partir deste período, será reduzida neste percentual.

32 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Compras Máquinas (bancadas de montagem): Demoram um período para chegar. Preço inicial de cada máquina: $ ,00 Não há, inicialmente, compradores de máquinas usadas. Além da depreciação, a utilização das máquinas gera custo de energia elétrica. O financiamento de máquinas depende das condições dos bancos.

33 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Compras Componentes: Para produzir um Skate são necessários os seguintes componentes: 01 un - Deck (Tábua) 02 un - Trucks (Eixo) 04 un - Parafusos 0,9 m - Lixa 01 un - Embalagem

34 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Compras Existe apenas 1 fornecedor, o Skate Max Compra antecipada: preço mais baixo, entrega no próximo período. Pode oferecer descontos e prazo de pagamento. Compra compulsória: entrega no mesmo período com preço 25% maior e pagamento somente à vista. Essa compra é feita automaticamente quando não houver insumo suficiente para fabricação.

35 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Pessoal Contratação: A contratação de pessoal é, normalmente, imediata; porém Quando existe escassez de mão de obra, pode demorar 1 período Demissão: Efeito imediato pagamento de indenização (2/3 do valor do salário do período)

36 Variáveis e Regras do Jogo de Empresas Simul Industrial
Administração de Pessoal Pode haver movimento sindical: Melhores Salários Operação Tartaruga Greve

37 Custos e Despesas Iniciais
Pessoal de apoio à produção Custo por período de $ ,00 Pessoal administrativo Despesa por período de $ 8.170,00 Comissão de Vendas Despesa por período de 1,5% sobre o faturamento + encargos Estocagem de insumos e produtos Custo de 4% sobre o valor do estoque inicial de insumos Despesa de 6% sobre o valor do estoque inicial de Skates

38 Custos e Despesas Iniciais
Outras despesas administrativas Despesa por período de $ 3.000,00 Manutenção de máquinas Custo por período de $ 6.000,00 Mão de obra direta (operadores de bancada) Custo da hora normal (sem considerar hora extra) $ 9,80 Energia elétrica Custo de $ 0,15/kWh. 1 hora-máquina utilizada custa, aproximadamente, $ 0,17 Depreciação de imobilizados Custo calculado com base nos valores residuais e vida útil dos imobilizados

39 Custos e Despesas Iniciais
Frete Despesas iniciais com frete nos diferentes tipos de mercado: Local: não tem. Concorrentes: $ 2,50 por unidade de produto vendido. Externo: $ 4,00 por unidade de produto vendido Nas compras de insumos e máquinas, o frete é por conta do fornecedor.

40 Infra-estrutura inicial das Empresas
1 Terreno, 2 Prédios, 1 Veículo Permanecerá assim durante todas as rodadas 8 Bancadas de Montagem 7 Operadores de Bancada Estoque de insumos As empresas iniciam com estoques limitados Deck (6.500 un), Truck ( un), Embalagem (6.000 un), Lixa (6.500 m) e Parafusos ( un). Todas as empresas iniciam com as mesmas estruturas, bem como a mesma participação de mercado.


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