A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
FABIO PINHEIRO

2 Estratégia da Organização
Centralização das decisões: Busca por otimização Estratégia Corporativa Estratégia de Negócio Estratégia Funcional Consolida os requisitos funcionais demandados pela Est. Corporativa: Ferramentas para aumentar a competitividade da organização Subdivisão do nível corporativo: Operação com unidades de negócio independentes

3 Sub-horizontes e inércias decisórias

4 Planejamento Agregado
Objetivos Primários Nivelar a oferta e demanda Minimizar custos Unidades Tempo Demanda Produção

5 Demanda Variável Produção Variável
Estratégia de Acompanhamento da Demanda Demanda Variável Produção Variável Preço Hora-extra/Diminuição da CH Propaganda e Promoção Admissão/Demissão de pessoal Reservas Pessoal temporário/T. integral Des. Produtos Alternativos - Ajustar estoques e lead times Processo de Planejamento de Vendas e Operações Horizonte de Futuro Situação Atual influência Decisões tomadas atualmente: que visam a determinados objetivos

6 Objetivos do PVO Suportar o Planejamento Estratégico do Negócio
Integração Vertical: visa garantir que o que foi decidido estrategicamente, com uma estratégia de longo prazo, seja efetivamente realizado através das decisões operacionais. Representa o elo entre o planejamento estratégico da alta direção e as decisões gerenciais do dia-a-dia da produção.

7 Objetivos do PVO Desenvolver o trabalho em equipe
Integração Horizontal: visa garantir que todos os envolvidos estejam colocando seus esforços na mesma direção. Representa o elo entre as diferentes funções da empresa, como marketing, manufatura, finanças, entre outras.

8 Resultados do PVO estabelecimento das metas mensais de faturamento;
PVO é o nível de planejamento para a resolução, pela alta administração, dos conflitos entre áreas funcionais estabelecimento das metas mensais de faturamento; projeção de fluxo de caixa, estoques e lucros; determinação das quantidades mensais de produção para serem firmadas dentro do período de congelamento; estabelecimento de orçamentos de compras e despesas de capital; definição de limites de tolerância para variações no Plano Mestre de Produção (PMP).

9 Elaboração do Plano de Vendas Nível Agregado de Volume de Produção
Processo de PVO Elaboração do Plano de Vendas Nível Agregado de Volume de Produção O PVO dirige e, até certo ponto, restringe o processo de geração do Programa Mestre de Produção

10 Processo Vendas e Marketing comparam a demanda real passada ao plano de vendas, verificando o potencial de mercado e projetando demandas futuras. O plano atualizado é comunicado à manufatura, que elabora o plano de produção, verificando as necessidades de capacidade e de materiais críticos. Todas as dificuldades em atender à demanda são trabalhadas, ou os planos de venda são alterados. O resultado final é um plano de operações que deverá atender à demanda.

11 Planejamento Mestre de Produção
Entradas necessárias para o PMP Capacidade física Mão-de-obra atual Níveis de estoque Atividades de produção Condições econômicas externa Demanda do mercado Comportamento da concorrência Disponibilidade de matéria-prima Planejamento para a produção Externa: Interna:

12 Planejamento Mestre de Produção
O PMP coordena a demanda do mercado com os recursos internos da empresa de forma a programar taxas adequadas de produção. Registro Básico do PMP Ponto de ressuprimento escalonado no tempo ITEM DE PMP LAPISEIRA P207 Atraso 1 2 3 4 5 Previsão de demanda independente Pedidos em carteira Demanda total Estoque projetado disponível Disponível para promessa Programa mestre de produção (PMP)

13 Exemplo: Lapiseira P207 Produto feito para estoque; Lead time da montagem é de uma semana; - Lotes de no mínimo 400 unidades. Lapiseira P207 Atraso 1 2 3 4 5 6 7 8 Previsão de demanda 200 200 200 200 200 200 200 200 independente Pedidos em carteira Demanda total 200 200 200 200 200 200 200 200 Estoque projet. disponível 240 40 240 40 240 40 240 40 -160 Disponível para promessa Programa mestre (PMP) 400 400 400

14 Cálculo Próximo Passo Período 1:
240 unidades em mãos no início do período menos 200 ud (previsão de demanda) resultam num balanço positivo de 40 ud. Período 2: 40 unidades disponível ao final do período anterior mais um suprimento de 400 ud, menos 200 ud (previsão de demanda para o período 2) resultam num balanço positivo de 240 ud. Próximo Passo Comunicar este plano de montagem final aos demais níveis da estrutura do produto para garantir que materiais e capacidades de produção estarão disponíveis quando necessários.


Carregar ppt "Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google