A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade de Brasília

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade de Brasília"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Brasília
Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Trabalho Estoques Grupo Ester Hidalgo Mauch 08/ Lara Lins 08/ Márcia Caroline Ferreira 07/ Matheus Lustosa Lemos 08/ Rina Barbosa Banza de Arruda 04/ Thiago Alves de Macedo 08/

2 Características comuns de controle de estoque
1. Custos associados a estoques: Custo de pedir + Custo de manter o estoque Custo total

3 2. Objetivos do Estoque Objetivos de custo:
Objetiva-se equilibrar os custos de manutenção, de aquisição e de faltas, obtendo-se o mínimo custo total.

4 Objetivos de nível de serviço:
Ao estabelecer a porcentagem de vendas que serão atendidas pelo estoque disponível, deve-se ajustar custos de aquisição e manutenção de estoques, minimizando sua soma e evitando o prejuízo.

5 3. Previsão de Incertezas
Trata-se de obter uma previsão de vendas futuras, da demanda, de tempo de ressuprimento (lead time), desde a colocação do pedido no fornecedor, sua produção até a chegada do material nas instalações da organização.

6 Métodos para a previsão da demanda: É crítico que se estabeleça uma previsão do produto e da quantidade que os clientes deverão comprar. Métodos para o controle de estoques: Utiliza-se o histórico de vendas passadas combinados com técnicas matemáticas de regressão e softwares de computador. Métodos para estimativa de lead time: Mapeamento do tempo que o fornecedor precisa para processar pedido, programar a produção, produzir e despachar o material.

7 Gestão de estoques X Controle de estoques
A visão tradicional de manter produtos em estoque (controle de estoque) acarreta custos mais altos de manutenção de estoques, falta de tempo na resposta ao mercado e risco do inventário tornar-se obsoleto.

8 A gestão de estoques integra o fluxo de materiais às funções de suporte, tanto por meio do negócio, como por meio do fornecimento à clientes imediatos, visando atender as necessidades dos clientes em tempo hábil e com o menor custo possível.

9 Papel dos estoques na gestão da logística
Contexto de todo o negócio: Objetivos da organização Plano das necessidades de rec. A longo prazo Plano do negócio Plano de produto e vendas Plano de produção Plano financeiro Gerenciamento da demanda A médio prazo Programa mestre da prod. Planej. da capacidade Planejamento das necessidades de material A curto prazo Controle das atividades de produção Controle e planej. de compras de material

10 Plano de negócios; Plano de produção; Plano das necessidades de recursos; Plano financeiro; Gerenciamento da demanda.

11 Objetivos da gestão de estoques
Gestão de estoques implica o planejamento do estoque, seu controle e sua retroalimentação: Planejar o estoque; Controlar as épocas de entrada e saída de produto; Observar o tempo em que decorre entre tais épocas e os pontos de pedido de materiais.

12 Tipos de estoque Matéria-prima; Produtos em processo;
Materiais de embalagem; Produto acabado; Suprimentos.


Carregar ppt "Universidade de Brasília"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google