A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parnasianismo Principais Aspectos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parnasianismo Principais Aspectos."— Transcrição da apresentação:

1 Parnasianismo Principais Aspectos

2 Definição: Na segunda metade do século XIX, em uma sociedade transformada pelas descobertas da ciência e pela revolução das máquinas, a razão toma o lugar dos sentimentos na produção literária.

3 Poesia Na poesia, o impacto dessa mudança é profundo. Depois de se inspirarem por décadas nas emoções, os poetas passaram a privilegiar a perfeição da forma. Essa tendência deu origem a uma nova estética, o Parnasianismo.

4 A disciplina do bom gosto
A necessidade de avaliar o impacto da Revolução Industrial e das novas descobertas científicas fez com que filósofos e artistas passassem a interpretar a realidade a partir da razão e não mais da emoção.

5 O Parnaso Contemporâneo
Em 1866, alguns poetas franceses, como Théophile Gautier e Leconte de Lisle, publicaram uma antologia de poemas intitulada O Parnaso Contemporâneo, em que defendem a necessidade de tratar os temas poéticos de modo mais objetivo, pondo fim às lamúrias românticas.

6 O Título da obra O título - Parnaso - faz referência a uma montanha na Grécia, que seria a morada do deus Apolo e das musas inspiradoras dos artistas. Com essa escolha, os poetas franceses procuravam resgatar a visão de arte como sinônimo de beleza formal alcançada por meio do trabalho cuidadoso e detalhista.

7 O lider O lider dessa reação antirromântica foi Théophile Gautier. Ele afirmava que a arte não existia para a humanidade, para a sociedade ou para a moral, mas para si mesma. Em outras palavras: a finalidade da arte era, para ele, a própria arte. Essa será a principal característica da estética parnasiana.

8 Projeto Literário O objetivo declarado dos poetas parnasianos será um só: devolver a beleza formal à poesia, eliminando o que consideravam os excessos sentimentalistas românticos que comprometeriam a qualidade artística dos poemas.

9 A crença Tinham a crença de que a função essencial da arte era produzir o belo. O lema adotado pelos parnasianos - a arte pela arte - traduz essa crença.

10 Agentes do discurso Desde o início do Romantismo, a circulação dos textos literários era feita principalmente nos jornais e periódicos. Essa condição de circulação afetou bastante o contexto de produção das obras, porque muitos de nossos escritores mais populares escreviam nos jornais e, assim, tornavam-se conhecidos do público.

11 A publicação de poemas Também era feita nos jornais, mas acabava tendo uma outra forma de circulação importante: a memória dos leitores. Os versos considerados bonitos eram logo decorados e citados na primeira oportunidade.

12 O Modelo parnasiano Os parnasianos adotavam alguns princípios que orientam a seleção de temas e os modelos literários a serem seguidos. 1. Opção por uma poesia descritiva: uso de imagens que representem de modo mais imparcial fenômenos naturais, fatos históricos.

13 O Modelo Parnasiano 2) Preocupação com a técnica no momento de composição do poema: o metro, o ritmo, a rima, todos os elementos formais devem ser harmonizados de modo a contribuir para a perfeição formal.

14 O Modelo Parnasiano 3)Tentativa de manter uma postura impassível diante do objeto do poema, para não cometer o excesso sentimentalista dos românticos. 4) Resgate de temas da Antiguidade Clássica (referências à Mitologia e a personagens históricas).

15 5) Defesa da “arte pela arte”: a poesia deveria ser composta como um fim em si mesma.
6) Busca da palavra exata que, muitas vezes, beirava o preciosismo.

16 Impassibilidade Não devemos confundir Parnasianismo como impassibilidade. A objetividade parnasiana era, por vezes, tocada por um sentimento maior, que acabava por aproximar os poetas parnasianos dos românticos tardios.

17 Parnasianos franceses
Os parnasianos franceses abdicaram de toda e qualquer emoção ao compor seus versos. Apesar de os poetas brasileiros não adotarem a objetividade francesa, é o cuidado com a criação de versos perfeitos, com a manutenção do ritmo, com a escolha das rimas que permite identificar, no Brasil, a estética parnasiana.

18 A linguagem Parnasiana
É no plano da linguagem que a estética parnasiana se constrói. Um dos recursos de linguagem muito usados na poesia parnasiana é o polissíndeto: a repetição das conjunções coordenativas aditivas.


Carregar ppt "Parnasianismo Principais Aspectos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google