A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contextualização histórico-literária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contextualização histórico-literária"— Transcrição da apresentação:

1 Contextualização histórico-literária
Almeida Garrett Frei Luís de Sousa

2 Contextualização histórico-literária
Almeida Garrett e a sua época Período de transição entre o Neoclassicismo e o Romantismo Ocorrência da segunda invasão francesa, em Portugal. Revolta da Vilafrancada; cerco do Porto; vitória em Évora-Monte; governo de Passos Manuel; Revolução de Setembro; governo de Costa Cabral; Regeneração – instabilidade política.

3 Contextualização histórico-literária
Desembarque dos liberais no Mindelo, Alfredo Roque Gameiro

4 Contextualização histórico-literária
Almeida Garrett Almeida Garrett, litografia de Pedro Augusto Guglielmi, 1846 .

5 Contextualização histórico-literária
Nasce em 1799, no Porto. Almeida Garrett ( ) Oriundo de uma família burguesa e culta, forçada a fugir à segunda invasão francesa, desloca-se para a Ilha Terceira, em 1809. Recebe formação cultural disciplinada do seu tio bispo, D. Frei Alexandre da Sagrada Família. Regressa ao Continente, para estudar em Coimbra, onde também contacta com outros escritores portugueses.

6 Contextualização histórico-literária
Em Coimbra, perceciona um tempo ideológico novo, que ainda é contrariado por forças do passado. Almeida Garrett Adere aos ideais do Liberalismo, motivo pelo qual é forçado ao exílio, em 1823; regressa a Portugal e tem de se retirar novamente do país. Depois do triunfo do Liberalismo, em 1836, Garrett é responsabilizado pela criação do Conservatório, reformas do teatro, intensificação da produção literária, etc. Recebe o título de visconde e é nomeado par do reino e ministro dos Negócios Estrangeiros, em 1852. Almeida Garrett, Alexandre Herculano e José Estèvão de Magalhães, por Columbano Bordalo Pinheiro, tela concluída em 1926 (pormenor)

7 Contextualização histórico-literária
Almeida Garrett - escritor, político, orador Inconformado com o conservadorismo e a tirania dos mestres. Defende os ideais do Liberalismo. Hábil orador. Assume-se como poeta genial, egocêntrico e perseguido.

8 Contextualização histórico-literária
Almeida Garrett - escritor, político, orador Tendência para a teatralidade dos gestos e para a exaltação, enquanto orador. Conquistador e exuberante em relação aos sentimentos.

9 Contextualização histórico-literária
Caminhante sobre o mar de névoa, Caspar David Friedrich, 1818

10 Contextualização histórico-literária
A Literatura O Romantismo (final de século XVIII e início do século XIX) Período ou movimento literário iniciado no final do século XVIII, que se caracteriza, essencialmente, por uma sensibilidade marcada pelo desejo de evasão, pelo sentimentalismo e pela imaginação. No entanto, identificam-se várias características antitéticas.

11 Contextualização histórico-literária
O Romantismo antinomias A Literatura Literatura de evasão Românticos reacionários e passadistas Atração pelo passado, especialmente pela Idade Média Literatura de combate Românticos que contribuíram para uma sociedade mais justa e mais livre Modernidade e desejo exprimir os novos tempos através da arte

12 Contextualização histórico-literária
A Literatura O Romantismo Valorização das forças primitivas e irracionais. Glorificação do homem natural, o seu primitivismo e a sua espontaneidade. Crença no progresso do homem e da história. Reação aos princípios dogmáticos da antiguidade greco-latina. Dinamização e fecundação dos movimentos artísticos posteriores: do Realismo ao Simbolismo, Decadentismo Surrealismo e Existencialismo.

13 Contextualização histórico-literária
A Literatura O Romantismo “Memória ao Conservatório Real”, Frei Luís de Sousa «Contento-me para a minha obra com o título modesto de drama; só peço que não julguem pelas leis que regem, ou devem reger, essa composição de forma e índole nova; porque a minha, se na forma desmerece d categoria, pela índole há de ficar pertencendo sempre ao antigo género trágico.» “Almeida Garrett, “Ao Conservatório Real”

14 Contextualização histórico-literária
A Literatura Classificação da obra quanto ao género Características da tragédia clássica Características do drama romântico Simplicidade da ação Assunto nacional Número reduzido de personagens Presença da religião cristã Personagens com um elevado estatuto social Obra em prosa Apresenta uma catástrofe Apologia da liberdade poética em detrimento do rigor histórico Desperta sentimentos de terror e piedade Missão social da literatura Atitudes comedidas das personagens


Carregar ppt "Contextualização histórico-literária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google