A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROMANTISMO EM PORTUGAL / ALMEIDA GARRETT

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROMANTISMO EM PORTUGAL / ALMEIDA GARRETT"— Transcrição da apresentação:

1 ROMANTISMO EM PORTUGAL / ALMEIDA GARRETT
Material de Literatura Prof.: HIDER OLIVEIRA

2 ROMANTISMO EM PORTUGAL
Quando o Romantismo tentava se instalar em Portugal, o país passava por grande turbulência; Era da Inglaterra contra a França até a entrada de Napoleão no país. Com isso, a Família Real veio ao Brasil; Em meio a várias transformações políticas, começaram manifestações que antecederam o Romantismo. Como exemplo, a obra de Bocage; O início do Romantismo, oficialmente, acontece posteriormente, com a publicação do poema narrativo CAMÕES, de Almeida Garrett; O Romantismo português durou de 1825 a 1865, quando aparece a Questão-Coimbrã, que dá início ao Realismo.

3 Fragmento de Camões, de Almeida Garrett
A índole deste poema é absolutamente nova: e assim não tive exemplar a que me arrimasse, nem norte que seguisse Por mares nunca dantes navegados. Conheço que ele está fora das regras; e que se pelos princípios clássicos o quiserem julgar, não encontrarão aí senão irregularidades e defeitos. Porém declaro desde já que não olhei a regras nem a princípios, que não consultei Horácio nem Aristóteles, mas fui insensivelmente [mais atrás do] coração e [d]os sentimentos da natureza, [do] que [dos] cálculos da arte e operações combinadas do espírito [...]. GARRETT, Almeida. Prólogo. In: MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2008.

4 Saiba que... Almeida Garrett e Alexandre Herculano pertenceram à primeira geração romântica portuguesa, que oscilava entre tendências árcades e românticas.

5 ALMEIDA GARRETT Nasceu em 1799 e morreu em 1854;
Em sua obra, há uma mistura de traços clássicos (típicos do Arcadismo) e românticos; Garrett tinha uma formação bem árcade e, aos poucos, foi cedendo ao Romantismo, principalmente depois do contato com alguns românticos ingleses; Com Walter Scott, teve contato com poemas narrativos sobre assuntos medievais e romances históricos; Passou a admirar também Byron, o romântico sempre próximo do tédio e do exotismo, rebelde acerca das convenções sociais, de inconformismo elevado a proporções exageradas; Sua obra é vasta, percorrendo vários gêneros literários; Escreveu poesia, prosa, texto teatral, vários textos jornalísticos, políticos, discursos etc.; Para estudar sua obra, selecionamos três importantes momentos: os poemas de Folhas caídas, a narrativa de Viagens na minha terra, e a peça Frei Luís de Sousa.

6 BARCA BELA, de Almeida Garrett
Pescador da barca bela, Onde vás pescar com ela, Que é tão bela, Ó pescador? Não vês que a última estrela No céu nublado se vela? Colhe a vela, Ó pescador! Deita o lanço com cautela, Que a sereia canta bela... Mas cautela, Não se enrede a rede nela, Que perdido é remo e vela, Só de vê-la, Ó pescador. Inda é tempo, foge dela, Foge dela GARRETT, Almeida. Barca bela. In: Folhas caídas. Lisboa: Portugália, 1969.

7 Exercícios de aplicação
PAG. 53 PARA AGORA!


Carregar ppt "ROMANTISMO EM PORTUGAL / ALMEIDA GARRETT"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google