A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Castro Alves O último dos poetas românticos. Castro Alves RSua estreia literária acontece em um momento de modificação do contexto econômico e político.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Castro Alves O último dos poetas românticos. Castro Alves RSua estreia literária acontece em um momento de modificação do contexto econômico e político."— Transcrição da apresentação:

1 Castro Alves O último dos poetas românticos

2 Castro Alves RSua estreia literária acontece em um momento de modificação do contexto econômico e político brasileiro. RSua produção literária revela um importante deslocamento em relação aos textos da primeira e segunda gerações românticas. RO sentimento da natureza é substituído pelo de humanidade; a ordem do coração é trocada pela do pensamento. REssas duas marcas são o traço distintivo de sua obra. RSua estreia literária acontece em um momento de modificação do contexto econômico e político brasileiro. RSua produção literária revela um importante deslocamento em relação aos textos da primeira e segunda gerações românticas. RO sentimento da natureza é substituído pelo de humanidade; a ordem do coração é trocada pela do pensamento. REssas duas marcas são o traço distintivo de sua obra.

3 Obras REntre os livros de poesia que escreveu, destacam-se Espumas Flutuantes (1870), publicado ainda em vida; A cachoeira de Paulo Afonso (1876) e Os Escravos (1883), publicações póstumas.

4 O Cantor dos escravos RCastro Alves aderiu à causa abolicionista e fez de muitos poemas o espaço para divulgar, entre seus leitores, o sofrimento em que viviam os africanos escravizados. Ousado, o poeta chegou a desafiar seus leitores a acompanhá-lo em uma visita à senzala.

5 A poesia lírica RAo lado da poesia sobre os escravos, Castro Alves também compôs belos poemas líricos. Sua lírica amorosa trará uma importante diferença em relação aos exageros idealizados dos poetas ultrarromânticos da segunda geração. RMarcados por uma sensualidade explícita, esses poemas substituem as virgens por mulheres reais, sedutoras. RAo lado da poesia sobre os escravos, Castro Alves também compôs belos poemas líricos. Sua lírica amorosa trará uma importante diferença em relação aos exageros idealizados dos poetas ultrarromânticos da segunda geração. RMarcados por uma sensualidade explícita, esses poemas substituem as virgens por mulheres reais, sedutoras.

6 A mulher RA mulher também perde os traços da perfeição instingível com que era desenhada por autores como Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.

7 Mudança de tom RTanto nos poemas sobre os escravos quanto nos versos de amor, o que a obra de Castro Alves registra é uma mudança de tom no Romantismo brasileiro. RAo tematizar questões sociais e um amor mais erotizado, sua poesia representa o amadurecimento da nossa literatura. RTanto nos poemas sobre os escravos quanto nos versos de amor, o que a obra de Castro Alves registra é uma mudança de tom no Romantismo brasileiro. RAo tematizar questões sociais e um amor mais erotizado, sua poesia representa o amadurecimento da nossa literatura.


Carregar ppt "Castro Alves O último dos poetas românticos. Castro Alves RSua estreia literária acontece em um momento de modificação do contexto econômico e político."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google