A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Realismo - Naturalismo Algumas Questões. Realismo-Naturalismo São escolas literárias com uma proposta bastante clara de observar e retratar de forma objetiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Realismo - Naturalismo Algumas Questões. Realismo-Naturalismo São escolas literárias com uma proposta bastante clara de observar e retratar de forma objetiva."— Transcrição da apresentação:

1 Realismo - Naturalismo Algumas Questões

2 Realismo-Naturalismo São escolas literárias com uma proposta bastante clara de observar e retratar de forma objetiva a realidade. O escritor, segundo essa concepção, tem um papel próximo ao do cientista social ou natural: adquirir conhecimento e chegar a uma síntese desse conhecimento por meio da observação dos fatos sociais e naturais.

3 Literatura Portuguesa Na literatura portuguesa, assim como na brasileira, o Realismo e o Naturalismo foram simultâneos. Na obra de alguns autores as duas tendências se interpenetram, o que justifica a denominação Realismo- Naturalismo para o período como um todo.

4 A Questão Coimbrã Marcou o confronto entre duas mentalidades literárias diferentes. António Feliciano de Castilho e seus discípulos praticavam uma literatura acomodada aos padrões já esgotados do ultrarromantismo. Esse grupo gozava os privilégios da oficialidade: por meios de elogios mútuos e favorecimentos, alcançava cargos públicos e facilidades para a publicação de obras.

5 A Questão Coimbrã O estopim da polêmica foi justamente um posfácio em que Castilho criticava Antero de Quental e Teófilo Braga, integrantes de um grupo de estudantes de Coimbra. Em resposta às críticas, de Castilho, Antero de Quental expôs suas ideias sobre a necessidade de o escritor ser independente.

6 A Questão Coimbrã A Questão Coimbrã colocou em discussão o papel social do escritor. É importante notar que houve nesse momento repúdio por um certo tipo de romantismo, representando pelo sentimentalismo piegas e afetado do grupo de Castilho.

7 As Conferências Democráticas do Cassino Lisbonense Os estudantes de Coimbra tornaram a se reunir em Lisboa alguns anos após o término de seus estudos, formando o Grupo do Cenáculo. Eram reuniões que discutiam problemas literários, questões sociais e filosóficas e das quais surgiu o intento de realizar uma série de palestras para divulgar as novas ideias, que apesar de agitarem a Europa, ainda eram pouco conhecidas em Portugal.

8 As Farpas Na mesma época das Conferências Democráticas, Eça de Queirós já escrevia, em parceria com Ramalho Ortigão, As Farpas, publicação de fascículos mensais que, como o nome indica, destinava-se a ironicamente analisar e discutir diferentes aspectos da vida portuguesa da época.

9 A Geração de 70 O grupo de jovens intelectuais que participaram da Questão Coimbrã e das Conferências Democráticas passou a ser conhecido como Geração de 70. Destacam-se nomes como Antero de Quental, Teófilo Braga, Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, e outros.

10 Personagens Meticulosamente Construídos O Realismo atribui muita importância à construção das personagens.É frequente o emprego do discurso indireto livre, como forma de expor pensamentos e sentimentos íntimos, fundamentais na definição de perfis psicológicos. Elaboram-se meticulosos levantamentos, que incluem desde detalhes de vestuário até hábitos de leitura e higiene, a fim de aumentar a impressão de que a personagem apresentada faz parte efetiva da realidade e não é produto da imaginação do escritor.

11 Valorização das Personagens em detrimento do enredo. O acúmulo de detalhes faz com que a narrativa realista tenha um desenvolvimento lento: há uma intencional valorização das personagens em detrimento do enredo. Nesse sentimento, o Realismo difere bastante do Romantismo, em que já se dava muita importância às peripécias da história, reduzindo as personagens a meros bonecos nas mãos do escritor

12 Análise do comportamento do Homem em sociedade O autor realista interessa-se pelo mundo que lhe é contemporâneo, procurando retratá-lo em seus valores sociais e na constituição psicológica de seus habitantes. Há, nessa investigação da realidade presente, uma intenção interpretativa: submete-se a realidade de um verdadeiro inquérito, analisando-a e procurando atingir conclusões que possam ser usados como instrumentos de aprimoramento social.

13 Análise do Comportamento do homem em sociedade Há um criterioso cuidado em definir claramente as causas e fatores que conduzem a determinadas reações humanas. O comportamento da personagens obedece a uma lógica determinável pelo estudo de sua formação pessoal (o gênio manso herdado da mãe, o horror a dívidas).


Carregar ppt "Realismo - Naturalismo Algumas Questões. Realismo-Naturalismo São escolas literárias com uma proposta bastante clara de observar e retratar de forma objetiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google