A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REALISMO E NATURALISMO A literatura na 2ª metade do século XIX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REALISMO E NATURALISMO A literatura na 2ª metade do século XIX."— Transcrição da apresentação:

1 REALISMO E NATURALISMO A literatura na 2ª metade do século XIX

2 CONTEXTO HISTÓRICO 2ª fase da Revolução Industrial Precede a Primeira Guerra Mundial Fordismo: produção em série nas linhas de montagem, depois do surgimento da eletricidade. EUA se projetando como grande império do capitalismo, possuindo 40% do PIB dos países desenvolvidos. Desenvolvimento da ciência

3 Fracassada a Rev. Francesa, surge a divisão entre burguesia e classe operária – Publicação do Manifesto Comunista Determinismo Evolucionismo Positivismo (observacional)

4 A LITERATURA REALISTA Surge na frança, como um modo de criticar os românticos e encarar a realidade como de fato era. Gustave Courbet chocou a todos com suas pinturas, mostrando a realidade do trabalho. Inicia-se a produção literária com Madame Bovary (1857), de Flaubert. Um retrato crítico da futilidade burguesa.

5

6

7

8 CARACTERÍSTICAS Oposição extrema ao Romantismo Objetividade Retrato da realidade Romance documental e de tese Criticidade Detalhismo e lentidão narrativa Aqui e agora, opondo-se ao escapismo romântico.

9 A questão Coimbrã (1865) ROMÂNTICOS X REALISTAS Castilho Antero Quental Castilho disse que faltava bom senso e bom gosto aos realistas, iniciando tal guerra. É o início do Realismo português.

10

11

12 PERSONAGENS DE MACHADO


Carregar ppt "REALISMO E NATURALISMO A literatura na 2ª metade do século XIX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google