A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REALISMO - NATURALISMO Segunda metade do século XIX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REALISMO - NATURALISMO Segunda metade do século XIX."— Transcrição da apresentação:

1

2 REALISMO - NATURALISMO Segunda metade do século XIX

3 REALISMO - NATURALISMO O Realismo é uma reação ao romantismo: o Romantismo era a apoteose do sentimento; - O Realismo é a anatomia do caráter: É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para condenar o que houve de mau na sociedade. Eça de Queirós

4 CONTEXTO HISTÓRICO Revolução Industrial, na Europa; O avanço científico no campo da Física e da Química; Fase da utilização do aço, do petróleo e da eletricidade; Evolucionismo; Socialismo científico; Determinismo; Experimentalismo e Psicanálise.

5 CONTEXTO HISTÓRICO NO BRASIL Campanhas abolicionistas, A Lei Áurea, A substituição da mão de obra escrava pela mão de obra assalariada, A Guerra do Paraguai, A monarquia decadente de D. Pedro II.

6 CONTEXTO HISTÓRICO NO BRASIL Ciclo do café; Decadência da monarquia; Abolição da escravatura (1888), que ocasiona a disponibilidade de grandes capitais levando as cidades ao crescimento; Proclamação da Republica (1889);

7 CONTEXTO HISTÓRICO NO BRASIL Governo do Marechal Deodoro e a primeira constituição republicana; Os primeiros jornais com publicação regular; Chegada dos imigrantes europeus (principalmente os Italianos); Surge o telégrafo; O realismo é a consolidação da literatura nacional.

8 CARACTERÍSTICAS REALISTAS objetivismo, que se faz contra o subjetivismo Romântico; nos mostra o homem voltado para aquilo que está diante e fora dele; personalismo é trocado pelo universalismo; materialismo leva à negação do sentimentalismo e da metafísica; nacionalismo e a volta ao passado perdem lugar para o presente e contemporâneo;

9 CARACTERÍSTICAS REALISTAS cientificismo: causada pelo avanço da ciência nesta época; defesa da república; triângulos amorosos, que são sempre formados por marido traído, mulher adúltera, e amante; anticlerismo, que mostra alguns religiosos como sendo pessoas do mal; determinismo: a obra é determinada por três fatores: meio, momento e raça.

10 CARACTERÍSTICAS NATURALISTAS Preocupação político-social; Análise do ser humano comum e vulgar; Sexualidade tratada com exagero; Predomínio da razão sobre a emoção;

11 CARACTERÍSTICAS NATURALISTAS O concreto sobre o abstrato; Negação à burguesia, denigrem a família; Antropocentrismo; Antimonarquismo; Homem retratado como animal.

12 ROMANCE REALISTA critica a sociedade a partir de determinados personagens; ênfase no indivíduo; análise psicológica dos personagens; nova linguagem; senso de observação.

13 ROMANCE NATURALISTA critica a sociedade a partir de grupos humanos marginalizados; ênfase no coletivo; teoria de Charles Darwin, provocando as ações dos seres humanos serem instintivas antes de racionais; temas que abrangem sexo e homossexualismo.

14 AS CONCEPÇÕES REALISTAS SÃO Posição do artista diante da realidade: O artista procura nivelar sua atitude a do cientista, objetivando sem emitir julgamento a respeito de fatos ou personagens. II - Posição do artista diante da obra de arte : O romance é instrumento de denúncia e combate, focaliza os desequilíbrios sociais. (arte engajada) III - Concepção do Homem : O homem é apenas uma peça na engrenagem do mundo, semelhante às das demais peças pertencentes ao reino animal ou vegetal.

15 AS CONCEPÇÕES REALISTAS SÃO - Personagens : As personagens deveriam ser moldadas de acordo com a realidade observada de fora pelo narrador, sem idealização, fazendo principalmente o retrato do espírito e da vida interior da personagem. O comportamento das personagens decorre de causas biológicas ou sociais que o determinam, suas ações nunca são gratuitas. V - Concepção de amor e casamento : Focaliza principalmente o adultério, que é encarado como causa da destruição da família e, consequentemente, da sociedade. VI - Espaço focalizado : Existe uma nítida preferência pelo espaço urbano, pois a burguesia fixou-se nas cidades.

16 AS CONCEPÇÕES REALISTAS SÃO Tempo histórico focalizado : Encarando o presente histórico, o autor capta os conflitos do homem da época, os seus problemas concretos, dando preferência aos dramas cotidianos de gente simples. VIII- Narrativa : Cria-se enredo em que os conflitos se resolvam de acordo com determinadas forças que estejam em ação. O desenlace da trama é previsível e raramente ocorrem sobressaltos ou surpresas para o leitor. IX - Linguagem : É simples, detalhista, pois o narrador pretende conseguir um retrato fiel da realidade focalizada. O drama das personagens realistas tem origem moral ou decorre de algum desequilíbrio social. A ação é secundária, já que ele se preocupa mais em sugerir o mundo interior das personagens.

17 PRINCIPAIS AUTORES ALUÍSIO AZEVEDO; MACHADO DE ASSIS; RAUL POMPÉIA; COELHO NETO; AFONSO ARINOS.

18 DIFERENÇAS ENTRE REALISMO E NATURALISMO ROMANCE REALISTA: Faz análise crítica e psicológica da sociedade com base no comportamento de determinados personagens; Predomina o imoral; Apresenta tipos sociais que integram grupos e classes; Enfatiza os traços psicológicos e sociais do ser.

19 ROMANCE REALISTA Predomina o processo narrativo que retrata uma época; constitui um romance documental. Representante do realismo no Brasil: Machado de Assis. Romances que ilustram essas características: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro.

20 ROMANCE NATURALISTA Faz uma análise social a partir de grupos humanos marginalizados, na qual se valoriza o coletivo; Predomina o patológico; Apresenta tipos anormais patológicos; Enfatiza a natureza fisiológica do ser; os instintos naturais sobrepõem a razão;

21 ROMANCE NATURALISTA Predomina o processo descritivo; constitui um romance experimental. Autor representante do naturalismo no Brasil: Aluísio de Azevedo; Romances que ilustram essas características de maneira predominante: O mulato, O Cortiço, Casa de Pensão.


Carregar ppt "REALISMO - NATURALISMO Segunda metade do século XIX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google