A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro

2 Realismo na literatura, é a tendência de pintar ou fotografar o real, o que existe e como existe. Uma pintura nua e crua. Mulheres peneirando trigo, Mus. de Belas-Artes —Nantes

3 Contexto histórico: Europa : O Realismo foi um reflexo do materialismo e do cientificismo cominentes da segunda metade do século passado: a glorificação da ciência. Brasil: Momento de crise social, quando a civilização burguesa e a urbana tomavam lugar da sociedade agrária, latifundiária e escravocrata.

4 Estilos que : Se expressam por meio da prosa. Se opõem ao Romantismo no que diz respeito ao sentimentalismo, à imaginação e à idealização.

5 Diferenças entre Realismo e Naturalismo: Realismo: Visão biológica do homem. Naturalismo: visão patológica.

6 Características do REALISMO:
Verossimilhança: procura apresentar a verdade, retratando o real na descrição dos personagens que são indivíduos e concretos, conhecidos, tipos particulares. Os incidentes de enredo decorrem do caráter dos personagens e os motivos urbanos dominam a ação. Psicologismo: análise do espírito, do mundo exterior, da vida social.

7 Objetivismo: a vida é encarada objetivamente em todos os seus aspectos
Objetivismo: a vida é encarada objetivamente em todos os seus aspectos. O autor não intromete no andamento das ações, deixando que personagens e circunstâncias atuem uns sobre os outros, na busca da solução. Interpretação da vida: Através da percepção, da observação e da análise apurada de fatos e coisas, denuncia o adultério, a inveja, a corrupção, a miséria do comportamento moral da sociedade. Retrato da vida contemporânea: Interessa-lhe o fato presente, o homem, seu tempo, ao contrário dos românticos que amavam o passado.

8 A narrativa move-se lentamente: O Realismo apresenta, durante a narrativa, detalhes, aparentemente insignificantes, porém, reunidos e harmonizados, levam-nos ao descortinar da realidade. Linguagem simples: O realista procura utilizar a linguagem mais próxima da realidade, principalmete a dos personagens que deve aproximar-se da fala coloquial e retratar os diversos níveis pessoais.

9 Principal representante do REALISMO:
MACHADO DE ASSIS

10 OBRAS Romances: - Memórias Póstumas de Brás Cubas Quincas Borba Dom Casmurro Esaú e Jacó Memorial de Aires Contos: - Papéis avulsos e Histórias sem data

11 Características do Naturalismo
Romance de intenção e fisionomia científica. O homem é um ser escravo da hereditariedade, do meio social (determinismo). O naturalista dá preferência às personagens degeneradas, portadoras de patologias físicas e morais, taras e vícios. Aparecem os atos fisiológicos, instintos sexuais; é a presença do feio repulsivo na literatura.

12 O autor naturalista dá preferência às personagens e aos ambientes das classes sociais mais baixas.
Amoralismo: tudo pode e deve figurar na literatura. O homem é encarado pelos seus aspectos fisiológicos; é um animal social que luta ferozmente pela sobrevivência.

13 Principal representante do NATURALISMO Aluísio Azevedo

14 OBRAS ROMANCES - O Mulato - O Cortiço - Casa de Pensão

15 Outros autores e obras:
Raul Pompéia - Uma Tragédia no Amazonas (1880) - seu 1º romance - O Ateneu (1888) - As Jóias da Coroa (1888) - antimonarquista, é publicado sob a forma de folhetins na Gazeta de Notícias - Canções sem Metro (1900)

16 Adolfo Caminha - A Normalista (1892), Bom Crioulo (1895), A Tentação (1896) - romances - Judith (1893), Lágrimas de um Crente (1893) - contos - Vôos Incertos (1855-6) - poesia - Cartas Literárias (1895) - crítica - No País dos Ianques (1894) - crônica

17 Domingos Olímpio - Luzia-Homem (1903) - O Almorante (Anais, Rio, )


Carregar ppt "Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google