A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Romantismo Século XIX. Momento histórico O Romantismo surgiu no calor da Revolução Francesa. Surgiu em meio à euforia produzida pela Revolução Industrial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Romantismo Século XIX. Momento histórico O Romantismo surgiu no calor da Revolução Francesa. Surgiu em meio à euforia produzida pela Revolução Industrial."— Transcrição da apresentação:

1 Romantismo Século XIX

2 Momento histórico

3 O Romantismo surgiu no calor da Revolução Francesa. Surgiu em meio à euforia produzida pela Revolução Industrial.

4 Momento histórico Por um lado, convivia com a megalomania de Napoleão Bonaparte, que queria dominar o mundo. Por outro lado, estava imerso na realidade das sociedades industriais.

5 Sociedades industriais

6 Novos inventos para a indústria. Divisão de trabalho. Busca de maior produtividade. Formação de centros fabris. Surgimento do operariado. Revoltas sociais. Nascimento de sindicatos. Associações de trabalhadores e patrões.

7 Romantismo: a estética do contra

8 O Romantismo foi uma reação aos valores éticos e intelectuais, assim como aos fatos mais marcantes da virada do século XVIII para o XIX: Revolução Francesa Revolução Industrial Política de Napoleão Bonaparte

9 O Romantismo opõe O sentimento à razão; A arte e a poesia à ciência; O espiritualismo ao materialismo; A subjetividade à objetividade; O Cristianismo à filosofia; O espírito ao corpo e à matéria; A noite ao dia...

10 O Romantismo no Brasil

11 O Romantismo assumiu em nossa literatura a conotação de movimento anticolonialista e antilusitano. Portanto, um dos traços essenciais do nosso Romantismo é o nacionalismo, o que abriu um leque de possibilidades a serem exploradas: indianismo, regionalismo, críticas aos problemas nacionais e projeto de construção de uma identidade nacional.

12 Marco inicial do Romantismo no Brasil Suspiros poéticos e saudade (1836), de Gonçalves de Magalhães. Trecho do poema A infância Oh minha infância! Oh estação de flores! De inocente ilusão alva saudosa! Inda hoje te apresentas Ante mim, como a imagem deleitosa De um sonho que encantou-me a fantasia, Ou como a aurora de um formoso dia. Oh da infância atrativos lisonjeiros! Mentirosos afetos! Com que prazer amigos passageiros, Inúmeros, na infância contraímos! E quão fáceis após os repelimos, De ligeiras palavras agastados. [...]

13 As três gerações do Romantismo Primeira geração nacionalista, indianista e religiosa. Destaque para: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.

14 As três gerações do Romantismo Segunda geração mal do século egocentrismo exacerbado, pessimismo e atração pela morte. Destaque para: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.

15 As três gerações do Romantismo Terceira geração condoreirismo poesia de cunho político e social. Destaque para Castro Alves.


Carregar ppt "Romantismo Século XIX. Momento histórico O Romantismo surgiu no calor da Revolução Francesa. Surgiu em meio à euforia produzida pela Revolução Industrial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google