Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Neoclassicismo e Romantismo
Professora: Consuelo Holanda
2
Século XIX na Europa as inovações na arte
Predomínio do Neoclassicismo ou Academicismo
4
NEOCLÁSSICO : NEO=“ NOVO” .
NEOCLASSICISMO: MOVIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL DE RETOMADA DA CULTURA GRECO-ROMANA. SIGNIFICA “NOVO CLASSICISMO”. ACADEMICISMO:SUJEIÇÃO AOS MODELOS E REGRAS, TEMAS E TÉCNICAS ENSINADAS NAS ESCOLAS DE BELAS-ARTES OU ACADEMIAS SUSTENTADAS PELOS GOVERNOS EUROPEUS.
5
A ARTE NEOCLÁSSICA, BUSCA
INSPIRAÇÃO NO EQUILÍBRIO E NA SIMPLICIDADE, BASES DA CRIAÇÃO DA ANTIGUIDADE. NASCEU NA EUROPA, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XVIII E NAS TRÊS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX. FOI UMA REAÇÃO AO BARROCO E AO ROCOCÓ.
6
CONTEXTO HISTÓRICO AMBIENTE INTELECTUAL DE GRANDE REBELDIA.
NA POLÍTICA CAÍAM OS SISTEMAS DE GOVERNOS AUTORITÁRIOS. NO CAMPO ARTÍSTICO, HÁ UM REPÚDIO ÀS REGRAS.
7
Estética (ideologia) neoclássica:
Forte influência das escavações de Pompeia e Herculano (despertar o gosto pelos heróis romanos) *Culto às virtudes cívicas (razão, honra, dever, austeridade, estoicismo) Nitidez na composição; prega os valores morais e patrióticos e o autossacrifício Predomínio da emoção sobre a razão Forte influência do gosto clássico, tanto na forma quanto no conteúdo
8
AS MUDANÇAS ADVINDAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO FIM DO SÉCULO XVIII FORAM REFLETIDAS NA ARTE, QUE SE TORNOU MAIS COMPLEXA CEDENDO LUGAR A VÁRIOS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS.
9
NÃO FOI APENAS UM MOVIMENTO ARTÍSTICO, MAS CULTURAL, REFLETINDO AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO PERÍODO, MARCADA PELA ASCENSÃO DA BURGUESIA. ESTE ESTILO PROCUROU INTERPRETAR E EXPRESSAR OS INTERESSES, A MENTALIDADE E OS HÁBITOS DA BURGUESIA MANUFATUREIRA E MERCANTIL DA ÉPOCA DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DO IMPÉRIO NAPOLEONICO.
10
PARA O NEOCLASSICISMO, A OBRA DE ARTE SÓ SERIA PERFEITAMENTE BELA SE IMITASSE AS FORMAS CRIADAS PELOS ARTISTAS CLÁSSICOS GREGOS E PELOS RENASCENTISTAS ITALIANOS. ESSE TRABALHO DE IMITAÇÃO SÓ SERIA POSSÍVEL POR MEIO DE UM CUIDADOSO APRENDIZADO DAS TÉCNICAS CLÁSSICAS. ISSO SÓ ERA POSSÍVEL NAS ACADEMIAS OU ESCOLAS DE BELAS-ARTES.
11
A PINTURA NEOCLÁSSICA DE FORMA GERAL CARACTERIZOU-SE PELA EXALTAÇÃO DE ELEMENTOS MITOLÓGICOS OU PELA CELEBRAÇÃO DE NAPOLEÃO.
12
CARACTERÍSTICAS: CONTORNOS CLAROS E BEM DELINEADOS.
CORES PURAS E REALISTAS. ILUMINAÇÃO LÍMPIDA. AS FIGURAS ASSUMEM UMA POSTURA RÍGIDA, SEM VIDA. ROSTOS SEM EXPRESSÃO,SIMULAVAM MÁSCARAS DAS TRAGÉDIAS GREGAS.
13
NA COMPOSIÇÃO SIMPLES E NA PUREZA DAS LINHAS BUSCAVA-SE UMA BELEZA ESTATUÁRIA.
AS FIGURAS PARECIAM FAZER PARTE DE UMA ENCENAÇÃO TEATRAL E ERAM DESENHADAS NUMA POSIÇÃO FIXA. UM ENQUADRAMENTO ARQUITETÔNICO FECHAVA A COMPOSIÇÃO ATRÁS E NOS LADOS. AS TÚNICAS E CAPAS CAÍAM EM DOBRAS PESADAS E ANGULOSAS, COBRINDO AS FORMAS DO CORPO. A LUZ ARTIFICIAL, DIRECIONADA, CRIAVA UM AMBIENTE TEATRAL.
14
O RAPTO DAS SABINAS
15
A MORTE DE MARAT DAVID
16
COROAÇÃO DE NAPOLEÃO
18
A MORTE DE SÓCRATES
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.