A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classicismo. Definições: Classicismo é a doutrina estética que dá ênfase à ordem, ao equilíbrio e à simplicidade.Os antigos gregos foram os primeiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classicismo. Definições: Classicismo é a doutrina estética que dá ênfase à ordem, ao equilíbrio e à simplicidade.Os antigos gregos foram os primeiros."— Transcrição da apresentação:

1 Classicismo

2 Definições: Classicismo é a doutrina estética que dá ênfase à ordem, ao equilíbrio e à simplicidade.Os antigos gregos foram os primeiros grandes clássicos. Posteriormente, os romanos, os franceses, os inglesese e outros povos produziram movimentos clássicos. Cada grupo desenvolveu suas próprias características particulares, mas todos refletiam idéias comuns sobre a arte, o homem, o mundo.

3 Contexto histórico: Contexto histórico: O Renascimento, importante movimento de renovação cultural ocorrido na Europa durante os séculos XV e XVI, é considerado o marco inicial da era moderna. O Renascimento, importante movimento de renovação cultural ocorrido na Europa durante os séculos XV e XVI, é considerado o marco inicial da era moderna. Renascimento: Renascimento: Importante movimento de renovação cultural ocorrido na europa durante os séculos XV e XVI, é considerdo um marco inicial da era moderna. Com esse movimento cresce a burguesia e as atividades econômicas na Europa, estimulou a vida urbana e o surgimento de um novo homem, cujo valor não se apois mais no nome da família, mais sim nos prestígios adquiridos com seu esforço. Importante movimento de renovação cultural ocorrido na europa durante os séculos XV e XVI, é considerdo um marco inicial da era moderna. Com esse movimento cresce a burguesia e as atividades econômicas na Europa, estimulou a vida urbana e o surgimento de um novo homem, cujo valor não se apois mais no nome da família, mais sim nos prestígios adquiridos com seu esforço. Um dos autores mais importantes desse período foi, em dúvidas Luís Vaz de Camões, o qual cultivou, com a mesma mestria, os gêneros lírico e épico, além de compor peças teatrais. Um dos autores mais importantes desse período foi, em dúvidas Luís Vaz de Camões, o qual cultivou, com a mesma mestria, os gêneros lírico e épico, além de compor peças teatrais.

4 GÊNERO LITERÁRIO ESPÉCIE LITERÁRIA AUTORES E OBRAS PRINCIPAIS PoesiaLíricaLuis de Camões e Sá Miranda PoesiaEpicaLuis de Camões- Os lusiadas ProsaNovela SentimentalBernardim Ribeiro- Menina e moça ProsaNovela de cavalariaFrancisco de Morais-Palmeri, da Inglaterra ProsaCrônica HistóricaJoão de Barros ProsaLiteratura de viagemFernão de Mendes Pinto- Peregerinação Teatro Antônio Ferreira, com a tragédia Castro Classicismo literário português:

5 A LINGUAGEM CLÁSSICO-RENASCENTISTA : A linguagem clássico-renascentista é a expressão das idéias e dos sentimentos do homem do século XVI. Seus temas e sua construção traduzem, de um lado, o espírito de aventuras trazido pelas navegações: de outra, refletem a busca dos modelos literários greco-latinos e dos humanistas italianos. *Emprego da medida nova : Os humanistas passaram a empregar sistematicamente o verso decassílabo, donominado então de medida nova, em oposição às redondilhas medievais, chamadas de medida velha. *Gosto pelo soneto : No renscimento também foi criado o soneto, um tipo de composição poética formado por duas quadras e dois tercetos, com versos decasílabos que até hoje é cultivado pelos poetas. Essa nova forma de fdazer poesia foi chamado "Doce novo estilo". *Formas de inspiração clássica : Além de criarem sonetos, os humaistas italianos recuperaram outras formas, já cultivadas pela literatura grega elatina, eram elas : - a écloga; - a elegia; - a ode; - a canção.

6 * Antropocentrismo: O mundo e as idéias deixam de girar em torno de Deus e passam a centrar-se no homem.* Influência da cultura greco-latina: A imitação dos modelos greco-romanos da antiguidade esta na base da renovação literária surgida no renscimento que tomou o nome de classicismo. *O uso da mitologia: Um grupo de artistas, chamdos humanistas, defendia que a cultura pagã, anterior ao aparecimento do cristianismo, era mais rica e expressiva, pois valorizava o indivíduo. As obras de arte da antiguidade greco- latina, traduziu suas obras a partir de seres, deuses e perssonagens da cultura dos Helenos e Romanos. * Busca do amor platônico, elevado, espiritual/neoplato- nismo: Os autores clássicos buscavam um amor ideazado, espiritualisado e racional, que se aproximava da verdade absoluta. A partir daí o amor é visto de uma forma distante, onde muitas vezes o ser amado não tem conhecimento de sua cituação e o dezejo é aplacado pelo juizo. A filosofia de Platão exerceu grande influência sobre o ocidente e sofreu influências das idéias cristãs que imperavam na época.

7 A obra de Camões * : A mais importante obra épica do classicismo português, que narra os feitos eróicos dos portugueses (os Lusos), liderados por Vasco da Gama, lançaram-se ao mar numa época em que ainda acreditava-se em monstros submarinos e abismos. * Os Lusíadas: A mais importante obra épica do classicismo português, que narra os feitos eróicos dos portugueses (os Lusos), liderados por Vasco da Gama, lançaram-se ao mar numa época em que ainda acreditava-se em monstros submarinos e abismos. Camões escreveu poemas que se tornaram eternos em nossa língua. Segue um dos seus mais conhecidos sonetos, no qual o outor faz uma atentativa de definir o amor. Amor é fogo que arde sem se ver; È ferida que dói e não se sente; È um contentamento descontente; È dor que desatina sem doer; È um não querer mais que bem quer; É solitario andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder;

8 É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, S e tão contrário a si é o mesmo Amor? O texto acima é uma composição poética típica da literatura renascentista, ou seja um soneto, uma vez que é formado por quatro estrófes: dois quartetos e dois tercetos.


Carregar ppt "Classicismo. Definições: Classicismo é a doutrina estética que dá ênfase à ordem, ao equilíbrio e à simplicidade.Os antigos gregos foram os primeiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google