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CAMÕES LÍRICO Camões desenvolveu sua poesia lírica em dois estilos diferentes: 1) Clássico - utiliza-se das características próprias do Classicismo, tais.

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1 CAMÕES LÍRICO Camões desenvolveu sua poesia lírica em dois estilos diferentes: 1) Clássico - utiliza-se das características próprias do Classicismo, tais como a razão, o equilíbrio, a harmonia, a clareza e a concisão. 2) Maneirista - inaugura um novo estilo para expor seus sentimentos - os textos apresentam confusões de sentimentos e conflitos existenciais - é uma antecipação do estilo posterior - BARROCO. Métricas utilizadas - Medida nova - desenvolveu a maioria de seus textos em sonetos decassílabos. - Medida velha - ainda influenciado pelas poesias medievais, compõe também em versos redondilhos (5 ou 7 sílabas) TEMAS :Em seus textos destacam-se os seguintes assuntos: AMOR MUTABILIDADE DAS COISAS DESACERTO DO MUNDO IDEAL DE PERFEIÇÃO

2 TEMAS DE CAMÕES LÍRICO AMOR - desenvolve principalmente as idéias de Platão sobre o amor : valorização do amor espiritual. Desenvolve também o tema do amor carnal - está sempre angustiado em relação ao amor e à pessoa amada - fica entre o desejo de amar e a impossibilidade do amor. DESACERTO DO MUNDO - fala sobre as injustiças que há no mundo MUTABILIDADE DAS COISAS - dinamismo do mundo deixa as pessoas angustiadas por não conseguirem assimilar suas mudanças. IDEAL DE PERFEIÇÃO - o eu-lírico está sempre à procura da perfeição que, segundo Platão, só pode ser alcançada no mundo inteligível (o mundo das idéias puras) - Platão acreditava na existência de dois mundos: O inteligível (perfeito) de onde tudo deveria ser copiado; e o sensível (imperfeito) habitado por seres humanos capazes de transformar negativamente as idéias puras.

3 OS LUSÍADAS de Luís de Camões

4 É a parte mais longa de Os Lusíadas
É a parte mais longa de Os Lusíadas. Circula ao redor da viagem de Vasco da Gama através do mar até a Índia. Lisboa 1497 Calecut 1498 NARRAÇÃO Melinde Cabo da Boa-Esperança A viagem torna-se pretexto para que seja contada a história de Portugal, seus reis e seus heróis.

5 Narração Já no largo Oceano navegavam, As inquietas ondas apartando, Começo IN MEDIA RES, “no meio dos aconteci- mentos”, ou seja, no meio da viagem 2 1 Chegada a Moçambique Consílio dos Deuses

6 4 Vasco da Gama assume a narrativa
Narração 4 Vasco da Gama assume a narrativa 3 Chegada a Melinde 2 1 Chegada a Moçambique Consílio dos Deuses

7 VASCO DA GAMA ASSUME A NARRATIVA
Narração VASCO DA GAMA ASSUME A NARRATIVA Mandas-me, ó Rei, que conte declarando De minha gente a grão geanalosia; Não me mandas contar estranha história, Mas mandas-me louvar dos meus a glória. O Rei de Melinde pede a Vasco da Gama que conte as histórias de seu povo. Camões aproveita para fazer a glorificação da pátria portuguesa, necessária em uma epopéia.

8 4 Vasco da Gama assume a narrativa
Narração 4 Vasco da Gama assume a narrativa 3 Chegada a Melinde 5 Inês de Castro 2 1 Chegada a Moçambique Consílio dos Deuses

9 4 Vasco da Gama assume a narrativa 6 Início da Viagem Velho do Restelo
Narração 4 Vasco da Gama assume a narrativa 3 Chegada a Melinde 5 Inês de Castro 2 1 Chegada a Moçambique Consílio dos Deuses 6 Início da Viagem Velho do Restelo

10 4 Vasco da Gama assume a narrativa 6 Início da Viagem Velho do Restelo
Narração 4 Vasco da Gama assume a narrativa 3 Chegada a Melinde 5 Inês de Castro 2 1 Chegada a Moçambique Consílio dos Deuses 6 Início da Viagem Velho do Restelo 7 O Gigante Adamastor

11 8 Camões reassume a narrativa Chegada a Calecut
Narração 8 Camões reassume a narrativa Chegada a Calecut 4 Vasco da Gama assume a narrativa 3 Chegada a Melinde 5 Inês de Castro 2 1 Chegada a Moçambique Consílio dos Deuses 6 Início da Viagem Velho do Restelo 7 O Gigante Adamastor

12 Camões reassume a narrativa
Narração Da boca do facundo Capitão Pendendo estavam todos, embibidos, Quando deu fim à longa narração Dos altos feitos, grandes e subidos. Terminada a narração de Vasco da Gama ao rei de Melinde, Camões volta a contar as peripécias da via-gem dos portugueses. A armada passa por tempestades e traições até conseguir atravessar o oceano Índico. É Baco, junto com Netuno, quem tenta atrapalhar o caminho aos marinheiros.

13 8 Camões reassume a narrativa Chegada a Calecut
Narração 8 Camões reassume a narrativa Chegada a Calecut 4 Vasco da Gama assume a narrativa 3 Chegada a Melinde 5 Inês de Castro 2 1 Chegada a Moçambique Consílio dos Deuses 9 Volta A Ilha dos Amores 6 Início da Viagem Velho do Restelo 7 O Gigante Adamastor

14 8 Camões reassume a narrativa Chegada a Calecut
Narração 8 Camões reassume a narrativa Chegada a Calecut 4 Vasco da Gama assume a narrativa 10 A Máquina do Mundo 3 Chegada a Melinde 5 Inês de Castro 2 1 Chegada a Moçambique Consílio dos Deuses 9 Volta A Ilha dos Amores 6 Início da Viagem Velho do Restelo 7 O Gigante Adamastor

15 No mais, Musa, no mais, que a Lira tenho Destemperada e a voz enrouquecida, E não do canto, mas de ver que venho Cantar a gente surda e endurecida. O favor com que mais se acende o engenho Não no dá a pátria, não, que está metida No gosto da cobiça e na rudeza Dua austera, apagada e vil tristeza. A tristeza do Poeta é causada pela fraqueza do povo português EPÍLOGO O Poeta pára de cantar por-que se sente cansado Hoje Portugal está mergulhado nas trevas da tristeza e da falta de valor


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