A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A descoberta do caminho marítimo para a Índia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A descoberta do caminho marítimo para a Índia"— Transcrição da apresentação:

1 A descoberta do caminho marítimo para a Índia
Narração A descoberta do caminho marítimo para a Índia Esta é a acção central d’ Os Lusíadas que começa, tal como era exigido no modelo clássico da epopeia, in medias res, ou seja, com a viagem numa fase adiantada. Nesse momento, os navegadores portugueses encontravam-se no meio do oceano Índico – “Já no largo Oceano navegavam” – e, até então, tinham feito um percurso previamente conhecido. Daí para a frente relata-se o verdadeiro caminho da descoberta.

2 Narração Já os navegadores portugueses navegavam no oceano Índico, quando os deuses se reuniram no Olimpo para decidirem se permitiam ou não que os portugueses encontrassem um lugar onde pudessem descansar e recuperar novas forças para enfrentar a viagem no desconhecido.

3 Narração      A narração consiste, portanto, na maior parte do poema. Inicia-se "In Media Res", ou seja, em plena ação. Vasco da Gama e sua frota se dirigem para o Cabo da Boa Esperança, com o intuito de alcançarem a Índia pelo mar. Auxiliados pelos deuses Vênus e Marte e perseguidos por Baco e Netuno, os heróis lusitanos passam por diversas aventuras, sempre comprovando seu valor e fazendo prevalecer sua fé cristã. Ao pararem em Melinde, ao atingirem Calicute, ou mesmo durante a viagem, os portugueses vão contando a história dos feitos heróicos de seu povo. Completada a viagem, são recompensados por Vênus com um momento de descanso e prazer na Ilha dos Amores, verdadeiro paraíso natural que em muito lembra a imagem que então se fazia do recém descoberto Brasil.  

4 Estrutura narrativa      O poema se estrutura através de uma narrativa principal, que apresenta a viagem da armada de Vasco da Gama. A esse fio narrativo condutor é incorporada inicialmente a narração feita por Vasco da Gama ao rei de Melinde, em que conta a história de Portugal até a sua própria viagem. Na voz do Gama, ouvem-se os feitos dos heróis portugueses anteriores a ele, como Dom Nuno Álvares Pereira, o caso de amor trágico de Inês de Castro, o relato de sua própria partida, com o irado e premonitório discurso do Velho do Restelo e o episódio do Gigante Adamastor, representação mítica do Cabo da Boa Esperança.      Em seguida são acrescentadas as narrativas feitas aos seus companheiros pelo marinheiro Veloso, que relata o episódio dos Doze da Inglaterra. Por fim, já na Índia, Paulo da Gama, irmão de Vasco, conta ainda outros feitos heróicos portugueses ao Catual de Calicute.      A estrutura narrativa do poema é composta, portanto, por três narrativas remetendo à história de Portugal, interligadas pela narração da viagem de Vasco da Gama


Carregar ppt "A descoberta do caminho marítimo para a Índia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google