A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Narração A descoberta do caminho marítimo para a Índia Esta é a acção central d Os Lusíadas que começa, tal como era exigido no modelo clássico da epopeia,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Narração A descoberta do caminho marítimo para a Índia Esta é a acção central d Os Lusíadas que começa, tal como era exigido no modelo clássico da epopeia,"— Transcrição da apresentação:

1 Narração A descoberta do caminho marítimo para a Índia Esta é a acção central d Os Lusíadas que começa, tal como era exigido no modelo clássico da epopeia, in medias res, ou seja, com a viagem numa fase adiantada. Nesse momento, os navegadores portugueses encontravam-se no meio do oceano Índico – Já no largo Oceano navegavam – e, até então, tinham feito um percurso previamente conhecido. Daí para a frente relata-se o verdadeiro caminho da descoberta.

2 Narração Já os navegadores portugueses navegavam no oceano Índico, quando os deuses se reuniram no Olimpo para decidirem se permitiam ou não que os portugueses encontrassem um lugar onde pudessem descansar e recuperar novas forças para enfrentar a viagem no desconhecido.

3 Narração A narração consiste, portanto, na maior parte do poema. Inicia-se "In Media Res", ou seja, em plena ação. Vasco da Gama e sua frota se dirigem para o Cabo da Boa Esperança, com o intuito de alcançarem a Índia pelo mar. Auxiliados pelos deuses Vênus e Marte e perseguidos por Baco e Netuno, os heróis lusitanos passam por diversas aventuras, sempre comprovando seu valor e fazendo prevalecer sua fé cristã. Ao pararem em Melinde, ao atingirem Calicute, ou mesmo durante a viagem, os portugueses vão contando a história dos feitos heróicos de seu povo. Completada a viagem, são recompensados por Vênus com um momento de descanso e prazer na Ilha dos Amores, verdadeiro paraíso natural que em muito lembra a imagem que então se fazia do recém descoberto Brasil.

4 Estrutura narrativa


Carregar ppt "Narração A descoberta do caminho marítimo para a Índia Esta é a acção central d Os Lusíadas que começa, tal como era exigido no modelo clássico da epopeia,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google