A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas."— Transcrição da apresentação:

1 CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas pretendem imitar.

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Racionalismo Antropocentrismo Paganismo Neoplatonismo Estudo imitação da cultura grega Fusionismo: Mitologia pagã e cristã Simplicidade, clareza e concisão Equilíbrio, harmonia e senso de proporção (Rigor e perfeição formal) Mimese = (imitação da Natureza: Aristóteles) Soneto (2 Quartetos e 2 Tercetos)

3

4

5

6 CAMÕES E OS SONETOS Camões assegurar o triunfo do soneto. Os sonetos de Camões são a parte mais conhecida de sua lírica; os melhores que escreveu são os melhores de toda a literatura da língua portuguesa. A brevidade do soneto - dois quartetos, dois tercetos - requer grande concentração emocional, geralmente disposta sob a forma de tese-antítese com desfecho conclusivo que busca a síntese ou a unidade. A linguagem é condensada no decassílabo, utilizando a palavra de forma precisa, permeada pelo controle rígido da razão, mesmo quando o tema é uma aparente desordem.

7 MANEIRISMO O maneirismo de Camões é entendido como um momento de transição entre a placidez clássica e o tumulto barroco. Nos sonetos maneiristas, o poeta envereda pelos temas do desacerto do mundo e da mutabilidade das coisas.

8 SONETO Correm turvas as águas deste rio,
que as do Céu e as do monte as enturbaram; os campos florecidos se secaram, intratável se fez o vale, e frio. Passou o Verão, passou o ardente Estio, üas cousas por outras se trocaram; os fementidos Fados já deixaram do mundo o regimento, ou desvario. Tem o tempo sua ordem já sabida; o mundo, não; mas anda tão confuso, que parece que dele Deus se esquece. Casos, opiniões, natura e uso fazem que nos pareça desta vida que não há nela mais que o que parece

9 SONETO Alma minha gentil, que te partiste Tão cedo desta vida, descontente, Repousa lá no Céu eternamente, E viva eu cá na terra sempre triste. Se lá no assento etéreo, onde subiste, Memória desta sida se consente, Não te esqueças daquele amor ardente Que já nos olhos meus tão puro viste. E se vires que pode merecer-te Alguma cousa a dor que me ficou Da mágoa, sem remédio, de perder-te, Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que tão cedo de cd me leve a ver-te, Quão cedo de meus olhos te levou

10 O AMOR PLATÔNICO EM CAMÕES
O platonismo revela-se, no soneto, pela sublimação eternizadora da amada, a partir de sua morte. O poeta contempla a amada transubstanciada em puro espírito ("lá no assento etéreo"), por via do muito amar.

11 Caracterização feminina
Quem vê, Senhora, claro e manifesto O lindo ser de vossos olhos belos, Se não perder de vista só em vê-los, Já não paga o que deve a vosso gesto. Este me parecia preço honesto; Mas eu, por de vantagem merecê-los, Dei mais a vida e alma por querê-los, Donde já não me fica mais de resto. Assim que a vida e alma e esperança, E tudo quanto tenho, tudo é vosso, E o proveito disso eu só o levo. Porque é tamanha bem-aventurança O dar-vos quanto tenho e quanto posso, Que, quanto mais vos pago, mais vos devo


Carregar ppt "CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google