A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Século XIX na Europa as inovações na arte Predomínio do neoclassicismo ou academicismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Século XIX na Europa as inovações na arte Predomínio do neoclassicismo ou academicismo."— Transcrição da apresentação:

1 Século XIX na Europa as inovações na arte Predomínio do neoclassicismo ou academicismo

2 IDADE MÉDIA RENASCIMENTO BARROCO ROCOCÓ NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO ROMANTISMO ANTIGUIDADE CLÁSSICA

3 NEOCLÁSSICO : NEO= NOVO. NEOCLASSICISMO: MOVIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL DE RETOMADA DA CULTURA GRECO-ROMANA. SIGNIFICA NOVO CLASSICISMO. ACADEMICISMO:SUJEIÇÃO AOS MODELOS E REGRAS, TEMAS E TÉCNICAS ENSINADAS NAS ESCOLAS DE BELAS-ARTES OU ACADEMIAS SUSTENTADAS PELOS GOVERNOS EUROPEUS.

4 A ARTE NEOCLÁSSICA, BUSCA INSPIRAÇÃO NO EQUILÍBRIO E NA SIMPLICIDADE, BASES DA CRIAÇÃO DA ANTIGUIDADE. NASCEU NA EUROPA, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XVIII E NAS TRÊS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX. FOI UMA REAÇÃO AO BARROCO E AO ROCOCÓ.

5 CONTEXTO HISTÓRICO AMBIENTE INTELECTUAL DE GRANDE REBELDIA. NA POLÍTICA CAÍAM OS SISTEMAS DE GOVERNOS AUTORITÁRIOS. NO CAMPO ARTÍSTICO, HÁ UM REPÚDIO ÀS REGRAS.

6 AS MUDANÇAS ADVINDAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO FIM DO SÉCULO XVIII FORAM REFLETIDAS NA ARTE, QUE SE TORNOU MAIS COMPLEXA CEDENDO LUGAR A VÁRIOS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS.

7 A INDUSTRIALIZAÇÃO TROUXE GRANDE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, MAS TAMBÉM FEZ FORMAR-SE NAS CIDADES UMA GRANDE MASSA DE TRABALHADORES VIVENDO E TRABALHANDO EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS E DESUMANAS. ALGUNS ARTISTAS PREOCUPARAM-SE EM REPRESENTAR ESSAS QUESTÕES SOCIAIS RELACIONADAS À ÉPOCA.

8 NÃO FOI APENAS UM MOVIMENTO ARTÍSTICO, MAS CULTURAL, REFLETINDO AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO PERÍODO, MARCADA PELA ASCENSÃO DA BURGUESIA. ESTE ESTILO PROCUROU INTERPRETAR E EXPRESSAR OS INTERESSES, A MENTALIDADE E OS HÁBITOS DA BURGUESIA MANUFATUREIRA E MERCANTIL DA ÉPOCA DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DO IMPÉRIO NAPOLEONICO.

9 PARA O NEOCLASSICISMO, A OBRA DE ARTE SÓ SERIA PERFEITAMENTE BELA SE IMITASSE AS FORMAS CRIADAS PELOS ARTISTAS CLÁSSICOS GREGOS E PELOS RENASCENTISTAS ITALIANOS. ESSE TRABALHO DE IMITAÇÃO SÓ SERIA POSSÍVEL POR MEIO DE UM CUIDADOSO APRENDIZADO DAS TÉCNICAS CLÁSSICAS. ISSO SÓ ERA POSSÍVEL NAS ACADEMIAS OU ESCOLAS DE BELAS-ARTES.

10 A PINTURA NEOCLÁSSICA FOI A EXPRESSÃO MENOS DESENVOLVIDA DO NEOCLASSICISMO. DE FORMA GERAL CARACTERIZOU-SE PELA EXALTAÇÃO DE ELEMENTOS MITOLÓGICOS OU PELA CELEBRAÇÃO DE NAPOLEÃO.

11 CARACTERÍSTICAS: CONTORNOS CLAROS E BEM DELINEADOS. CORES PURAS E REALISTAS. ILUMINAÇÃO LÍMPIDA. AS FIGURAS ASSUMEM UMA POSTURA RÍGIDA, SEM VIDA. ROSTOS SEM EXPRESSÃO,SIMULAVAM MÁSCARAS DAS TRAGÉDIAS GREGAS.

12 NA COMPOSIÇÃO SIMPLES E NA PUREZA DAS LINHAS BUSCAVA- SE UMA BELEZA ESTATUÁRIA. AS FIGURAS PARECIAM FAZER PARTE DE UMA ENCENAÇÃO TEATRAL E ERAM DESENHADAS NUMA POSIÇÃO FIXA. UM ENQUADRAMENTO ARQUITETÔNICO FECHAVA A COMPOSIÇÃO ATRÁS E NOS LADOS. AS TÚNICAS E CAPAS CAÍAM EM DOBRAS PESADAS E ANGULOSAS, COBRINDO AS FORMAS DO CORPO. A LUZ ARTIFICIAL, DIRECIONADA, CRIAVA UM AMBIENTE TEATRAL.

13 JACQUES-LOUIS DAVID ( ). Maior representante da pintura neoclássica.

14 O RAPTO DAS SABINAS

15 A MORTE DE MARAT DAVID

16 COROAÇÃO DE NAPOLEÃO

17

18 A MORTE DE SÓCRATES

19 ESTUDOS

20

21 A fonte A banhista, INGRES

22

23 VÊNUS MADAME PAUL INGRES

24 APOTEOSE DE HOMERO INGRES

25 PORÉM: ENQUANTO OS ARTISTAS NEOCLÁSSICOS SUBMETIAM-SE ÀS REGRAS DAS ACADEMIAS,OUTROS BUSCAVAM LIBERTAR-SE DELAS E EXPRESSAR LIVREMENTE SEUS SENTIMENTOS E SUA IMAGINAÇÃO.

26 APÓS A REVOLUÇÃO FRANCESA, A ARTE TRANSFORMA-SE PROGRESSIVAMENTE. AS PEÇAS DE ARTE, ATÉ ENTÃO MANTIDAS SOB O DOMÍNIO DO MONARCA FRANCÊS, SÃO TORNADAS PÚBLICAS. O PALÁCIO DO LOUVRE TRANSFORMA-SE EM MUSEU DO LOUVRE.A ARTE SE TORNA CADA VEZ MAIS UMA ATIVIDADE PÚBLICA EXPOSTA AOS OLHOS DE TODOS.

27 A FIGURA DO ARTISTA GANHA MAIS LIBERDADE. NÃO É MAIS OBRIGADO A SEGUIR UM REPERTÓRIO ICONOGRÁFICO PRÉ-DEFINIDO,DE ONDE TODAS AS OBRAS SE ORIGINAM.

28 DOIS ASPECTOS SE DESTACAM NO TRABALHO DE ARTISTAS QUE REAGIRAM AO NEOCLASSICISMO: A VALORIZAÇÃO DA COR; OS CONTRASTES DE CLARO-ESCURO.

29 AS INOVAÇÕES NA PINTURA OS ARTISTAS PASSARAM A SE INTERESSAR POR TEMAS DO COTIDIANO E A NATUREZA PASSOU A FAZER PARTE DA PINTURA.

30 Vejamos alguns desses artistas: Francisco José Goya ( ) Temas diversos: retratos da corte espanhola e do povo, os horrores da guerra, a ação incompreensível de personagens fantásticas e cenas históricas.

31

32 Escravo goya

33 Família Burguesa. goya

34

35

36 A inquisição. goya

37

38

39

40

41 Eugène Delacroix ( ) Temas: documentários de hábitos e costumes. Tornou-se famoso por retratar a agitação das ruas.

42

43 A realidade e a arte Entre 1850 e 1900 surgiu uma nova tendência, relacionada à crescente industrialização: a pintura realista. Seu pensamento: ao artista não cabe melhorar artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. Segundo ela a função da arte é apenas revelar o que há de mais característico e expressivo no mundo em que vivemos.

44 Realismo ou Romantismo Movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual,destacando a personalidade,sensibilidade, emoção e os valores interiores. se opôs ao racionalismo da Revolução Francesa e de seus ideais, propondo a elevação dos sentimentos acima do pensamento.

45 Esse período foi marcado pelo amor a natureza livre e autêntica, pela aquisição de uma sensibilidade poética pela paisagem, valorizada pela profusão de cores, refletindo assim o estado de espírito do autor. A paisagem passou a desempenhar o papel principal, não mais como cenário da composição, mas em estreita relação com os personagens das obras e como seu meio de expressão.

46 Alguns representantes: Gustave Courbet ( ) retratou o cotidiano das classes populares. Considerado o criador do realismo social.

47 Edouard Manet:( ) Inovou a pintura dando-lhe uma luminosidade mais intensa. Essa luminosidade foi considerada um elemento precursor do Impressionismo.

48 A paisagem: um novo tema para a pintura A pintura de paisagens ganha força no século XIX, principalmente na Inglaterra. Caracterizou-se, de um lado pelo realismo; de outro, pela preocupação dos artistas em representar as variações de cores da natureza decorrentes da luz solar ao longo do dia.

49 Turner: a agitação na paisagem natural Joseph Mallord William Turner( ) usou como tema fenômenos da natureza:chuvas, tempestades,ventos. Em suas pinturas predominam o movimento e a agitação. A presença da máquina também é vista em sua pintura.

50 Constable: o cotidiano na paisagem John Constable ( ) retrata uma natureza ligada aos lugares onde ele nasceu, cresceu e trabalhou ao lado do pai.


Carregar ppt "Século XIX na Europa as inovações na arte Predomínio do neoclassicismo ou academicismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google