A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS. EMPREENDEDORISMO O que é? Para Robert Menezes, ( Professor da Universidade Federal de Campina Grande ), “Empreendedor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS. EMPREENDEDORISMO O que é? Para Robert Menezes, ( Professor da Universidade Federal de Campina Grande ), “Empreendedor."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

2 EMPREENDEDORISMO O que é? Para Robert Menezes, ( Professor da Universidade Federal de Campina Grande ), “Empreendedor é o aprendizado pessoal que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal. É criar ambientes mentais criativos, transformando sonhos em riqueza”.

3 Para Eder Luiz, “é um movimento educacional que visa desenvolver pessoas dotadas de atitudes empreendedoras e mentes planejadoras”. Louis Jaques acredita que ser empreendedor “é ser uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.

4 Origem da palavra A palavra empreendedorismo vem do francês e quer dizer “aquele que esta entre” ou “ intermediário”. Ao contrário do que muitos pensam, este termo é usado desde a Idade Média e definia pessoas que eram encarregadas do projeto de produção em larga escala.

5 O empreendedor Empreendedor é aquele indivíduo que empreende, ou seja, que busca realizar tarefa difícil e trabalhosa. Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, querendo ser reconhecidas e admiradas.

6 Alguns empreendedores famosos 1. Bill Gates – Microsoft 2. Antonio Ermínio de Moraes – Grupo Votorantim 3. Jorge Gerdau – Grupo Gerdau 4. Steve Jobs – Apple 5. Akio Morita - Sony

7 Empreendedorismo no Brasil No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar para poder competir e voltar a crescer.

8 Com o crescimento, o empreendedorismo começou a receber apoio mais estruturado, como o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O SEBRAE surgiu em 1972, como resultado de iniciativas de diversas entidades que estimularam o empreendedorismo.

9 Depois surge o EMPRETEC, programa internacional que reúne a ONU, a Agência Brasileira de Cooperação,Órgão do Ministério das Relações Exteriores e o Sebrae. O principal objetivo do EMPRETEC é promover o desenvolvimento das empresas existentes, bem como o surgimento de novas, treinando e prestando assistência técnica ao crescimento, de forma a estimular a competitividade no mercado.

10 Oportunidades e financiamentos Como saber se minha idéia é um bom negócio? Você já deve ter ouvido a seguinte expressão:  Para que esse negócio saia do papel é preciso... De tal modo, é necessário o planejamento estratégico e financeiro para efetivar seu projeto.

11 Os 10 mandamentos de um bom empreendedor 1. Esteja sempre atento às mudanças no mercado e às expectativas dos clientes; 2. Em tempos de crise, é bom ser prudente e analisar a situação antes de tomar decisões; 3. Faça constantes pesquisas de preços junto aos fornecedores, procurando negociar também prazos e formas de pagamento.

12 4. Busque diferenciais para seus produtos e serviços, pesquisando a atuação de seus concorrentes; 5. Mantenha-se persistente, não se deixando abater pelos problemas do dia-a-dia; 6. Ofereça o máximo de opções de pagamento ao cliente, como cheques, cartões de crédito e outros;

13 7. Seja o melhor vendedor de sua empresa. Treine também sua equipe para que ela faça um market share, ou seja, venda o maior número possível de produtos a cada cliente. 8. Desenvolva promoções que ajudem a cativar o cliente e a divulgar o seu produto ou serviço.

14 9. Aprenda a planejar o futuro, definindo seus objetivos e um plano de ações para alcançá-los. 10. Atue de forma ágil e rápida, mais sem precipitações. Usando imaginação e criatividade, será mais fácil solucionar os problemas e aproveitar as oportunidades.

15 Conclusão Empreendedorismo é hoje muito mais que uma profissão, é um modo de vida. Ao entender o comportamento de um empreendedor e os mecanismos que estão ao seu dispor, futuros empreendedores obterão mais controle e sucesso sobre esse modo de vida. SEJA EMPREENDEDOR SEMPRE!!!


Carregar ppt "DISCIPLINA ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS. EMPREENDEDORISMO O que é? Para Robert Menezes, ( Professor da Universidade Federal de Campina Grande ), “Empreendedor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google