A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontuação - Vírgula A vírgula é usada para indicar a separação entre termos independentes entre si, quer no período, quer na oração. Por indicar o que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontuação - Vírgula A vírgula é usada para indicar a separação entre termos independentes entre si, quer no período, quer na oração. Por indicar o que."— Transcrição da apresentação:

1 Pontuação - Vírgula A vírgula é usada para indicar a separação entre termos independentes entre si, quer no período, quer na oração. Por indicar o que já está separado, a vírgula não pode ser empregada entre os termos que mantêm entre si uma estreita ligação. Seria erro grave, portanto, colocá-la entre * o sujeito e o verbo: Cada instante da vida é um passo rumo à morte. * o verbo e o complemento: A prosperidade faz poucos amigos.

2 * o nome e seu adjunto adnominal ou complemento nominal: “A mais nobre missão do ser humano é prestar sua ajuda ao semelhante...” (Sófocles) * a oração subordinada substantiva e a oração principal: O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever. (Almirante Barroso) Quem não gosta do Brasil não me interessa. (Gilberto Amado)

3 Usa-se a vírgula para separar * Termos que exercem a mesma função sintática: “Ela tem sua claricidade, seus caminhos, suas escadas, seus andaimes.” (Cecília Meireles) * Orações coordenadas assindéticas: “Examinou o polvarinho e o chumbeiro, pensou na viagem, estremeceu.” (Graciliano Ramos)

4 * Orações coordenadas sindéticas, salvo as introduzidas pela conjunção e: “Cessaram as buzinas, mas prosseguia o alarido nas ruas.” (Manuel Antônio de Almeida) * Aposto explicativo: “Conhecia também o marido, seu Ramalho, sujeito calado, sério, asmático, eletricista da Nordeste.” (Graciliano Ramos) * pleonasmo, polissíndeto e repetições: “Tornou a andar, a andar, a andar.” (Machado de Assis)

5 * Vocativo: “Dom Casmurro, domingo vou jantar com você.” (Machado de Assis) * Orações subordinadas adjetivas explicativas: “Calçava sapatos de duraque, rasos e velhos, a que ela mesma dera alguns pontos.” (Machado de Assis) * Orações intercaladas: “A rosa, disse o Gênio, é a tua infância.” (Augusto Meyer) * Orações subordinadas adverbiais deslocadas: “Assim como a abelha fabrica mel no coração negro do jacarandá, a doçura está no peito do mais valente guerreiro.” (José de Alencar)

6 * Nas datas, o nome do lugar: São Paulo, 11 de dezembro de 2015. * Partículas e expressões de explicação, correção, continuação, conclusão, concessão: Sairá amanhã, aliás, depois de amanhã. * Para indicar, às vezes, a elipse do verbo: “Em frente, um gramal vastíssimo.” (Raul Pompéia)


Carregar ppt "Pontuação - Vírgula A vírgula é usada para indicar a separação entre termos independentes entre si, quer no período, quer na oração. Por indicar o que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google