A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sinais de Pontuação Técnicas de Comunicação Oral e Escrita Profa. Solange Lara.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sinais de Pontuação Técnicas de Comunicação Oral e Escrita Profa. Solange Lara."— Transcrição da apresentação:

1 Sinais de Pontuação Técnicas de Comunicação Oral e Escrita Profa. Solange Lara

2 Sinais de Pontuação Os Sinais de pontuação são recursos gráficos utilizados para imprimir ao texto escrito as características da língua falada. Aplicam-se às palavras ordenadas na oração ou no período e, por isso, são chamados de notações sintáticas.

3 Sinais de Pontuação Os sinais de pontuação podem ser classificados em dois grupos: De pausa ou de melodia ou entonação. Sinais de Pausa:. - ponto, - vírgula ;- ponto-e-vírgula

4 Sinais de Melodia ou Entonação – ritmo ou altura da voz. : - dois pontos ? - ponto de interrogação ! - ponto de exclamação... - reticências “ - aspas ( ) - parênteses [ ] - colchetes - Travessão

5 1) Ponto: O ponto final (.) é o sinal de pausa de grande duração, empregado geralmente no final de frases afirmativas ou no fim de uma oração ou período. O Ponto é também empregado nas abreviaturas. Sr., Dr., s.m. (substantivo masculino)

6 2) Vírgula: A vírgula (,) é um sinal destinado a marcar pausa de breve duração entre os termos da oração e entre orações de um mesmo período.

7 2) Vírgula: a) Separar o vocativo: Ex.: Um cafezinho aí, compadre? b) Separar o aposto: Ex.:Depois foi a Lúcia, irmã caçula, que ficou noiva.

8 2) Vírgula: c) Separar adjuntos adverbiais que aparecem no início ou no meio das orações: Ex.: Você, certamente, já tem candidato. d) Separar termos de uma enumeração, quando têm idêntica função sintática: Ex.: Passam-se dias,horas,meses,anos.

9 2) Vírgula: e) Separar nomes de lugar nas datas e nos endereços: Ex.: Belo Horizonte, 26 de julho de 2005. Rua Itu, 26. f) Indicar a elipse, isto é, a omissão de um termo da oração: Ex.: No poeta morava o gênio, no cientista, a loucura.

10 2) Vírgula: g) Isolar palavras ou expressões explicativas ou conclusivas, tais como: Ex.: por exemplo, isto é, digo, assim, com efeito. h) Nas inversões de frases: Ex.: Este nosso advogado, você conhece.

11 2) Vírgula: i) Com orações intercaladas ou expressões explicativas. Ex.: O programa de ensino deverá ser implantado, conforme estipulado em reunião, gradativamente. Ele chegou tarde, ou seja, já passava da meia noite. j) Nos provérbios em geral. Ex.: Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

12 3) Ponto-e-Vírgula O ponto-e-vírgula (;) é um sinal gráfico destinado a marcar uma pausa mais sensível que a vírgula; é um sinal intermediário entre o ponto e a vírgula.

13 3) Ponto-e-Vírgula a) Separar as orações em períodos curtos numa descrição ou enumeração lógica, para dar maior destaque à idéia: Exemplo: O aluno falou menos, decerto; é talvez o mais atento da turma.

14 3) Ponto-e-Vírgula b) Separar os itens que constituem uma lei, um decreto, uma portaria, um relatório, um regulamento, uma instrução normativa. Exemplo: O vocabulário conterá: a) formulário ortográfico, que são estas instruções; b) o vocabulário comum; c) o registro de abreviaturas.

15 4) Dois Pontos Os dois pontos (:) destinam – se a marcar uma pausa repentina da voz, mais acentuada que a da vírgula, indicando que a frase não está concluída. É freqüente o seu uso para: 1) Introduzir a fala de um interlocutor. Ex.: Ele disse: - Cheguei!

16 4) Dois Pontos 2) Introduzir uma citação. Ex.:... bastam os seus quadros: És como um lírio... ( Manuel Bandeira) 3) Introduzir uma enumeração explicativa. Ex.: Mas eu sei reconhecer: um sítio, uma fazenda, um parque.

17 4) Dois Pontos 4) Introduzir um esclarecimento ou síntese do que foi dito anteriormente. Ex.: “Vamos ter uma nova geografia na Alemanha: no Ocidente, o capital, e no leste, se tivermos sorte, o trabalho.”

18 5) Ponto de Interrogação O ponto de interrogação ( ?) marca o tom de voz que se eleva (ascendente), próprio da interrogação direta, podendo, ou não exigir resposta: Ex.: - Ninguém faltou hoje? Na interrogação indireta, dispensa-se o ponto de interrogação: Ex.: Mariana, impaciente, perguntou-lhe ao ouvido se não era melhor adiar a consulta.

19 6) Ponto de Exclamação O ponto de exclamação (!) é colocado depois de interjeição ou frase exclamativa, para expressar estados emotivos ou chamamento: Ex.: - Coma pelo menos um pouco, João!

20 Bibliografia: MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. São Paulo:Saraiva,1994. GOLD, Miriam. Redação Empresarial – escrevendo com sucesso na era da globalização. São Paulo, Pearson Prentice Hall,2005,208.


Carregar ppt "Sinais de Pontuação Técnicas de Comunicação Oral e Escrita Profa. Solange Lara."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google