A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Silvana Aparecida Derobio ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 21.07.16 EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Silvana Aparecida Derobio ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 21.07.16 EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ."— Transcrição da apresentação:

1 Silvana Aparecida Derobio E-mail: silvana2016avilez@gmail.com ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 21.07.16 EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ

2 “Para um conhecimento científico todo conhecimento é uma resposta a uma pergunta. Se não existe pergunta não pode haver conhecimento científico. Nada vem sozinho, nada é dado. Tudo é construído.” Bachelard, A formação do espírito científico

3

4 PAUTA Vídeo deleite: Vida Maria – Márcio Ramos Leitura das atas dos encontros anteriores. 30/06 e 07/07/16 Avisos Texto: “Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado” – Telma Weisz Ficha de rendimento escolar

5 Vídeo deleite

6 Leitura das atas dos encontros anteriores 30.06.17 07.07.16

7 AVISOS  Estudo do meio ( para os alunos) até 15 de agosto/16 Local gratuito  Passeio cultural (Sugestões)/setembro  Reunião pedagógica – 23/07/16  1ª semana de agosto/HTPC COLETIVO – PPP (04/08/16)  Conselho de Ano Ciclo – a partir do dia 22/08/16 com meio período de aula.  Fotos dos alunos no facebook  Ata de HTPC – Assinar no horário de HTP  Datas do Conselho de Ano/Ciclo.

8 DATAS DO CONSELHO DE ANO/CICLO DATASPROFESSORESANO/CICLOPERÍODO 22/08/16Thaise/Cris Gomes1º e 2º anos - CIIMANHÃ 22/08/16Alexandra/Cris Gomes 1º e 2º anos - CIITARDE 23/08/16Aline/Jaime3º anos – CIIMANHÃ 24/08/16Norma2º ano – CIMANHÃ 24/08/16Tábada2º ano – CITARDE 26/08/16Graziane1º ano – CIMANHÃ 26/08/16Selma1º ano – CITARDE

9 Objetivos : Concluir as discussões sobre o texto: “Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado” Telma Weisz Preencher fichas de rendimento escolar dos alunos (3º trimestre).

10 “Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado” Telma Weisz

11 TEXTO: “Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado” TEMPESTADE DE IDEIAS....

12 Sistematizando o texto... GRAZIANEALEXANDRAFABIANA AGNELLOCRIS GOMESCARINA SELMAALINEANA PAULA TABADATHAISENORMA VANESSA

13 Ideias principais do texto.... O letramento se dá de maneira processual e contínuo. O texto estabeleceu relação com a escrita dos nomes dos alunos, das garatujas, do Infantil III (Aline) O texto aponta que o início do processo a criança supõe que a escrita é uma outra forma de desenhar as coisas, constrói um sistema que se assemelha à escrita do adulto. Fases das hipóteses de escrita e a autora vai exemplificando cada uma dando características e exemplos de escritas. Traz a questão dos conflitos cognitivos tanto com as informações que recebem do mundo como com as hipóteses de quantidades e variedades mínimas de caracteres construídas pelas próprias crianças. O professor como mediador da aprendizagem.

14 Preenchimento de fichas de rendimento escolar. AVA

15 Boa noite!


Carregar ppt "Silvana Aparecida Derobio ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 21.07.16 EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google