Download presentation
Презентация загружается. Пожалуйста, подождите
PublicouBenedita de Caminha Ventura Alterado mais de 8 anos atrás
1
Silvana Aparecida Derobio E-mail: silvana2016avilez@gmail.com ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 21.07.16 EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ
2
“Para um conhecimento científico todo conhecimento é uma resposta a uma pergunta. Se não existe pergunta não pode haver conhecimento científico. Nada vem sozinho, nada é dado. Tudo é construído.” Bachelard, A formação do espírito científico
4
PAUTA Vídeo deleite: Vida Maria – Márcio Ramos Leitura das atas dos encontros anteriores. 30/06 e 07/07/16 Avisos Texto: “Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado” – Telma Weisz Ficha de rendimento escolar
5
Vídeo deleite
6
Leitura das atas dos encontros anteriores 30.06.17 07.07.16
7
AVISOS Estudo do meio ( para os alunos) até 15 de agosto/16 Local gratuito Passeio cultural (Sugestões)/setembro Reunião pedagógica – 23/07/16 1ª semana de agosto/HTPC COLETIVO – PPP (04/08/16) Conselho de Ano Ciclo – a partir do dia 22/08/16 com meio período de aula. Fotos dos alunos no facebook Ata de HTPC – Assinar no horário de HTP Datas do Conselho de Ano/Ciclo.
8
DATAS DO CONSELHO DE ANO/CICLO DATASPROFESSORESANO/CICLOPERÍODO 22/08/16Thaise/Cris Gomes1º e 2º anos - CIIMANHÃ 22/08/16Alexandra/Cris Gomes 1º e 2º anos - CIITARDE 23/08/16Aline/Jaime3º anos – CIIMANHÃ 24/08/16Norma2º ano – CIMANHÃ 24/08/16Tábada2º ano – CITARDE 26/08/16Graziane1º ano – CIMANHÃ 26/08/16Selma1º ano – CITARDE
9
Objetivos : Concluir as discussões sobre o texto: “Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado” Telma Weisz Preencher fichas de rendimento escolar dos alunos (3º trimestre).
10
“Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado” Telma Weisz
11
TEXTO: “Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado” TEMPESTADE DE IDEIAS....
12
Sistematizando o texto... GRAZIANEALEXANDRAFABIANA AGNELLOCRIS GOMESCARINA SELMAALINEANA PAULA TABADATHAISENORMA VANESSA
13
Ideias principais do texto.... O letramento se dá de maneira processual e contínuo. O texto estabeleceu relação com a escrita dos nomes dos alunos, das garatujas, do Infantil III (Aline) O texto aponta que o início do processo a criança supõe que a escrita é uma outra forma de desenhar as coisas, constrói um sistema que se assemelha à escrita do adulto. Fases das hipóteses de escrita e a autora vai exemplificando cada uma dando características e exemplos de escritas. Traz a questão dos conflitos cognitivos tanto com as informações que recebem do mundo como com as hipóteses de quantidades e variedades mínimas de caracteres construídas pelas próprias crianças. O professor como mediador da aprendizagem.
14
Preenchimento de fichas de rendimento escolar. AVA
15
Boa noite!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.