A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização e desenvolvimento do HTPC “A escola é, ainda, espaço em que se abrigam desencontros de expectativas, mas também acordos solidários, norteados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização e desenvolvimento do HTPC “A escola é, ainda, espaço em que se abrigam desencontros de expectativas, mas também acordos solidários, norteados."— Transcrição da apresentação:

1 Organização e desenvolvimento do HTPC “A escola é, ainda, espaço em que se abrigam desencontros de expectativas, mas também acordos solidários, norteados por princípios e valores educativos, pactuados por meio do projeto político-pedagógico, concebido segundo as demandas sociais e aprovado pela comunidade educativa” (MEC, 1994)

2 Atividade 1 Qual é o retrato que me retrata ? Observe as imagens a seguir e reflita qual delas poderia representar a sua atuação na Unidade Escolar e por quê

3 Qual é o retrato que me retrata ?

4 “ Quando falamos em identidade, nos referimos a características que especificam algo ou alguém. A identidade, no entanto, não é estática. Ao contrário, ela está em permanente elaboração, no contexto social de interação de indivíduos e grupos, implicando reconhecimento recíproco”. Terezinha A. Rios

5 Atividade 2 Leitura dos textos da Revista Nova Escola/Gestão Escolar A diferença entre formar e informar;formar Como detecto as fragilidades dos professores;professores Como elaborar boas pautas para as reuniões pedagógicas;reuniões Algumas possibilidades de estratégias formativas;estratégias formativas Ler, ressaltar os trechos mais relevantes e socializar

6 Organização e condução do HTPC HTPC Planejamento Pauta formativa RegistroAvaliação Melhoria da aprendizagem Definidas conforme a demanda da equipe Observação e reflexão da ação Como ?

7 Organização e condução do HTPC É importante: 1. Organizar as ações de formação continuada com conteúdos voltados às metas da escola e à melhoria do desempenho dos alunos. 2. Elaborar previamente a pauta de cada reunião, definida a partir das contribuições/necessidades dos participantes; 3. Dividir entre os participantes as tarefas inerentes às reuniões (registro, escolha de textos, organização dos estudos);

8 É importante: 4. Planejar formas de avaliação das reuniões pelo coletivo dos participantes; 5. Prever formas de registro (ata, caderno, diário de bordo, relatos etc) das discussões, avanços, dificuldades detectadas, ações e intervenções propostas e decisões tomadas; 6. Realizar a formação docente baseada em referencial teórico.

9 Analise as duas pautas indicadas de acordo com as questões norteadoras 1. A pauta deixa explícito o objetivo do HTPC? Qual a importância para o professor conhecer o objetivo do encontro em que participa? 2. Há relação entre o objetivo, conteúdo e encaminhamento nos registros? 3. É possível antecipar como será a participação dos professores durante o encontro? 4. Quais encaminhamentos serão realizados pelo PC? 5. Quais as estratégias utilizadas para ensinar o que se quer?

10 Exemplos de pauta

11 Pauta formativa Uma pauta bem planejada Explicita os objetivos e conteúdos do encontro; Define estratégias a partir dos objetivos de modo que haja coerência entre os conteúdos e as estratégias; Permite dimensionar e gerenciar o tempo da reunião, que possibilita ao grupo a corresponsabilidade pela sua gestão.

12 Os Coordenadores Pedagógicos precisam ter consciência de que necessitam de formação permanente, acompanhamento e apoio pedagógico. É somente desta maneira que podem ganhar condições de conscientizar a equipe de professores a respeito da importância de estudo e reflexão e de auxiliá-los na tarefa de ensinar.reflexão Telma Weisz

13 Referências bibliográficas MORELI. Silvana. Ensinar & Aprender. Disponível em http://professorasilmoreli.blogspot.com.br/p/pautas-reunioes-de-atpc.html Acesso em 07 03 15 http://professorasilmoreli.blogspot.com.br/p/pautas-reunioes-de-atpc.html Observação e Registro. Trabalhando com educação de jovens e adultos. Brasília 2006. Que conceito – um novo conceito de dicionário. Ata. Disponível em http://queconceito.com.br/ata http://queconceito.com.br/ata Registro. Disponível em: http://pt.slideshare.net/telasnorte1/registro-2010-rp- 3437744?related=1http://pt.slideshare.net/telasnorte1/registro-2010-rp- 3437744?related=1 RIOS. Terezinha A. Identidade na Escola. Disponível em http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/identidade-escola-autonomia-etica-valores- gestao-participativa-democratica-trabalho-equipe-escolar-515765.shtml http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/identidade-escola-autonomia-etica-valores- gestao-participativa-democratica-trabalho-equipe-escolar-515765.shtml RUIZ. Helena Cristina. Algumas Possibilidades de Estratégia Formativas. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/pdf/possibilidades-estrategias-formativas.pdf São Paulo. Secretaria de Estado de Educação.Pauta de Formação –agosto de 2010- LER e Escrever: Prioridade na Escola, 5º encontro – Professor Coordenador.


Carregar ppt "Organização e desenvolvimento do HTPC “A escola é, ainda, espaço em que se abrigam desencontros de expectativas, mas também acordos solidários, norteados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google