A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CBTC – Confederação Brasileira de Trabalhadores Circulistas Sustentabilidade Organizações Sociais 2º Pré Congresso Circulista na Região Nordeste Natal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CBTC – Confederação Brasileira de Trabalhadores Circulistas Sustentabilidade Organizações Sociais 2º Pré Congresso Circulista na Região Nordeste Natal."— Transcrição da apresentação:

1 CBTC – Confederação Brasileira de Trabalhadores Circulistas Sustentabilidade Organizações Sociais 2º Pré Congresso Circulista na Região Nordeste Natal – RN 27 à 29 de novembro/2015 Luis Stephanou luis.ribeiro@fcors.com.br

2 2 É um processo de mudança através do qual a exploração de recursos naturais, a orientação dos investimentos, dos avanços tecnológicos e das mudanças institucionais estão em harmonia e ampliam tanto o potencial presente como o futuro para satisfazer as necessidades e aspirações humanas. As estratégias devem satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas necessidades. (Definição da Comissão Brundtland) O que é sustentabilidade?

3 3 Desenvolvimento Sustentável Algumas perguntas Ter muito dinheiro = organização desenvolvida? Crescimento é igual a desenvolvimento? Desenvolvimento = desenvolvimento sustentável?

4 Desenvolvimento Sustentável

5 5 Sustentabilidades em Organizações sociais Sustentabilidade política; Sustentabilidade ambiental; Sustentabilidade técnica; Sustentabilidade financeira. O conjunto de sustentabilidades proporciona Desenvolvimento Social O conjunto de sustentabilidades proporciona Desenvolvimento Social

6 6 Sustentabilidade política Viabilidade institucional; Capacidade de articulação. Protagonismo político; A relação de adequação de nossas iniciativas às políticas públicas; Participação social em torno do processo de tomada de decisões, controle e execução das ações de nossas organizações. Qual é o nosso compromisso com a democracia? Presença em grupos com necessidades de políticas compensatórias e/ou expostos a situações de risco. Qual é o nosso compromisso com a inclusão social? Diálogo com saberes e representações culturais diferentes das nossas. Atenção a minorias, questões de gênero, religiosidades.

7 7 Sustentabilidade técnica Existência de talentos humanos dentro e fora da organização; Uso de máquinas, equipamentos, recursos metodológicos e de inteligência; Política de comunicação.

8 8 Sustentabilidade financeira Uso adequado de nossas “riquezas”; Identificação de fontes de financiamento; Conhecimento dos procedimentos e condições das fontes de recursos; Planejamento estratégico de sustentabilidade: trabalhamos com orçamento?

9 9 Sustentabilidade ambiental Uso adequado dos próprios recursos energéticos. Qual o nosso compromisso com a economia dos recursos naturais? Estímulo de ações relacionadas à preservação ou recuperação ambiental; Conteúdos de educação ambiental.

10 Laudato Si - 161 10 “O ritmo de consumo, desperdício e alteração do meio ambiente superou de tal maneira as possibilidades do planeta, que o estilo de vida atual – por ser insustentável – só pode desembocar em catástrofes, como aliás já está acontecendo periodicamente em várias regiões”.

11 11

12 Laudato Si - 44 12 “Nota-se... o crescimento desmedido e descontrolado de muitas cidades que se tornaram pouco saudáveis para viver, devido não só à poluição proveniente de emissões tóxicas mas também ao caos urbano, aos problemas de transporte e à poluição visual e acústica. Muitas cidades são grandes estruturas que não funcionam, gastando água e energia em excesso”.

13 13

14 Laudato Si - 48 14 “O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. De fato, a deterioração do meio ambiente e da sociedade afetam de modo especial os mais frágeis do planeta”.

15 15

16 Laudato Si - 122 16 “Quando o ser humano se coloca no centro, acaba por dar prioridade absoluta aos seus interesses contingentes, e tudo o mais se torna relativo. Por isso, não deveria surpreender que, juntamente com a omnipresença do paradigma tecnocrático e a adoração do poder humano sem limites, se desenvolva nos indivíduos este relativismo no qual tudo o que não serve os próprios interesses imediatos se torna irrelevante”

17 17

18 Laudato Si - 52 18 “É preciso revigorar a consciência de que somos uma única família humana. Não há fronteiras nem barreiras políticas ou sociais que permitam isolar-nos e, por isso mesmo, também não há espaço para a globalização da indiferença”.

19 Laudato Si - 219 19 “A conversão ecológica (de cada pessoa), que se requer para criar um dinamismo de mudança duradoura, é também uma conversão comunitária”

20 20

21 Pegada Ecológica 21 Por onde passamos deixamos nossa marca, agradável ou não. A nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, "legados". Através da pegada de um animal podemos saber muito sobre ele. Assim é também a “Pegada Ecológica ou Ambiental”. Quanto mais pisamos na TERRA, ou seja, nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra.

22 Pegada Ecológica 22 A Pegada Ecológica ou Ambiental não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos (ou séculos) de maneira sustentável ou não.

23 Pegada Ecológica e desigualdade 23

24 24

25 Questões para debate 25 De que forma a visão e as propostas da Encíclica “Laudato Si” tocam a vida e missão dos círculos operários hoje? Com que ações o Movimento Circulista pode responder aos desafios e colher as oportunidades do contexto atual em torno de sua sustentabilidade? Quais as experiências praticas que estamos promovendo ou apoiando para mitigar nossa pegada ambiental?


Carregar ppt "CBTC – Confederação Brasileira de Trabalhadores Circulistas Sustentabilidade Organizações Sociais 2º Pré Congresso Circulista na Região Nordeste Natal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google