A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPUTAÇÃO GRÁFICA Nathison Lopes Kauê Bonilha Tainara Patrícia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPUTAÇÃO GRÁFICA Nathison Lopes Kauê Bonilha Tainara Patrícia."— Transcrição da apresentação:

1 COMPUTAÇÃO GRÁFICA Nathison Lopes Kauê Bonilha Tainara Patrícia

2 “Um conjunto de ferramentas e técnicas para converter dados para ou de um dispositivo gráfico através do computador”. A Computação Gráfica segundo a ISO.

3 História e Origens da Computação Gráfica Whirlwind I, primeiro computador com capacidades gráficas (1951).

4 4 Interface gráfica do SAGE (Semi-Automatic Ground Enviroment), monitoramento e controle de espaço aéreo

5 5 Sketchpad (1962), primeiro editor gráfico. Ivan Sutherland.

6 6 Em 1965 surgem os primeiros sistemas CAD DAC e CAD CAM direcionados a industria automobilística e aeroespacial.

7 7 David Evans e Ivan Sutherland. Evans & Sutherland (1968)

8 8 Tabela de profundidade de bits, quantidade de cores.

9 9 24 bits 16 bits 8 bits

10 10 Jogo Evoland (do 8 bits ao 3D)

11 11 Matriz de Pixels (2 cores)

12 12 Subáreas da Computação Gráfica -Síntese de Imagens -Processamento digital -Análise de Imagens -Vizualização de Dados

13 Jet Propulsion Laboratory (1960)

14 Processamento de Imagem Raster e Vetorial

15 Ruídos Ruído de Imagem Ruído na Luminância Ruído Chroma

16 16 Década de 70: -Reconhecimento como área específica -Desenvolvimento de novas técnicas -Introdução do aspecto comercial -Aprimoramento dos jogos e videogames -Uso da computação gráfica em filmes -Surgimento de congressos específicos (SIGGRAPH 74)

17 17 Magnavox Odyssey (1972)

18 18 (1972)

19 19

20 20 Apple 2 (1977)

21 21 Década de 80: -Década do computador pessoal -Início das animações 3D (Loren Carpenter, SIGGRAPH, 1980) -Explosão do uso da computação gráfica no cinema -Surgimento de novas aplicações -Em Artes, Computação e Vizualização Científica. -Aumento das possibidades geométricas (Espaço tridimensional)

22 22 Videoclipe de Money for Nothing (Dire Straits, 1985)

23 23 Tron, uma odisséia eletrônica (Disney, 1983)

24 iSBX 275 Video Graphics Controller Multimodule Board (Intel, 1983) 8 cores com resolução de 256 x 256 pixels.

25 Windows 1.01 (Microsoft, 1985) Macintosh (Apple, 1984)

26 Captura de tela do jogo Jet (1985), um dos primeiros no estilo simulador de voo

27 AutoCAD rodando no sistema operacional SUN (Unix)

28 28 Luxo Jr. (PIXAR, 1986)

29 29 Década de 90: -Amadurecimento da computação gráfica -Recursos audiovisuais aperfeiçoados no cinema -Filmes inteiros em CG Exterminador do Futuro 2 Jurassic Park (1993)

30 30 Toy Story (1995)

31 Evolução dos gráficos com as GPUs

32 Matrix (1999)

33 Jogos 2D

34 GPU (Graphics Processing Unit ou Unidade de Processamento Gráfico)

35 GPU Xbox 360

36 Bibliotecas Gráficas (API’s)

37 O algoritmo da reta de Bresenham

38

39 Equação Geral da Reta ax+bx-c=0

40 Equação Geral da Reta (Demonstração)

41 Computação Gráfica 3D

42 Matrizes dos Eixos X, Y e Z para Rotação 3D. Nomenclatura dos Eixos

43 Visualização 3D View point (centro de projeção) localizado sobre o eixo z

44 Algoritmo para representação de uma esfera

45 45 Aplicações da Computação Gráfica

46 Visão Computacional

47 47 Softwares utilizados na area de Editoração, Desenho Gráfico, Manipulação e Tratamento de Imagens

48 LIDAR (Light Detection and Ranging)

49 Fotogrametria

50 Projeto Homem Virtual (USP)

51 51 Microstation, plataforma especializada para arquitetura, engenharia civil, cartografia e outros

52 52 Autodesk Maya, illustração e animação 3D

53 53 Edição profissional de vídeo

54 O futuro da computação gráfica Telas de Multi-ToqueHologramas

55 O futuro da computação gráfica Telas de Multi-ToqueHologramas

56 Referências Bibliográficas

57 PUC-RS. Origens da Computação Gráfica. Disponível em: http://www.inf.pucrs.br/~pinho/CG/Aulas/Intro/intro.html Acesso em: 03/06/2013 http://www.inf.pucrs.br/~pinho/CG/Aulas/Intro/intro.html FORTIUM GRUPO EDUCACIONAL. História da Computação Gráfica. Disponivel em: http://fortium.edu.br/blog/robson_guedes/files/2010/03/Computa%C3%A7%C3%A3o-gr%C3%A1fica- Hist%C3%B3ria.pdfhttp://fortium.edu.br/blog/robson_guedes/files/2010/03/Computa%C3%A7%C3%A3o-gr%C3%A1fica- Hist%C3%B3ria.pdf Acesso em: 04/06/2013 HISTORY OF COMPUTERS. Sage. Disponível em: http://history-computer.com/ModernComputer/Electronic/SAGE.htmlhttp://history-computer.com/ModernComputer/Electronic/SAGE.html Acesso em: 03/06/2013 WIKIPEDIA. Whirlwind 1. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Whirlwind_I Acesso em: 03/06/2013http://en.wikipedia.org/wiki/Whirlwind_I UFSCAR. A Popularização da Computação Gráfica e os Atores Digitais. Disponível em: http://www.ufscar.br/~cinemais/artcomputacao.htmlhttp://www.ufscar.br/~cinemais/artcomputacao.html Acesso em: 02/06/2013 UFSM. Computação Gráfica 3D. Disponível em: http://www-usr.inf.ufsm.br/~pozzer/disciplinas/cg_8_3d.pdf Acesso em: 04/06/2013http://www-usr.inf.ufsm.br/~pozzer/disciplinas/cg_8_3d.pdf CAMBRIDGE IN COLOR. Profundidade de Bits. Disponível em: http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/bit-depth.htmhttp://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/bit-depth.htm Acesso em 02/06/2013 UNIVASF. Computação Gráfica. Disponível em: http://www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti/comput_graf01_int_percep.pdfhttp://www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti/comput_graf01_int_percep.pdf Acesso em 04/06/2013


Carregar ppt "COMPUTAÇÃO GRÁFICA Nathison Lopes Kauê Bonilha Tainara Patrícia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google