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PublicouRaul Lombardi Fartaria Alterado mais de 7 anos atrás
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COMPUTAÇÃO GRÁFICA Nathison Lopes Kauê Bonilha Tainara Patrícia
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“Um conjunto de ferramentas e técnicas para converter dados para ou de um dispositivo gráfico através do computador”. A Computação Gráfica segundo a ISO.
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História e Origens da Computação Gráfica Whirlwind I, primeiro computador com capacidades gráficas (1951).
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4 Interface gráfica do SAGE (Semi-Automatic Ground Enviroment), monitoramento e controle de espaço aéreo
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5 Sketchpad (1962), primeiro editor gráfico. Ivan Sutherland.
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6 Em 1965 surgem os primeiros sistemas CAD DAC e CAD CAM direcionados a industria automobilística e aeroespacial.
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7 David Evans e Ivan Sutherland. Evans & Sutherland (1968)
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8 Tabela de profundidade de bits, quantidade de cores.
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9 24 bits 16 bits 8 bits
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10 Jogo Evoland (do 8 bits ao 3D)
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11 Matriz de Pixels (2 cores)
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12 Subáreas da Computação Gráfica -Síntese de Imagens -Processamento digital -Análise de Imagens -Vizualização de Dados
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Jet Propulsion Laboratory (1960)
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Processamento de Imagem Raster e Vetorial
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Ruídos Ruído de Imagem Ruído na Luminância Ruído Chroma
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16 Década de 70: -Reconhecimento como área específica -Desenvolvimento de novas técnicas -Introdução do aspecto comercial -Aprimoramento dos jogos e videogames -Uso da computação gráfica em filmes -Surgimento de congressos específicos (SIGGRAPH 74)
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17 Magnavox Odyssey (1972)
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18 (1972)
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20 Apple 2 (1977)
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21 Década de 80: -Década do computador pessoal -Início das animações 3D (Loren Carpenter, SIGGRAPH, 1980) -Explosão do uso da computação gráfica no cinema -Surgimento de novas aplicações -Em Artes, Computação e Vizualização Científica. -Aumento das possibidades geométricas (Espaço tridimensional)
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22 Videoclipe de Money for Nothing (Dire Straits, 1985)
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23 Tron, uma odisséia eletrônica (Disney, 1983)
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iSBX 275 Video Graphics Controller Multimodule Board (Intel, 1983) 8 cores com resolução de 256 x 256 pixels.
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Windows 1.01 (Microsoft, 1985) Macintosh (Apple, 1984)
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Captura de tela do jogo Jet (1985), um dos primeiros no estilo simulador de voo
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AutoCAD rodando no sistema operacional SUN (Unix)
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28 Luxo Jr. (PIXAR, 1986)
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29 Década de 90: -Amadurecimento da computação gráfica -Recursos audiovisuais aperfeiçoados no cinema -Filmes inteiros em CG Exterminador do Futuro 2 Jurassic Park (1993)
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30 Toy Story (1995)
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Evolução dos gráficos com as GPUs
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Matrix (1999)
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Jogos 2D
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GPU (Graphics Processing Unit ou Unidade de Processamento Gráfico)
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GPU Xbox 360
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Bibliotecas Gráficas (API’s)
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O algoritmo da reta de Bresenham
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Equação Geral da Reta ax+bx-c=0
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Equação Geral da Reta (Demonstração)
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Computação Gráfica 3D
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Matrizes dos Eixos X, Y e Z para Rotação 3D. Nomenclatura dos Eixos
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Visualização 3D View point (centro de projeção) localizado sobre o eixo z
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Algoritmo para representação de uma esfera
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45 Aplicações da Computação Gráfica
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Visão Computacional
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47 Softwares utilizados na area de Editoração, Desenho Gráfico, Manipulação e Tratamento de Imagens
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LIDAR (Light Detection and Ranging)
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Fotogrametria
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Projeto Homem Virtual (USP)
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51 Microstation, plataforma especializada para arquitetura, engenharia civil, cartografia e outros
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52 Autodesk Maya, illustração e animação 3D
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53 Edição profissional de vídeo
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O futuro da computação gráfica Telas de Multi-ToqueHologramas
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O futuro da computação gráfica Telas de Multi-ToqueHologramas
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Referências Bibliográficas
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PUC-RS. Origens da Computação Gráfica. Disponível em: http://www.inf.pucrs.br/~pinho/CG/Aulas/Intro/intro.html Acesso em: 03/06/2013 http://www.inf.pucrs.br/~pinho/CG/Aulas/Intro/intro.html FORTIUM GRUPO EDUCACIONAL. História da Computação Gráfica. Disponivel em: http://fortium.edu.br/blog/robson_guedes/files/2010/03/Computa%C3%A7%C3%A3o-gr%C3%A1fica- Hist%C3%B3ria.pdfhttp://fortium.edu.br/blog/robson_guedes/files/2010/03/Computa%C3%A7%C3%A3o-gr%C3%A1fica- Hist%C3%B3ria.pdf Acesso em: 04/06/2013 HISTORY OF COMPUTERS. Sage. Disponível em: http://history-computer.com/ModernComputer/Electronic/SAGE.htmlhttp://history-computer.com/ModernComputer/Electronic/SAGE.html Acesso em: 03/06/2013 WIKIPEDIA. Whirlwind 1. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Whirlwind_I Acesso em: 03/06/2013http://en.wikipedia.org/wiki/Whirlwind_I UFSCAR. A Popularização da Computação Gráfica e os Atores Digitais. Disponível em: http://www.ufscar.br/~cinemais/artcomputacao.htmlhttp://www.ufscar.br/~cinemais/artcomputacao.html Acesso em: 02/06/2013 UFSM. Computação Gráfica 3D. Disponível em: http://www-usr.inf.ufsm.br/~pozzer/disciplinas/cg_8_3d.pdf Acesso em: 04/06/2013http://www-usr.inf.ufsm.br/~pozzer/disciplinas/cg_8_3d.pdf CAMBRIDGE IN COLOR. Profundidade de Bits. Disponível em: http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/bit-depth.htmhttp://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/bit-depth.htm Acesso em 02/06/2013 UNIVASF. Computação Gráfica. Disponível em: http://www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti/comput_graf01_int_percep.pdfhttp://www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti/comput_graf01_int_percep.pdf Acesso em 04/06/2013
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