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Sistema de Computação Gráfica Apresentação da Disciplina Professor: Giácomo A. A. Bolan ( Kinho )

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Apresentação em tema: "Sistema de Computação Gráfica Apresentação da Disciplina Professor: Giácomo A. A. Bolan ( Kinho )"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Computação Gráfica Apresentação da Disciplina Professor: Giácomo A. A. Bolan ( Kinho )

2 CONTEÚDO Introdução a Computação Gráfica Introdução a Computação Gráfica Conceitos Básicos Conceitos Básicos Aplicações no Mercado Aplicações no Mercado Representação Vetorial e Matricial Representação Vetorial e Matricial Arquitetura de Sistemas Arquitetura de Sistemas Sistemas de Coordenadas Sistemas de Coordenadas Transformação – Translação Transformação – Translação Transformação – Escala Transformação – Escala Transformação – Rotação Transformação – Rotação Transformação – Reflexão Transformação – Reflexão Sistemas CAD CAM Sistemas CAD CAM Sistemas Gráficos Comerciais Sistemas Gráficos Comerciais Realidade Virtual Realidade Virtual Realidade Aumentada Realidade Aumentada

3 Introdução a Computação Gráfica A computação gráfica é matemática e arte A computação gráfica é matemática e arte Origem no MIT (computador Whirlwind), fins milatares e acadêmicos. Origem no MIT (computador Whirlwind), fins milatares e acadêmicos. Segundo a ISO, computação gráfica é : Um conjunto de ferramentas e técnicas para converter dados para ou de um dispositivo gráfico através do computador.

4 Introdução a Computação Gráfica

5

6 1885, tecnologia de raios catódicos 1885, tecnologia de raios catódicos 1927, a indústria cinematográfica define o padrão 24 imagens por segundo (fps) 1927, a indústria cinematográfica define o padrão 24 imagens por segundo (fps) 1930, o primeiro computador é construído (ENIAC) 1930, o primeiro computador é construído (ENIAC) 1961, MIT desenvolve o primeiro jogo de computador (Spacewars). 1961, MIT desenvolve o primeiro jogo de computador (Spacewars).

7 Introdução a Computação Gráfica

8 Campeonato de fim de semana do Spacewars

9 Introdução a Computação Gráfica 1963, Sutherland apresenta um sistema de desenho interativo de primitivas gráficas 2D baseado em caneta. 1963, Sutherland apresenta um sistema de desenho interativo de primitivas gráficas 2D baseado em caneta. Nesta mesma época, Englebart inventa o dispositivo de interação mouse.

10 Introdução a Computação Gráfica 1963, Sutherland apresenta um sistema de desenho interativo de primitivas gráficas 2D baseado em caneta. 1963, Sutherland apresenta um sistema de desenho interativo de primitivas gráficas 2D baseado em caneta. Nesta mesma época, Englebart inventa o dispositivo de interação mouse.

11 Introdução a Computação Gráfica Douglas (Doug) Englebart

12 Introdução a Computação Gráfica

13 1966, lançado no mercado o primeiro console de jogos Odissey. 1966, lançado no mercado o primeiro console de jogos Odissey.

14 Introdução a Computação Gráfica Merchandising nos jogos desde 1966

15 Introdução a Computação Gráfica

16 1966, surge a primeira empresa de animações e efeitos especiais, a MAGI. 1966, surge a primeira empresa de animações e efeitos especiais, a MAGI. 1968, é fundada a Intel. 1968, é fundada a Intel. 1969, nasce a ARPANET, rede percussora da Internet. 1969, nasce a ARPANET, rede percussora da Internet. 1972, é fundada a empresa ATARI. 1972, é fundada a empresa ATARI. 1974, Catmull desenvolveu o algorítimo de Z- Buffer 1974, Catmull desenvolveu o algorítimo de Z- Buffer

17 Introdução a Computação Gráfica

18 1977, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood cria a categoria de Oscar de Efeitos Especiais. 1977, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood cria a categoria de Oscar de Efeitos Especiais. 1979, a Lucas contrata Catmull, Smith e outros para uma nova empresa denoninada Lucas Film. 1979, a Lucas contrata Catmull, Smith e outros para uma nova empresa denoninada Lucas Film.

19 Conceitos Básicos Pixel - aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture. Pixel - aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture.

20 Conceitos Básicos

21 Imagem Vetorial Imagem Vetorial Imagem Raster Imagem Raster Tamanho físico Tamanho físico Tamanho lógico Tamanho lógico Cores (RGB, CMYK, HEX) Cores (RGB, CMYK, HEX) Cores (profudindade) Cores (profudindade) Resolução Resolução Compactação Compactação Extensão da imagem Extensão da imagem sistema de cores aditivas sistema de cores subtrativas.

22 Aplicações no Mercado Arte Arte Medicina Medicina Arquitetura Arquitetura Engenharia Engenharia Meterologia Meterologia Astronomia Astronomia Marketing Marketing Segurança Pública Segurança Pública Indústria Indústria Turismo Turismo Moda Moda Lazer Lazer Prossamento de Dados Prossamento de Dados Psicologia Psicologia Educação Educação

23 Representação Vetorial e Matricial Vetor 2D Vetor 2D Vetor 3D Vetor 3D Matriz Matriz

24 Relatório sobre (1 Folha) : Imagem Vetorial (O que é ?) Imagem Raster (O que é ?) Cores formato (RGB, CMYK, HEX) (Explicar o conceito) Cores profundidade (Explicar o conceito) Resolução da imagem (Explicar o conceito) Extensão da imagem do tipo Raster (5 exemplos). Extensão da imagem do tipo Vetorial (5 exemplos).


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