A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CUSTO PADRÃO versus CUSTO REAL APRESENTAÇÃO DO TEMA E RESOLUÇÃO DO EXERCICIO I DE ANÁLISE DAS VARIAÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CUSTO PADRÃO versus CUSTO REAL APRESENTAÇÃO DO TEMA E RESOLUÇÃO DO EXERCICIO I DE ANÁLISE DAS VARIAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 CUSTO PADRÃO versus CUSTO REAL APRESENTAÇÃO DO TEMA E RESOLUÇÃO DO EXERCICIO I DE ANÁLISE DAS VARIAÇÕES

2 CONCEITOS TEMÁTICOS FUNDAMENTAIS – I/III O significado mais elementar de custo padrão, é a meta que a empresa elabora ao fabricar seus produtos, sabendo, entretanto, que a meta anteriormente fixada poderá sofrer alterações, o que não invalida tal adoção. O grande objetivo do custo padrão é o de fixar uma base comparativa entre o que ocorreu e o que deveria ter ocorrido, independentemente de a empresa utilizar o método de custeio direto ou custeio por absorção.

3 CONCEITOS TEMÁTICOS FUNDAMENTAIS – II/III Segundo PADOVEZE (1997:279), há pelo menos três motivos para a utilização do custo-padrão: “determinar o custo que deve ser, o custo correto; definição de responsabilidades e obtenção do comprometimento dos responsáveis por cada atividade padronizada; avaliação de desempenho e eficácia operacional”

4 CONCEITOS TEMÁTICOS FUNDAMENTAIS – III/III FÓRMULAS DAS ANÁLISES DAS VARIAÇÕES: VARIAÇÕES DE MATERIAIS (Quantidade, Preço e Mista): Variação de Quantidade (VQ): Diferença da quantidade X preço-padrão; Variação de Preço (VP): Diferença de Preço X quantidade padrão; Variação Mista (VM): Diferença da quantidade X diferença de preço. VARIAÇÕES DE MÃO DE OBRA DIRETA (Eficiência, Taxa e Mista): Variação de Eficiência (VE): Diferença de horas X taxa- padrão; Variação de Taxa (VT): Diferença de taxa X horas-padrão; Variação Mista (VM): Diferença de horas X diferença de taxa.

5 RESOLVENDO O EXERCICIO I... ENUNCIADO No mês de maio de X1 determinada empresa que fabrica somente UM produto, padronizou seus custos de produção (materiais), assim disposto: PRODUTO “X” – CUSTO PADRÃO 3,0 kg de matéria prima, adquirida por R$ 5,80/kg Findo o mês, constatou-se que o CUSTO REAL foi: 3,5 kg de matéria prima, adquirida por R$ 6,00 DETERMINE A RESULTANTE MONETÁRIA DA VARIAÇÃO RELATIVA: Ao consumo da matéria prima; Ao preço.

6 RESOLVENDO O EXERCICIO I... A RESOLUÇÃO DEVE OBEDECER A SEQUÊNCIA ABAIXO (aplicável ao contexto do exercicio I). É NECESSÁRIO DETERMINAR: 1)O custo padrão total da empresa; 2)O custo real da empresa; 3)O custo padrão (de cada) produto; 4)O custo real (de cada) produto; EM RELAÇÃO ÀS VARIAÇÕES DE MATERIAIS, DETERMINAR: 1)O custo padrão dos materais; 2)O custo real dos materiais; 3)A Variação de Quantidade – vide fórmula; 4)A Variação de Preço – vide fórmula; 5)A Variação Mista – vide fórmula.

7 RESOLVENDO O EXERCICIO I... 6) EM RELAÇÃO ÀS VARIAÇÕES DE MÃO DE OBRA DIRETA (MOD), DETERMINAR: 1)O custo padrão da MOD; 2)O custo real da MOD; 3)A Variação de Eficiência – vide fórmula; 4)A Variação de Taxa – vide fórmula; 5)A Variação Mista – vide fórmula. NOTA IMPORTANTE!!!!!!!! A VARIAÇÃO SERÁ DESFAVORÁVEL (D), QUANDO O CUSTO REAL FOR MAIOR QUE O CUSTO PADRÃO. SERÁ FAVORÁVEL (F) QUANDO CUSTO REAL FOR MENOR QUE O CUSTO PADRÃO


Carregar ppt "CUSTO PADRÃO versus CUSTO REAL APRESENTAÇÃO DO TEMA E RESOLUÇÃO DO EXERCICIO I DE ANÁLISE DAS VARIAÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google