A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa. Envelhecimento dos Sistemas Fisiológicos Principais Composição corporal / Nutrição / Antropometria Metabolismo hidroeletrolítico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa. Envelhecimento dos Sistemas Fisiológicos Principais Composição corporal / Nutrição / Antropometria Metabolismo hidroeletrolítico."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa

2

3 Envelhecimento dos Sistemas Fisiológicos Principais Composição corporal / Nutrição / Antropometria Metabolismo hidroeletrolítico Imunossenescência Termorregulação Órgãos dos sentidos (visão e audição) Estruturas envolvidas na voz, fala, motricidade oral e cavidade oral Pele e anexos Sistema endócrino Sistema cardiosvascular Sistema respiratório Sistema gênito-urinário Sistema gastrointestinal Sistema nervoso

4

5

6 “Nem todo mundo me trata como velho. Acho graça disso. Por quê? Porque um velho nunca se sente velho. Compreendo, a partir dos outros, o que a velhice implica para aquele que a olha de fora.

7 Mas eu não sinto a minha velhice, logo, a minha velhice não é algo que me ensine alguma coisa. O que me ensina alguma coisa é a atitude dos outros em relação a mim [...].

8 ENVELHECIMENTO NORMAL ESTATURA A estatura ereta pode diminuir de 3 a 5 cm no final da idade adulta. –Razões? No decorrer do dia? A diminuição é mais evidente em mulheres. Acima dos 70 anos a estatura diminuí em média 2cm/ano

9 Estatura Discos intervertebrais Enfraquecimento muscular Degeneração das vértebras Osteoartrite das articulações vertebrais Pode aumentar dor na parte inferior da coluna, levar a problemas respiratórios.

10 Alterações na postura do idoso MODIFICAÇÕES : COLUNA VERTEBRAL CAIXA TORÁXICA

11

12 Envelhecimento Cutâneo ENVELHECIMENTO DA PELE

13 ENVELHECIMENTO NORMAL PELE E PÊLOS PERDA DE ELASTINA E COLÁGENO– RUGAS PERDA DA CAPACIDADE DE SUSTENTAÇÃO – BOLSAS ORBITAIS E SULCOS LABIAIS DIMINUIÇÃO DAS GLÂNDULAS- PELE SECA E ASPERA E POROS DILATADOS

14 - Achatamento das papilas dérmicas -Reduzida proliferação basal dos queratinócitos - Perda de aproximadamente 20 % da espessura da derme.

15 O colágeno fica mais estável com a idade. O que causa um aumento na rigidez e na perda de elasticidade do tecido conjuntivo.

16 O decréscimo da atividade enzimática celular dos fibroblastos torna mais lenta a cicatrização no idoso. Scanning electron micrograph of skin epithelial cells

17 Coloured electron micrograph (SEM) of epidermal skin cells after sunburn. O foto-envelhecimento consiste nas mudanças na aparência e nas funções da pele como resultado direto da exposição à radiação ultravioleta do sol ao longo da vida.

18 O foto-envelhecimento é caracterizado por rugas, amarelamento, aspereza, atrofia, pintas pigmentadas, máculas amarronzadas e vasodilatação.

19 ENVELHECIMENTO NORMAL PELE E PÊLOS ALTERAÇÃO NOS MELANÓCITOS E ALÇAS CAPILARES – MANCHAS SENIS UNHAS FRÁGEIS

20 A epiderme torna-se seca, flácida e muito fina como decréscimo do tamanho do queratinócito. Os melanócitos declinam numa taxa de 10 % por década.

21 ENVELHECIMENTO NORMAL PELE E PÊLOS PERDA DE PELOS ( 50 A 100 P/DIA ) PERDA DA PIGMENTAÇÃO COM ALTERAÇÃO NA COR

22 O cabelo torna-se branco e aproximadamente 50% das pessoas com idade em torno dos 50 anos.

23 A perda de cabelo na região frontal e temporal nos homens inicia-se entre o fim da adolescência e o fim da terceira década. A menopausa nas mulheres pode causar perda de cabelo.

24 Autor: Prof. Edgar Nunes Moraes

25


Carregar ppt "Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa. Envelhecimento dos Sistemas Fisiológicos Principais Composição corporal / Nutrição / Antropometria Metabolismo hidroeletrolítico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google