A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por: Vanda Oliveira  Aplicamos o termo Psicologia em nosso cotidiano em diversas situações, como por exemplo: 1. Quando dizemos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por: Vanda Oliveira  Aplicamos o termo Psicologia em nosso cotidiano em diversas situações, como por exemplo: 1. Quando dizemos."— Transcrição da apresentação:

1 Por: Vanda Oliveira v.pires07@gmail.com

2  Aplicamos o termo Psicologia em nosso cotidiano em diversas situações, como por exemplo: 1. Quando dizemos que um vendedor usa a Psicologia para persuadir um cliente.

3  Quando um amigo faz papel de Psicólogo por que escuta problemas, ou Quando um jovem usa o poder de sedução ( Psicologia) para atrair uma mulher.

4  Ao usarmos o termo Psicologia e aplicamos a estes três exemplos, reduzimos o termo ao senso comum, que não é científico.  Um amigo traz-te uma serie de informações que são de experiências que ele viveu e te aconselha dessa forma.  O psicólogo vai conseguir fazer essa distinção entre aquilo que está na realidade posta daquele sofrimento e ele vai afastar-se dessa realidade, observar, analisar isso de uma forma cientifica.  É essa a ciência que vou tentar mostrar um pouco para vocês.

5  O ideial é que o estudante saia do senso comum para entrar no plano cientifico, na qual as percepções individuais não exerçam influencias sobre o observado, ou seja, eu não vou te dar um conselho porque aconteceu comigo uma situação semelhante.

6  Ciência Tem como ponto de partida a realidade, mas para investigar como essa realidade ocorre, ela necessita se afastar dela para melhor compreende-la.  Senso comum tem como ponto de partida essa realidade prática vivenciada sem procurar resgatar explicações do porquê que as circunstâncias ocorrem.

7  Um exemplo simples seria a lei da gravidade  Após os 40 anos….tudo cai. Os corpos têm uma tendência ao centro que seria a gravidade.  Conversa com Newton: Eu estava sentado debaixo de uma arvore e caiu uma maçã na minha cabeça. ( experiência ou senso comum)

8 Através do que chamamos de abstração identifica os seguintes aspetos: 1- Não é só uma maçã. Ele então consegue particularizar e partimentalizar esse processo que é do senso comum, para abstrair o porque que as circunstâncias ocorrem.

9  Newton partiu de um fato cotidiano, uma fruta que caiu de uma árvore, identificando a experiência – senso comum  O porque da ocorrência desse facto acaba sendo pesquisado por Newton que mais tarde formulou a LEI DA GRAVIDADE ( Facto científico)

10  Essa lei tem um processo científico, porque dentro da ciência para poder se tornar um facto científico, precisamos identificar como é que isso vai ser formulado.  Então… Newton não criou a lei de uma hora para outra, do nada. Ele precisou primeiramente definir o que seria essa ciência ou como seria a ciência para explicar a lei da gravidade.

11  É necessário que definamos primeiro o que seria ciência. Como fazemos ciência dentro da Psicologia?  A ciência se constitui como um processo de conhecer, sobre factos ou aspetos da realidade sendo esses o objeto de estudo ( factos e aspetos da realidade).

12  A forma de conhecimento é diferente do senso comum porque se dá por meio de uma linguagem precisa e rigorosa como se fosse uma linguagem universal ( preciso demonstrar)

13  Como obter esse conhecimento de fatos? Usando um sistema programado ou planeado (estabelecendo metas, passo a passo); Sistemático(cumprir os passos programados), e controlado ( controlar variáveis que impedem que a pesquisa não ocorra), para que posteriormente se permita a verificação da validade* desses fatos.

14  Surgimento do motor movido a álcool 1. Crise do petróleo 2. Necessidade de um novo motor ( a partir de programação, sistematização e controle) 3. Testado

15  A Psicologia do senso comum é algo que “achamos ser”, julgamos por nossas experiências e assim inferimos que ocorre alguma coisa ao acaso, mas isso não é cientifico.  A Psicologia como ciência investiga os fatos ocorridos de forma sistemática e programada para entender o porque dos acontecimentos, quais as circunstancias que ocorre e testa-lo.


Carregar ppt "Por: Vanda Oliveira  Aplicamos o termo Psicologia em nosso cotidiano em diversas situações, como por exemplo: 1. Quando dizemos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google