A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia: Método Científico.. Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia: Método Científico.. Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia: Método Científico.

2 Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade.

3 Em nível aplicado: “examina, descreve e avalia métodos e técnicas de pesquisa que possibilitam a coleta e o processamento de informações, visando ao encaminhamento e à resolução de problemas e/ou questões de investigação.”; Metodologia: “[...] é aplicação de procedimentos e técnicas que devem ser observados para construção do conhecimento, com o propósito de comprovar sua validade e utilidade nos diversos âmbitos da sociedade.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 14).

4 Definições de Ciência Etimologia: “o termo ciência provém do verbo em latim Scire, que significa aprender, conhecer [...]” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 14). “Ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigida ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação.” (FERRARI, 1974 apud PRODANOV ; FREITAS, 2013, p. 14). Ciência: “[...] além der ser “uma sistematização de conhecimentos”, ciência é “um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.” (LAKATOS; MARCONI, 2007 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 14).

5 Vídeo: “Aprendendo a aprender”

6 Ciência - várias tarefas a cumprir, tais como: “a) aumento e melhoria do conhecimento; b) descoberta de novos fatos ou fenômenos; c) [...] supressão de falsos milagres, mistérios e superstições; d) aproveitamento material do conhecimento visando à melhoria da condição de vida humana; e) estabelecimento de certo tipo de controle sobre a natureza.” (FERRARI, 1974 apud PRODANOV; FREITAS 2013, p. 15).

7 Vídeo ARIANO SUASSUNA - Defesa contra a teoria da evolução

8 Definir a ciência pelo que ela não é: “a) Primeiro, não é senso comum; b) Não é sabedoria ou bom-senso; c) Terceiro, não é ideologia ; d) Quarto, não é paradigma específico.” (DEMO, 2000 apud PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 15).

9 CRITÉRIOS DE CIENTIFICIDADE Demo (2000, apud PRODANOV, 2013, p. 16, grifo nosso) assevera que, “do ponto de vista dialético, conhecimento científico encontra seu distintivo maior na paixão pelo questionamento, alimentado pela dúvida metódica.”; “Questionamento como método, não apenas como desconfiança esporádica, localizada, intermitente. Os resultados do conhecimento científico, obtidos pela via do questionamento, permanecem questionáveis, por simples coerência de origem.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 16,).

10 Características a) Objeto de estudo bem-definido e de natureza empírica “Delimitação e descrição objetiva e eficiente da realidade empiricamente observável [...];” b) Objetivação “Tentativa de conhecer a realidade tal como é, evitando contaminá-la com ideologia, valores, opiniões ou preconceitos do pesquisador;”

11 c) Discutibilidade “Significa a propriedade da coerência no questionamento, evitando, conforme Demo (2000, p. 28), “a contradição performativa, [...], como seria o caso de pretender montar conhecimento crítico imune à crítica.”; d) Observação controlada dos fenômenos “Preocupação em controlar a qualidade do dado e o processo utilizado para sua obtenção.”;

12 e) Originalidade “Refere-se à expectativa de que todo discurso científico corresponda a alguma inovação, pelo menos, no sentido reconstrutivo [...];” f) Coerência “Argumentação lógica, bem-estruturada, sem contradições [...];”

13 g) Sistematicidade “Parceira da coerência, significa o esforço de dar conta do tema amplamente, sem exigir que se esgote, porque nenhum tema é, propriamente, esgotável [...];” h) Consistência; “Base sólida, “refere-se à capacidade do texto de resistir à contra-argumentação ou, pelo menos, merecer o respeito de opiniões contrárias; em certa medida, fazer ciência é saber argumentar, não só como técnica de domínio lógico, mas sobretudo como arte reconstrutiva (DEMO, 2000, p. 27);”

14 i) linguagem precisa “Sentido exato das palavras, restringindo ao máximo o uso de adjetivos;” d) “comunicável, já que a comunicabilidade é um meio de promover o reconhecimento de um trabalho como científico. A divulgação do conhecimento é responsável pelo progresso da ciência;” e) “preditivo, pois, a partir da investigação dos fatos e do acúmulo de experiências, o conhecimento científico pode dizer o que foi passado e predizer o que será futuro.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 22-3);

15 Em Resumo “Para que o discurso possa ser reconhecido como científico, precisa ser lógico, sistemático, coerente, sobretudo, bem-argumentado. Isso o distancia de outros conhecimentos, como senso comum, sabedoria, ideologia.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 17, grifo nosso).

16 Referências PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.


Carregar ppt "Metodologia: Método Científico.. Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google