A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE CONHECIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE CONHECIMENTO "— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE CONHECIMENTO E RACIOCÍNIO LÓGICO

2 O VALOR DO CONHECIMENTO...Somos resultantes do conhecimento acumulado....Se o conhecimento é abstrato, como poderá ter valor concreto?...Acumulação + transmissão = mola propulsora da ciência e do progresso material da humanidade....Conhecimento x fala x memória x escrita

3 CONHECIMENTO DO SENSO COMUM 1. Conhecimento do povo, obtido ao acaso. 2. Conhecimento ordinário, popular, comum, empírico. 3. Ametódico, assistemático. 4. Conseqüência da necessidade do ♂ em resolver problemas imediatos. (cavernas, a roda, canoa, instrumentos p/a caça, pesca, moeda, remédios caseiros, instrumentos p/a fabricação de tecidos, normas e leis p/regulamentar a convivência, etc.)

4 FILÓSOFOS GREGOS: Distinção entre o conhecimento vulgar e o saber científico Ciência é a posse da verdade, o contato imediato com a realidade. (Platão)

5 CONHECIMENTO CIENTÍFICO 1. Vai além do empírico, procurando conhecer além do fenômeno, suas causas e leis. 2. Necessidade de o homem compreender os fenômenos de forma clara 3. Sistemático, metódico, crítico 4. A realidade passa a ser percebida sob o enfoque de um princípio explicativo, que esclarece... 5. Produto resultante da investigação científica. 6. As explicações podem ser testadas e criticadas através de provas empíricas (necessidade de alcançar um conhecimento “seguro”)

6 CONHECIMENTO X VERDADE 1.As sensações nos dão a imagem do universo real. 2. O conhecimento racional objetivo não dispensa o conhecimento sensível. 3. A verdade é a realidade. 4. A negação da verdade objetiva é incompatível com a Ciência.

7 O CONHECIMENTO CIENTÍFICO...... Requer exatidão e clareza;... É comunicável... É verificável;... Depende de investigação metódica;... É sistemático... Busca e aplica leis;... É explicativo e pode fazer predições;... É aberto.

8 CERLETTI, Alejandro A. Ensinar filosofia: da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: KOHAN, Walter O. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2004.

9 Assim, a partir dessa experiência docente e dos referenciais teóricos já assinalados, a sugestão de Procedimentos metodológicos para as aulas de filosofia no ensino médio consiste nas seguintes etapas: : a) utilização de recurso não filosófico (músicas, poesias, imagens etc.), com o objetivo de sensibilizar o aluno do ensino médio para o tema trabalhado na aula e, assim, buscar construir uma ponte entre o saber erudito e o cotidiano do aluno; b) utilização de textos diversos: textos didáticos, trechos de textos filosóficos e textos complementares (como dados biográficos, explicitação de verbetes em dicionários filosóficos ou da língua portuguesa etc.), visando a apropriação do aluno do saber didático-filosófico sobre o tema em questão;

10 c) elaboração e aplicação de atividades avaliativas com questões reflexivas, objetivando a elaboração do pensamento crítico e reflexivo dos alunos; d) o debate argumentado e o levantamento de questões em todo o processo de ensino e aprendizagem.

11 Se tivermos como pressuposto que a meta do ensino de filosofia, seja em que nível for, deve ser a experiência filosófica (CERLETTI, 2004), o debate, por sua vez, é um procedimento metodológico imprescindível nas aulas de filosofia


Carregar ppt "TIPOS DE CONHECIMENTO "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google