A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação das Monarquias Nacionais Professor Romildo Tavares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação das Monarquias Nacionais Professor Romildo Tavares."— Transcrição da apresentação:

1 Formação das Monarquias Nacionais Professor Romildo Tavares

2 Idade Média  Marcada por guerras, peste(doenças), fome e a forte presença da Igreja Católica.  Conversão dos bárbaros ao cristianismo (Clóvis, Pepino, Carlos Magno).  Ignorância e submissão do povo as diretrizes impostas por Rei e pela Igreja Católica.  Cobrança de impostos e revoltas de camponeses.

3 Idade Média  Fracasso nas cruzadas (conquista de Jerusalém).  Derrota e falência de alguns nobres (Srs. Feudais).  Renascimento Comercial e Urbano.  Migração campo cidade.  Maior exploração dos camponeses e servos. Tais fatores provocam as Revoltas Camponesas

4 Renascimento Urbano e Comercial.

5 Revoltas Camponesas  Revolta do Jacqueries: tem sua origem na exploração dos camponeses (impostos e trabalhos extras nos castelos – construção).  Mortes, saques, incêndios marcaram tal revolta.  Reprimida com severidade – milhares de camponeses mortos.

6 Revoltas Camponesas  A Inglaterra também foi palco de Revoltas Camponesas:  Condado de Essex e Kent – Comerciantes e artesãos se posicionaram contra as tarifas (impostos) cobrados sobre o comércio.  Londres saqueada e busca de acordo entre o Rei Ricardo II e os revoltosos = Acordo interrompido e morte aos revoltosos.

7 Saques e massacres de camponeses

8 Decadência Feudal  Renascimento das cidades e o renascimento comercial enfraquecem a nobreza tradicional feudal.  Nobreza busca recuperar o prestígio e valores no fortalecimento do Rei.  Burguesia busca benefícios junto ao fortalecimento do Rei.

9 Formação das Monarquias Nacionais Portugal, Espanha, Inglaterra e França  Protagonizaram os primeiros elementos de unidade na língua, religião oficial e sentimento de nacionalismo.  O poder centralizado era facilitador de tais elementos.

10 Formação das Monarquias Nacionais Espanha e Portugal  Mouros invadem a península Ibérica – expansão do Islã.  Reinos e feudos lutam para reconquistar o território (Leão, Castela, Aragão e Navarra + Condado Portucalense e Barcelona).  Guerra da Reconquista (711 – 1492)

11 Território em Guerra

12 Formação das Monarquias Nacionais  Guerra Santa: Contou com o apoio da Ordem dos Templários, Ordem de Santiago e a Ordem de Avis.  Nobres recebiam feudo (não hereditários) pelos serviços prestados na guerra.  Henriques de Borgonha recebe o condado Portucalense de Afonso VI e a mão de D. Tereza.

13 Formação das Monarquias Nacionais Formação de Portugal  Afonso Henriques (Dinastia de Borgonha - França) – Proclama Portugal Reino.  Burguesia apoia do desenvolvimento do comércio.  Morte do Rei Fernando de Borgonha – História portuguesa muda de rumo: A ameaça de Castela rondava ao reino – Revolução de Avis = D. João, mestre a Avis toma posse e casa com Filipa de Lencastre (Apoio da Inglaterra)

14 Formação das Monarquias Nacionais A Revolução de Avis:  Foi um movimento urbano, burguês e nacionalista.  Consolidou a burguesia, centralizou o poder e possibilitou a Portugal desenvolver o poder marítimo.

15 Formação das Monarquias Nacionais Formação da Espanha  Só ocorre em 1492 (após a conquista de Granada – último reduto dos Mouros).  União de Castela, Aragão (por meio de casamento) Leão e Navarra por anexação.  Concluída a centralização espanhola.

16 Rendição de Granada.

17 Formação da Inglaterra e da França Inglaterra  Formada por povos germânicos (anglos e saxões)  Reinos independentes (Wessex, Mércia e Nortúmbria)  Henrique II unificou os reinos.  Ricardo Coração de Leão (sucessor de Henrique II) morre nas Cruzadas.  João Sem-Terra herda o Trono (João I)

18 Formação da Inglaterra e da França  Problemas políticos: Cobrança de impostos (Rei João I) X Barões do Norte.  Imposição da Magna Carta Limitar o poder do Rei.  Assinado e negligenciado pelo Rei João I.  Parlamento é criado com a participação na nobreza feudal e depois conta com a participação da burguesia.

19 Formação da Inglaterra e da França França  Formada pelo povo bárbaro Franco (Dinastia Merovíngia e Carolíngia)  A formação da monarquia ocorre entre os séculos XII e XIII – dinastia capetíngia (Hugo Capeto)  Reis de maior destaque: Filipe Augusto, Luís IX e Filipe IV.

20 Formação da Inglaterra e da França  Os monarcas eram símbolo da defesa da paz, dos camponeses e dos burgueses, além de serem os apoiadores das virtudes cristãs. Isto mostra que os reis franceses tinham como marca a sustentação na fé católica e isso mais a frente serviu de base para a tese do “ direito Divino dos reis”.

21 Formação da Inglaterra e da França  Durante o século XIV, a monarquia francesa sofreu vários golpes. O maior e mais prolongado foi com a Inglaterra, na Guerra dos Cem anos.  A vitória final coube a França fortalecendo o poder real com apoio da burguesia.  A criação de um exército fixo e assalariado.


Carregar ppt "Formação das Monarquias Nacionais Professor Romildo Tavares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google