Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Júlia Barbosa Aveiro Alterado mais de 7 anos atrás
1
T R I B A L Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI giseldacostas@hotmail.com Workshop
2
T R I B A L O objetivo desta oficina e mostrar vários designs de atividades, usando a tecnologia móvel em geral, e do celular, em particular. As aplicações das atividades, com ou sem internet, podem inovar e enriquecer o ensino de línguas materna ou estrangeira. Objetivo
3
T R I B A L Conceito
4
T R I B A L.
5
Usando o Bluetooth
6
T R I B A L Produção de áudios narrativos e diálogos dos alunos Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí- IFPI
7
T R I B A L Mensagens forma de quizzes
8
T R I B A L Usando o QR Code Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí- IFPI
9
T R I B A L Gerador do QR Code https://www.the-qrcode-generator.com /
10
T R I B A L Leitor do QR Code I-nigma Android ou IOS QR code scanner www.cellatschool.com Projeto-IFPI - Android
11
T R I B A L Videoclip em sala de línguas Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí- IFPI
12
T R I B A L Videoclip: Um texto multimodal O crítico, neste trabalho, passa a ser visto como uma análise procurando descobrir os interesses sociais e políticos na produção e recepção das imagens em relação aos efeitos sociais, culturais, de poder e dominação no contexto de vida real dos alunos. Atividade completa do videoclip no blog: https://professoragiseldacosta.wordpress.com/
13
T R I B A L Transformar o video para 3gp ou Mp4 http://convert2mp3.net/en / http://www.convertfiles.com /
14
T R I B A L Cortar vídeo e áudio http://jotavmultimedia.blogspot.com.br/2013/10/cortar-juntar-ou- converter-audio-ou-video.html 3gp e Mp4 são formatos para celular - o vídeo pode ser enviado via bluetooth.
15
T R I B A L Usando whatsApp
16
T R I B A L Um quiz da atividade whatsapp
17
T R I B A L Normas do projeto whatsapp
18
T R I B A L Recurso Educacionais Abertos www.cellatschool.com www.cellatschool.com http://www.chatzy.com/ http://www.chatzy.com/ https://padlet.com/ https://padlet.com/ http://www.backchannelchat.com/ http://www.backchannelchat.com/ https://getkahoot.com/ https://getkahoot.com/ https://todaysmeet.com/ https://todaysmeet.com/ http://slidetalk.net/ http://slidetalk.net/
19
T R I B A L A maneira como nós usamos a tecnologia é mais importantes que a tecnologia em si. Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí- IFPI
20
Para esta oficina serão utilizados aplicativos gratuitos SnapSeed - Edição de imagens SmartVoice Recorder - Gravação de áudio Power Director - Edição do vídeo airDroid – ligar PC e celular Aplicativos
21
Para utilizar apresentar a aplicação dos programas da oficina diretamente pelo celular será utilizado o aplicativo Mobizen ou airDroid. Este aplicativo também pode ser utilizado para gravar as etapas do uso do celular para apresentação posterior Em sala de aula
22
Etapas da oficina - em grupos (4 participantes) – Definição do tema para sua video produção – Montagem do story board (roteiro) – Filmagem e fotos com o celular – Edição de imagens com SnapSeed – Gravação de audio com Smart voice Recorder – Edição do vídeo com Power director Problema Prático
23
Fácil acesso – Papel e caneta (opcional) – Amigo com celular – Pau de self Materiais que podem ajudar – Cabo OTG e mouse Outros Materiais
24
A criação de roteiro aproveita o uso de mais de um celular ou câmera na gravação para ajudar na edição. O Pau de self fixa o celular para filmagens de desenhos feitos com p apel e caneta. O c abo OTG liga o mouse ao celular facilitando edições minuciosas. Produção e Filmagem
25
Snapseed Pequenos ajustes para uma boa foto. Cuidados com: Iluminação Enquadramento Tempo A edição não resolve 100% dos problemas.
26
SmartVoice Recorder O recurso de gravação posterior é muito útil para descrição de paisagens, situações e também “dublagens” em cenas em plano fechado quem serão adicionadas ao vídeo original.
27
Versão simples do MovieMaker permite a edição dos canais de vídeo e de aúdio para compartilhar na internet ou redes sociais. PowerDirector
28
T R I B A L.
29
Os affordances encontrados Uso dos dispositivos dos alunos pode suscitar potencialidades positivas no contexto do ensino- aprendizagem de línguas, como: 1- Aumentar a motivação dos alunos, o envolvimento e interesse em aprender; 2-Proporcionar maior flexibilidade na aprendizagem; 3- Compartilhar o material com colegas; 4- Criar novos conteúdos de aprendizagem; 5- Aumentar a competência na língua estrangeira ou materna;
30
T R I B A L Cont.. 6- Remover as limitações de tempo e espaço; 7- Permitir que os alunos aprendessem de forma mais autônoma; 8- Aumentar a interação dos alunos com alunos e com professores; 9- Promover a aprendizagem colaborativa; 10- Personalizar tarefas; 11- Prolongar o contato do aluno com a língua inglesa; 12- Diminuiu a diferença entre aprendizagem formal e informal.
31
T R I B A L Professor na era mobile O papel do professor é de criatividade e inovação no contexto M-learning. O professor tem que estar preparado para criar e optimizar conteúdos educacionais para uso em dispositivos móveis, adaptar conteúdos da internet e dos livros didáticos para o celular, entre outras ações que envolvam o uso de aparelhos digitais dotados de mobilidade.
32
T R I B A L Como a tecnologia é usada Segundo Santos Costa ( 2013), fazer uso adequado de recursos tecnológicos é importante, mas não é o fator único de sucesso. Não é a tecnologia em si que cria uma melhor aprendizagem, mas como a tecnologia é usada em um contexto de aprendizagem para criar um ambiente melhor ou mais rico tendo o relacionamento humano, promotor da intercompreensão, como base para a a construção de conhecimento.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.