A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI"— Transcrição da apresentação:

1 T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI giseldacostas@hotmail.com Fabio Fernandez Instituto Federal de Brasília – IFB outraperspectiva@gmail.com Workshop Internacional de Inovação na Educação Profissional- João Pessoa- Brasil- 2015

2 T R I B A L

3 Habilidades para o ensino com tecnologia (Hampel e Stickler, 2005,p.317 )

4 T R I B A L O objetivo desta oficina e mostrar vários designs de atividades, usando a tecnologia móvel em geral, e do celular, em particular. As aplicações das atividades, com ou sem internet, podem inovar e enriquecer o ensino de línguas materna ou estrangeira. Objetivo

5 T R I B A L Conceito

6 T R I B A L Princípios do M- learning  Atividades são personalizadas no contexto das necessidades de cada escola ou sala de aula;  A questão é trabalhar com as tecnologias que estão disponíveis;  É preciso criar estratégias para usar as tecnologias móveis dos alunos;  A tecnologia faz a diferença quando está alinhada à cultura local, com os valores locais e com as necessidades e expectativas de seus usuários;  É mais sustentável partir de uma posição que leve em conta as tecnologias que as pessoas têm e usam.

7 T R I B A L Percurso do workshop 1- Apresentar a teoria do trabalho. 2- Mostrar os tipos de aprendizagem segundo os estudos da UNESCO. 3- Contextualizar a tecnologia móvel no contexto mundial 4- Praticar os design de atividades para a tecnologia móvel com ou sem internet em salas de línguas.

8 T R I B A L Teoria

9 T R I B A L Affordance Fonte: facebook.com/pensenisso

10 T R I B A L Affordance As qualidades físicas da pedra permaneceram as mesmas para todos os agentes, mas suas propriedades proporcionaram diferentes potenciais de ação em uso por diferentes agentes. Assim é o uso da tecnologia móvel no contexto educacional…

11 T R I B A L

12 Tipos de aprendizagem

13 T R I B A L Tecnologia móvel

14 T R I B A L. UNESCO ( 2015)

15 T R I B A L.

16 .

17 Usando o Bluetooth

18 T R I B A L Produção de áudios narrativos e diálogos dos alunos Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí- IFPI

19 T R I B A L Mensagens forma de quizzes

20 T R I B A L Usando o QR Code Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí- IFPI

21 T R I B A L Gerador do QR Code https://www.the-qrcode-generator.com /

22 T R I B A L Leitor do QR Code I-nigma Android ou IOS QR code scanner www.cellatschool.com Projeto-IFPI - Android

23 T R I B A L Letramento visual - Pensamento crítico Videoclip: Pretty Hurts- Cantora Beyonce

24 T R I B A L Videoclip em sala de línguas Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí- IFPI

25 T R I B A L Videoclip: Um texto multimodal O crítico, neste trabalho, passa a ser visto como uma análise procurando descobrir os interesses sociais e políticos na produção e recepção das imagens em relação aos efeitos sociais, culturais, de poder e dominação no contexto de vida real dos alunos. Atividade completa do videoclip no blog: https://professoragiseldacosta.wordpress.com/

26 T R I B A L Transformar o video para 3gp ou Mp4 http://convert2mp3.net/en / http://www.convertfiles.com /

27 T R I B A L Cortar vídeo e áudio http://jotavmultimedia.blogspot.com.br/2013/10/cortar-juntar-ou- converter-audio-ou-video.html 3gp e Mp4 são formatos para celular - o vídeo pode ser enviado via bluetooth.

28 T R I B A L Usando whatsApp

29 T R I B A L Um quiz da atividade whatsapp

30 T R I B A L Normas do projeto whatsapp

31 T R I B A L Tecnologias & M-Learning  www.cellatschool.com www.cellatschool.com  http://www.chatzy.com/ http://www.chatzy.com/  https://padlet.com/ https://padlet.com/  http://www.backchannelchat.com/ http://www.backchannelchat.com/  https://getkahoot.com/ https://getkahoot.com/  https://todaysmeet.com/ https://todaysmeet.com/  http://slidetalk.net/ http://slidetalk.net/

32 T R I B A L.

33 Os affordances encontrados Uso dos dispositivos dos alunos pode suscitar potencialidades positivas no contexto do ensino- aprendizagem de línguas, como: 1- Aumentar a motivação dos alunos, o envolvimento e interesse em aprender; 2-Proporcionar maior flexibilidade na aprendizagem; 3- Compartilhar o material com colegas; 4- Criar novos conteúdos de aprendizagem; 5- Aumentar a competência na língua estrangeira ou materna;

34 T R I B A L Cont.. 6- Remover as limitações de tempo e espaço; 7- Permitir que os alunos aprendessem de forma mais autônoma; 8- Aumentar a interação dos alunos com alunos e com professores; 9- Promover a aprendizagem colaborativa; 10- Personalizar tarefas; 11- Prolongar o contato do aluno com a língua inglesa; 12- Diminuiu a diferença entre aprendizagem formal e informal.

35 T R I B A L Professor na era mobile O papel do professor é de criatividade e inovação no contexto M-learning. O professor tem que estar preparado para criar e optimizar conteúdos educacionais para uso em dispositivos móveis, adaptar conteúdos da internet e dos livros didáticos para o celular, entre outras ações que envolvam o uso de aparelhos digitais dotados de mobilidade.

36 T R I B A L Como a tecnologia é usada Segundo Santos Costa ( 2013), fazer uso adequado de recursos tecnológicos é importante, mas não é o fator único de sucesso. Não é a tecnologia em si que cria uma melhor aprendizagem, mas como a tecnologia é usada em um contexto de aprendizagem para criar um ambiente melhor ou mais rico tendo o relacionamento humano, promotor da intercompreensão, como base para a a construção de conhecimento.

37 T R I B A L A maneira como nós usamos a tecnologia é mais importantes que a tecnologia em si. Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí- IFPI

38 T R I B A L Agradecimento

39 T R I B A L

40

41


Carregar ppt "T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google