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PublicouKevin Lancastre Frade Alterado mais de 7 anos atrás
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Seminário Regional de Catequese e Liturgia
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Mistagogia Mystes = Mistério Agein = conduzir Ser conduzido ou conduzir através do Mistério, para dentro do Mistério
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Enraizamento no Mistério Ação mediadora na aproximação a esse mesmo Mistério (SCHREIBER ) Princípio fundante e dinamizador do caminho: Deus que se revela na história e convida a uma abertura existencial
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Mistério: realidade desconhecida, íntima, oculta, uma presença por se revelar. É a História da Salvação, plenificada na encarnação, na redenção, na Páscoa de Jesus. É o Mistério pascal, ou Mistério de Cristo, Mistério da fé.
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Caminho de introdução, abertura e diálogo com o Mistério, um caminho vital e de integração do ser humano em suas muitas dimensões. A mistagogia é compreendida como o fundamento e o caminho do processo
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A Igreja antiga compreende o processo de ‘tornar-se cristão’ como uma progressiva introdução à vida nova revelada e oferecida em Jesus Cristo. “Fiunt non nascuntur christiani” – não se nasce cristão, chega-se a ser”.(TERTULLIANO)
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A mistagogia é a teologia que fundamenta as reflexões e a compreensão de iniciação. É pedagogia porque é mediação entre a ação divina e a realidade pessoal, histórica e social. Ela se dá a partir do diálogo que Deus vai tecendo amorosamente com cada pessoa e com cada comunidade Eco da auto comunicação divina.
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DIFERENTES SENTIDOS DE MISTAGOGIA (De acordo com obras dos sec. III e IV) Iniciação ao Mistério Instrução nos Mistérios divinos Exposição dos significados das Sagradas Escrituras Orientação, guia no caminho misterioso de Deus O próprio Mistério que se revela Ação Sacramental: Batismo e Eucaristia Celebrações dos ritos Tempo da Páscoa, incluindo o tempo quaresmal Povo de Deus a caminho Igreja, sacramento de Cristo no mundo
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Abertura e contemplação do Mistério divino que vem de dentro de cada fiel e de toda a comunidade do povo santo de Deus. Condição de vida, assinalada por uma tensão incessante do Mistério divino, econômico, cósmico, escatológico Novo modo de ser e de contemplar a realidade existente. (FEDERICI)
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Não é experiência sentimental, piedosa ou vagamente subjetiva. Não se trata de um encontro ‘face a face’ com o Mistério divino. Experiência inaugural, de um plano, no qual se adentra até o encontro definitivo. (TRIACCA)
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“E o fim de todas as nossas explorações será chegar ao lugar de onde saímos e conhecê-lo, então, pela primeira vez”. ( T.S. Eliot)
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Anúncio da fé dialoga com as condições e com as questões que a pessoa humana traz em si. Dinâmica que não se limita às exposições doutrinárias, mas dialoga com a busca da verdade experimentada na vida e na comunidade eclesial (K. RAHNER)
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“...Antes de toda e qualquer pregação, Deus, pelo oferecimento de sua coparticipação no Espírito Santo, já é a pergunta e a resposta (ao mesmo tempo) no homem, mesmo que tal resposta permaneça não pronunciada”. (K. RAHNER)
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Mistagogia: verdadeira compreensão da ação evangelizadora, como mediadora da dinâmica salvífica, ciente de seus limites e em permanente diálogo com Deus: pela meditação pela oração pela celebração comunitária pela proclamação e hermenêutica da Palavra
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Mistagogia... Caminho místico, pois não compreende a revelação e a fé como dois momentos distintos, mas como inter- relacionados, um como parte integrante do outro. A mensagem “ouvida” e compreendida começa a predispor o ser humano a uma mudança nas suas atitudes, no seu ser e pensar
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Pedagogia: diálogo de Deus com cada pessoa. Ele dá o primeiro passo e se revela para todos, amorosamente, sem pressa, sem se impor, convidando Catequista – liturgo: mistagogo, eco, ponte Abertura ao Mistério divino: somos sempre neófitos. Nascemos do Mistério e estamos fundados nele.
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Via da EXPERIÊNCIA: encontro com Jesus Parceria entre mística e pedagogia Teografia Não é a fé manualizada, mas de intimidade com o Mistério Une liturgia, pedagogia divina, revelação, experiência pessoal e comunitária
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Na experiência cristã, o Mistério tem um nome: Jesus Cristo Olhar pra Jesus é a experiência permanente do Mistério Nunca totalmente decodificado. Permanece aberto Tornar-se mais “crístico” Performar-se, responder à identidade primeira
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Imbuir-se da certeza de que Deus conduz toda a humanidade e está presente em tudo Graça que permanece Responder ou fechar-se? Atenção ao entorno, que deve nos conduzir à experiência do Mistério Experiências medíocres não ajudam a vivenciar o Mistério Cuidado com experiências de alienação e de fuga
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A Mistagogia está intimamente ligada à realidade do Mistério de Deus, está ordenada àquele Mistério do qual a liturgia é a epifania É, ao mesmo tempo, conhecimento do Mistério contido nas Escrituras e conhecimento do Mistério contido na Liturgia
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Referência Bibliográfica BOSELLI, G. O sentido espiritual da Liturgia. Coleção Vida e Liturgia da Igreja, vol. 1. Brasília: CNBB, 2014 Secretariado Nacional de Liturgia. Antologia Litúrgica. Fátima, 2015 COSTA, R. F. Mistagogia Hoje. São Paulo: Paulus, 2014 __________ A Mistagogia em Cirilo de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2015
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