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Historicidade  Dinamicidade do materialismo dialético. Materialismo histórico e dialético  processo / movimento. Estrutura econômica não é algo imóvel.

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1 Historicidade  Dinamicidade do materialismo dialético. Materialismo histórico e dialético  processo / movimento. Estrutura econômica não é algo imóvel  MOVIMENTO.

2 TEIXEIRA, Joaquina B. Formulação, administração e execução de políticas públicas. Planejamento estratégico X Planejamento tradicional Técnico + Político  Fortalecer espaços democráticos Pode ser participativo fuga dos modelos mecanicistas Participação delegada. Participação direta. Orçamento público O orçamento como instrumento de planejamento. Receita / Despesas Orçamento >>> toque de realidade.

3 Execução Financeira e orçamentária -> Aprovado o orçamento >> responsabilidade de operacionaliza-lo. Antigamente era o sistema de duodécimo (despesas divididas em 12 vezes) >>> atualmente estabelece-se em quadro de cotas trimestrais para cada unidade orçamentária. Artigo 75 da Lei nº 4.320/1964 – controle da execução orçamentária:  Legalidade dos atos;  Finalidade funcional dos agentes de administração;  Cumprimento do programa de trabalho.

4 Acompanhamento da execução financeira Quadro de detalhamento da despesa (QDD) -> Registrar os créditos e dotações. Controle Social do Orçamento (conselhos / fórum, etc.) A participação popular nos orçamentos deveria envolver:  Fase de preparação e conexão com o planejamento.  Elaboração do orçamento.  Fase de tramitação legislativa >> orçamento é transformado em projeto de lei.  Fase prática de execução orçamentária.

5 CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração.

6 Introdução à Teoria Geral da Administração. Sociedade institucionalizada e composta por instituições >> todas as atividades são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controlada pelas organizações. As organizações são heterogêneas, possuindo características, naturezas, estruturas e objetivos diferentes. Teoria das organizações >> campo do conhecimento que se ocupa do estudo das organizações. Teoria Geral da Administração >> estudo da administração das organizações.

7 Um administrador é avaliado por seu modo de agir, suas atitudes, conhecimentos, habilidades, competências, personalidade e estilo de trabalho. HABILIDADES DO ADMINISTRADOR: Técnicas (conhecimento + método + experiência) – Humanas (capacidade de motivar, integrar, coordenar, liderar e resolver conflitos) – Conceituais (lidar com ideias e conceitos abstratos). Alta direção >> Habilidades Conceituais Gerência >> Habilidades Humanas Supervisão >> Habilidades Técnicas Vcs concordam? Por que?

8 Habilidades >> Competências Competências: CONHECIMENTO PERSPECTIVA - Observar as oportunidades que não são percebidas pelos outros e transformá-las em novos produtos, serviços ou ações pessoais. ATITUDE – estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem a maneira de liderar, motivar, comunicar.

9 MINTZBERG – dez papéis do administrador, divididos em três categorias: CategoriaPapelAtividade Interpessoal Representação Liderança Ligação Representa a organização. Motiva, treina, orienta, comunica. Redes de comunicação. Informacional Monitoração Disseminação Porta voz Acompanhamento. Envia informações. Transmite informações para pessoas de fora. Decisorial Empreendimento Resolução de conflitos Alocação de recursos Negociação Identifica novas ideias, assume riscos. Ação corretiva e resolução de conflitos. Decisão sobre os recursos. Negociações diversas, representando o interesse da instituição.

10 CAPÍTULO 1: Administração e suas perspectivas: delineando o papel da adminitração.

11 Eficiência e eficácia da organização -> função administrativa. Peter Drucker – “(…) não existem países desenvolvidos e subdesenvolvidos, mas países que sabem administrar a tecnologia e os recursos disponíveis e potenciais (…) ” (p. 8). Como assim?????? Administração – interpretar os objetivos da organização e transformá-lo em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle dos esforços, a fim de alcançar os objetivos.

12 Teoria Geral da Administração Taylor >> ênfase nas tarefas (Teoria Científica de Taylor). Fayol >> ênfase na estrutura (Teoria Clássica de Fayol). Teoria da burocracia de Weber (Teoria Estruturalista). Teoria das relações humanas >> Teoria comportamental >> teoria do desenvolvimento organizacional. Teoria dos sistemas >> ênfase no ambiente. Teoria da contingência >> ênfase na tecnologia. Novas abordagens >> ênfase na competitividade.

13 Principais componentes do estudo da administração: TAREFAS – ESTRUTURA - PESSOAS – TECNOLOGIA – AMBIENTE – COMPETITIVIDADE. “O administrador é um agente – não só de condução do cotidiano – da mudança e da transformação das empresas, levando-as a novos rumos, novos processos, objetivos, estratégias, tecnologias e novos patamares (…)”. (p. 11)

14 Fatores que provocam impactos sobre as organizações:  Crescimento das organizações;  Concorrência mais aguda;  Sofisticação da tecnologia;  Taxas elevadas de inflação;  Globalização da economia e internacionalização;  Visibilidade maior das organizações.

15 Esses desafios trarão uma consequência para a administração das organizações: a administração da incerteza. “Mais importante do que a terapêutica é o diagnóstico correto. Mais importante do que saber como fazer é saber o que fazer. Nisso reside a essência da administração contemporânea: a visão estratégica de cada atividade.” (p. 14).

16 Capítulo 2 – Antecedentes históricos da administração. Preparando as condições para a Moderna Empresa.

17 Séc. XX – contribuição de vários precursores (filósofos, economistas, empresários, etc.). Referências pré históricas >> ações planejadas / direções (egípcios, hebreus, Babilônia, Sócrates, Platão, etc.). Alguns antecedentes…  Sócrates (470 a.C. – 399 a. C.) – habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.  Platão (429 a.C – 347 a.C.) – em sua obra “A República” expõe a forma democrática de administração dos negócios públicos.  Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) – “Política” – distingue as três formas de administração pública: monarquia; aristocracia e democracia

18 Antigüidade – Idade Moderna >> a filosofia desprendeu-se dos problemas administrativos. Método cartesiano: princípio da dúvida sistemática; princípio da análise (decomposição); princípio da síntese; princípio da enumeração -> teve influência na administração do século XX. Influência da organização da Igreja Católica. Influência da organização militar. Influência da Revolução Industrial >> invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) e sua aplicação à produção levou a uma nova concepção de trabalho / mudança na estrutura social >> Revolução Industrial.

19 1780-1860 – Primeira Revolução Industrial (carvão e ferro) * Mecanização da indústria e da agricultura >> máquina a vapor transforma as oficinas em fábricas * Aceleramento dos transportes e das comunicações. 1860-1914 – Segunda Revolução Industrial (aço e eletricidade) * Desenvolvimento de máquinas automáticas e especialização do operário; transformação dos transportes e nas comunicações; novas formas de organização capitalista; acumulação capitalista.

20 Impacto da Revolução Industrial: Aparecimento das fábricas e indústrias; Substituição do artesão pelo operário; Crescimento das cidades >> necessidade de administração pública. Surgimento dos sindicatos / início do marxismo; Doutrina social da Igreja Católica para mediar conflitos entre capital e trabalho; Primeiras experiências sobre adm. de empresas; consolidação da adm. como área de conhecimento;

21 Influência dos economistas liberais A partir do século XVII – teorias econômicas centradas na explicação dos fenômenos empresariais (microeconômicos) baseados em experiências e dados empíricos. Final do século XVIII – economistas clássicos liberais >> ideias liberais decorrem do direito natural >> vida econômica deve afastar-se da influência estatal. Liberalismo econômico >> livre concorrência. Adam Smith (1723-1790) – fundador da economia clássica – ideia central é a competição.

22 Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engel (1820-1895) >> socialismo científico e materialismo histórico >> lutas de classe é o motor da história. Socialismo e sindicalismo >> esforços das empresas capitalistas para implantarem métodos e processos de racionalização do trabalho, cujo estudo metódico coincide com o início do século XX. Influência dos pioneiros e empreendedores 1880 – início do marketing. Departamento de produção – departamento de vendas – departamento técnico de engenharia para desenvolver produtos – departamento financeiro. Lucro – redução de custos >> “(…) velha estrutura funcional começou a emprerrar. Surgiu a empresa multidepartamental e integrada.” (p. 30). 1890-1900 >> fusões de empresas. Início do século XX >> era da competição e da concorrência


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