A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEAP – 2010 Disc. Metodologia Científica Profº Luiz Alberto C. Guedes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEAP – 2010 Disc. Metodologia Científica Profº Luiz Alberto C. Guedes."— Transcrição da apresentação:

1 CEAP – 2010 Disc. Metodologia Científica Profº Luiz Alberto C. Guedes

2 Considerações Conceituais. 1. Leitura – Aspectos conceituais: A leitura constitui-se em fator decisivo de estudo, porque propicia a ampliação de conhecimentos, portanto é necessário ler muito, continuada e constantemente.

3 1.1 Elementos de Identificação da Leitura O título Data da publicação A“orelha” ou contracapa O índice ou sumário A introdução, prefácio ou nota do autor. A bibliografia

4 2. Leitura Proveitosa – Bases conceituais... 2.1 Elementos de Leitura Proveitosa Atenção Intenção Reflexão Espírito Crítico Análise Síntese

5 3.Objetivos da leitura Scanning – procura de certo tópico da obra frase ou palavras chaves. Skimming - captação da tendência geral da obra. Do significado – visão ampla do conteúdo, percorrendo tudo de uma vez. De estudo ou informativa – absorção mais completa do conteúdo e dos significados. A Leitura de estudo ou informativa, apresenta três objetivos predominantes:

6  Certificar-se do conteúdo do texto.  Correlacionar os dados a partir das informações do autor com o problema em pauta.  Verificar a validade dessas informações. Crítica – estudo e formação de ponto de vista sobre o texto. 3.Objetivos da leitura  Cont 3.Objetivos da leitura

7 4. Fases da Leitura De Reconhecimento ou Prévia – leitura rápida, com a finalidade de procurar um assunto de interesse ou verificar a existência de determinadas informações. Exploratória ou Pré-leitura – leitura de sondagem, tendo em vista localizar as informações. Seletiva - leitura que visa à seleção das informações mais importantes relacionadas com o problema em questão. Reflexiva – refere-se ao reconhecimento e à avaliação das informações, das intenções e dos propósitos do autor.

8 Crítica – avalia as informações do autor. Implica saber escolher e diferenciar as idéias principais das secundarias, hierarquizando-as pela ordem de importância. Interpretativa – relaciona as afirmações do autor com os problemas para as quais, através da leitura de textos, está se buscando uma solução. Explicativa – leitura com o intuito de verificar os fundamentos de verdade enfocados pelo autor. 4. Fases da Leitura Cont 4. F. da Leitura

9 APLICAR


Carregar ppt "CEAP – 2010 Disc. Metodologia Científica Profº Luiz Alberto C. Guedes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google