A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva

2 Introdução Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema.

3 Resumo De acordo com a norma NBR 6.028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, resumo é a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, devendo apresentar-se com idéias de forma progressiva e bem articulada”.

4 Pontos-chave na elaboração do resumo: Assunto; Objetivo do texto; Articulação das idéias; E as conclusões do autor do texto.

5 Características do Resumo É conhecido como síntese; É uma síntese das idéias de um texto e não das palavras desse texto; Deve-se ater às idéias principais do texto; Deve conter uma linguagem objetiva;

6 Evitar a repetição de frases do original; Respeitar a ordem em que as idéias ou fatos são apresentados; Ser compreensível por si mesmo; Não deve apresentar juízo valorativo ou crítica.

7 Passos para a redação de um resumo Ler todo o texto; Repetir a leitura; Mencionar cada uma das partes fundamentais do texto; Seguir a progressão das idéias mencionadas na obra a ser resumida; Evitar o uso de parágrafos durante o resumo.

8 Tipos de Resumos Resumo indicativo Resumo informativo Resumo informativo / indicativo Resumo crítico

9 Resumo de escrito x Resumo de assunto O resumo de um escrito consiste na condensação dos elementos principais do tema de um único texto, artigo, capítulo ou obra. O resumo de assunto consiste num trabalho de síntese que reúne, analisa e compara conhecimentos e informações já publicados por vários autores sobre o tema em questão.

10 Conclusão Resumir é o ato de ler, analisar e traçar em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor, ou seja, expor em poucas palavras o que o autor disse de uma forma mais longa, separando o que é secundário do que é essencial para que a idéia seja entendida. Quando reescrevemos um texto, internalizamos melhor o assunto e não nos esquecemos. Afinal, não aprendemos com um simples passar de olhos pelas letras!importante O fato de sintetizar um texto ou capítulos longos pode se tornar um ótimo hábito e auxiliá-lo muito em todas as disciplinas, pois estará atento às idéias principais e se lembrará dos pontos chaves do conteúdo!idéias

11 Referências Disponível em: http://www.fea.fumec.br/biblioteca/acad_resumo.php http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_resumo. htm


Carregar ppt "Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google