A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Metodologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Metodologia"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Metodologia
Faculdade Pitágoras Disciplina: Metodologia Aula 3 – Resumo Professores: Ada Magaly Matias Brasileiro Ana Lúcia Pena Jaider F. Reis Martha Almeida Mireile Costa Nilza Pires Rita Knop

2 OBJETIVOS DA AULA incentivar a leitura;
exercitar no aluno a capacidade de síntese; desenvolver a competência da leitura seletiva e objetiva de informações ; demonstrar que o resumo é uma forma de construir uma documentação pessoal para fins de estudos e trabalhos acadêmicos.

3 RESUMO – Conceito É um tipo de redação informativo-referencial que se ocupa de reduzir um texto a suas idéias principais. (MEDEIROS, 2000) É a “apresentação concisa das idéias de um texto” (Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT) pode se apresentar de várias formas, conforme o objetivo; no sentido estrito, deve reproduzir as opiniões do autor do texto original, a ordem como essas são apresentadas e as articulações lógicas do texto;

4 CARACTERÍSTICAS O RESUMO deve considerar o contexto, transmitindo uma informação de forma clara e eficaz, pois objetiva alcançar o entendimento do leitor; deve apresentar unidade, coerência e coesão; em linguagem objetiva, suprimindo palavras desnecessárias (adjetivos e advérbios). evitando a repetição de frases inteiras do texto original (a serem sintetizadas e não transcritas). respeitando a ordem em que as idéias ou fatos são apresentados.

5 Características Assim, são suas características formais :
3ª p. sing., 3ª p. plural, 1ª p. sing.; Frases pouco extensas; Terminologia específica; Ordem direta das frases; Linguagem denotativa.

6 TIPOS DE RESUMO Resumo informativo – é o tipo de resumo que informa o conteúdo da obra: o assunto, os objetivos, os métodos, as técnicas, os resultados, as conclusões a que o autor chegou; Resumo descritivo – é a descrição da estrutura tópica da obra, é o sumário de títulos, subtítulos, tópicos e subtópicos de um artigo, capítulo, livro, uma visão geral da organização do texto a ser resumido. Resumo crítico – é o tipo de resumo que apresenta a posição do leitor em relação ao texto.

7 RESUMO INFORMATIVO Contém: uma contextualização do resumo;
o assunto e os objetivos; os métodos e as técnicas; os resultados e as conclusões; palavras-chave; resumo efetivo das informações essenciais de uma obra, podendo conter citações textuais ou livres do texto-fonte.

8 DICA Uma maneira de iniciar um resumo informativo: “No texto ....., de , publicado em , o autor apresenta/ discute/ analisa/ critica/ questiona tal tema, posicionando-se .....”; Isso faz com que o leitor se encontre na leitura, ou seja, entenda de que trata o texto que será lido e crie expectativas. Obs.: o resumo informativo não admite o juízo valorativo, o comentário, a crítica.

9 O RESUMO DESCRITIVO OU INDICATIVO
refere-se à apresentação das partes mais importantes do texto, sua natureza, forma e propósito; descreve itens e partes do texto ou da obra, podendo corresponder a uma espécie de índice temático geral; é a descrição da estrutura tópica da obra. Ex.: sumário de títulos, subtítulos, tópicos e subtópicos de um artigo, capítulo, livro etc.

10 1. qual o tema tratado pelo autor?
O RESUMO CRÍTICO     O resumo crítico pede um elemento importante de interpretação de texto.Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando: 1. qual o tema tratado pelo autor? 2.  qual o problema levantado pelo autor? 3.  qual a posição defendida pelo autor com relação a esse problema? 4.  quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?

11 O RESUMO CRÍTICO Isso é suficiente para um resumo informativo, mas, para um resumo crítico, falta a crítica, a sua análise sobre o texto. E o que é esta análise? é a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idéias sobre o tema em questão, contextualizando o texto que está sendo analisado.

12 ESTRUTURA DE RESUMOS Parte pré-textual:
o cabeçalho: que é referência da obra resumida; o título: centralizado, em caixa alta e em negrito, escreve-se a palavra RESUMO seguida do tipo de resumo que será feito. Ex.: RESUMO INFORMATIVO; o nome do autor: é escrito em itálico com fonte 10 na margem direita da folha e com remissiva ao rodapé, a fim de esclarecer as credenciais do autor do resumo

13 Parte textual: se o resumo for descritivo, organiza-se o texto em tópicos, descrevendo os itens e partes que compõem a obra, podendo corresponder a uma espécie de índice temático geral; se o resumo for informativo, faz-se uma abertura, situando o leitor no texto que será lido, informando a fonte e o objetivo dele. A partir daí, registram-se as idéias essenciais, conforme fora sublinhadas anteriormente. É essencial a fidelidade às idéias do autor, cabendo, inclusive, citações livres ou textuais; no resumo crítico, também é feita uma introdução, a fim de contextualizar o leitor, para, na seqüência, avaliar os aspectos mencionados acima, dentre eles, a importância da obra, o estilo do autor, a estrutura e a organização do texto.

14 RESUMO HOMOTÓPICO É aquele resumo informativo que antecede a parte textual dos trabalhos científicos, como artigos, relatórios, monografias e demais texto; tem como objetivo informar ao leitor o tema, a delimitação do tema, o objetivo, a hipótese, a justificativa, o método e a conclusão a que se chegou no trabalho; para artigos e monografias, é escrito em até 250 palavras; para dissertações e teses, até 500 palavras.

15 CONCLUSÃO As técnicas de documentação de textos auxiliam o estudante a se organizar, contribuindo para o melhor desempenho do aluno em sua prática de leitura e produção de texto. O resumo pode ser uma atividade de retextualização: a paráfrase. O objetivo do leitor é fundamental, pois determina a produção do resumo.

16 REFERÊNCIAS http://www.ceteb.com.br/escolaberta/texto1.htm
KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; PAVANI, Cirara Ferreira. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Rio de Janeiro: Vozes, 2006 EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2004.


Carregar ppt "Disciplina: Metodologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google